WhatsApp Image 2023-07-28 at 09.54.58 Anderson Tomazini | crédito: Fábio Rocha Gshow

O retorno aguardado de Anderson Tomazini à TV

Publicado em Entrevista, Novela, Streaming

Dedicado ao teatro desde a pandemia, ator brasiliense volta às telas em ‘A infância de Romeu e Julieta’, no SBT

 

Por Patrick Selvatti

 

Há seis anos, o brasiliense Anderson Tomazini conquistava o Brasil em sua estreia nas novelas. O Xodó de O outro lado do paraíso (2017/18) caiu no gosto popular e o sucesso foi tanto que o ator foi indicado à categoria Revelação do quadro Melhores do ano do Domingão do Faustão e convidado a integrar o elenco da Dança dos Famosos. De lá para cá, o rapaz de Taguatinga não deu as caras na telinha, mas não parou de atuar. Ainda que tenha sido mais uma vítima dos efeitos da pandemia — que obrigou produções culturais a darem uma pausa prejudicial —, o período pandêmico não o estagnou. Ao contrário, houve impulso para que se aperfeiçoasse mais e buscasse novos formatos e linguagens para expressar a arte.

“Durante a pandemia todos estavam tentando sobreviver e se reinventar de alguma forma, principalmente os artistas. Junto com a diretora Regiana Antonini, o produtor Joaquim Vidal e a realizadora Jackeline Barroso decidimos criar um projeto para que atores e até mesmo autores pudéssemos experimentar novos textos, ou até mesmo textos consagrados e criamos o Leitura Viva”, conta o libriano de 34 anos, referindo-se às encenações virtuais transmitidas via Zoom de forma gratuita — a partir de retirada de ingressos no Sympla — e que estão disponíveis no YouTube.

Anderson Tomazini por Vinicius Mochizuki

Mergulho no teatro

Da novela para cá, Anderson mergulhou fundo no teatro, que, segundo ele, era um sonho de criança. “Dona Fernanda [Montenegro, atriz veterana com quem o estreante contracenou na novela] sempre me dizia que o palco é o lugar onde o ator pode expressar sua arte com liberdade. No audiovisual, a gente erra, volta, vira o eixo, depois vem a edição pra finalizar a cena e o resultado é lindo”, argumenta ele, que fez teatro em São Paulo e no Rio de Janeiro e sempre teve um carinho muito especial do público. “No teatro, o contato com o público é direto e muito caloroso, o sentimento de reconhecimento é instantâneo, isso é o que nos abastece de vontade de continuar”, revela.

Ao lado de Fernanda Montenegro em O outro lado do paraíso: aprendizado diário

Tomazini conta que está realizado no teatro, mas o audiovisual voltou com tudo e muita coisa boa tem acontecido. “O tempo também é outro. Em breve, alguns trabalhos que gravei serão lançados no streaming, que veio pra ficar. Tem muita coisa boa vindo por aí”, adianta, sem entrar em detalhes.

Certo mesmo é que ele poderá ser visto novamente na TV em poucos dias, quando irá ao ar a sua participação na novela A infância de Romeu e Julieta, no SBT. “Estou empolgado com esse retorno. Acredito que o público irá gostar”, finaliza o pai de Caio, de 8 anos, e Lucas, de 3.