Orgulho e Paixão Crédito: Marília Cabral/Divulgação. A família Benedito: Felisberto (Tato Gabus Mendes) , Ofélia (Vera Holtz) Jane (Pamela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Elisabeta (Nathalia Dill), Lidia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz)

Orgulho e paixão estreia na Globo; saiba o que esperar da novela inspirada em obras de Jane Austen

Publicado em Novela

Com o fim de Tempo de amar, horário das 18h terá outra novela de época com temáticas contemporâneas. É a trama Orgulho e paixão, de Marcos Bernstein

As histórias de Orgulho e preconceito e Emma, ambos livros da escritora Jane Austen, se encontram na novela Orgulho e paixão, que estreia nesta terça-feira (20/3), no horário das 18h, na Rede Globo. Do primeiro livro vem o enredo de Elizabeth Bennet e de sua família, que estará na trama sob a perspectiva da família Benedito, composta pelas cinco irmãs Elisabeta (Nathalia Dill), Jane (Pamela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Lidia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz), e encabeçada pelos patriarcas Felisberto (Tato Gabus Mendes) e Ofélia (Vera Holtz). Do segundo livro, quem aparece é a própria Ema (aqui com apenas um “m”), no folhetim, vivida por Agatha Moreira, melhor amiga de Elisabeta.

Cecília (Anaju Dorigon). Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação
Cecília (Anaju Dorigon). Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação

Outras obras de Jane Austen também serviram de inspiração, como Razão e sensibilidade e A Abadia de Northanger, que deram origem às personagens Mariana e Cecília, respectivamente. Já a vilã, papel de Alessandra Negrini, tem como base uma mulher misteriosa da obra Lady Susan. “É de fato um presente poder beber nas obras de Jane Austen assim como, viver a história linda e mágica escrita pelo Marcos Bernstein. Li Orgulho e paixão, A Abadia de Northanger e assisti às adaptações dos filmes baseados nos outros livros de Jane Austen. Além, disso, procurei outros universos pra mergulhar e viver essa fascinação de Cecilia pelos livros”, revela a atriz Anaju Dorigon, a intérprete de Cecília, em entrevista ao Próximo Capítulo. A artista também definiu sua personagem: “Cecilia é doçura e imaginação! É uma moça apaixonada por livros, romances góticos e que permite que suas ideias voem. Justamente por isso acaba por se apaixonar e viver aventuras e romances cheios de mistérios”.

O que esperar de Orgulho e paixão

Com as referências estabelecidas, a novela de Marcos Bernstein, que fez folhetins como Além do horizonte e longas como Central do Brasil e Faroeste caboclo, será uma trama com “vocação romântica”, como definiu o autor à imprensa, e parte da história parte de Ofélia, uma mãe que quer casar as cinco filhas de qualquer jeito, enquanto o pai Felisberto só quer que as meninas realizem seus sonhos. A trama se passa no século 20, numa sociedade patriarcal, mas promete abordar tramas contemporâneas — assim como aconteceu com Novo mundo e Tempo de amar, novelas anteriores do horário das 18h.

Elisabeta (Nathalia Dill). Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação
Elisabeta (Nathalia Dill). Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação

E isso acontecerá por meio dos conflitos das personagens principais. Elisabeta será uma delas. A personagem de Nathalia Dill é uma mulher com pensamentos à frente de seu tempo e o principal deles é que ela não deseja se casar, mas tudo promete mudar quando ela conhece Darcy (Thiago Lacerda).

Outra personagem que promete causar é Mariana, papel de Chandelly Braz, uma jovem que sonha com uma vida mais emocionante do que a vivida no fictício Valé do Café, no interior de São Paulo, e terá um romance com o coronel Brandão (Malvino Salvador).

A novela também marca o retorno de grandes nomes as novelas como Gabriela Duarte, que faz Julieta, uma mulher forte e que vive para os negócios, e Alessandra Negrini, a vilã Susana, que depois de perder o primeiro marido ficou com fama de infiel e irá atrapalhar os romances de Jane e Elisabeta com Camilo (Maurício Destri) e Darcy, respectivamente. Conheça aqui outros personagens de Orgulho e paixão.

Resumo do primeiro capítulo de Orgulho e paixão

Elisabeta sonha em conhecer o mundo. Ofélia incentiva suas filhas a se casarem com um homem de posses. Ema anuncia a chegada de Camilo e Darcy e diz que haverá um baile na casa de seu avô, o Barão de Ouro Verde. Lídia, Jane e Mariana pensam em suas roupas para o baile. Ofélia repreende Elisabeta e Cecília por conta do desinteresse delas em relação à festa. Agatha recebe Darcy e Camilo na casa de chá. Julieta se prepara para dominar as terras do Vale do Café, com a ajuda de Susana. Susana sonha em se casar com Darcy, e Petúlia faz deboche dela em relação a isso. Ofélia, Felisberto, Elisabeta e Ema conversam sobre as características de Jane, Lídia, Cecília e Mariana. Susana sugere a Julieta que as duas monitorem as atitudes de Camilo. Elisabeta afirma a Ema que sua prioridade não é o casamento. Jorge elogia Ema. Elisabeta e Darcy se conhecem.