Desde que voltou após a pausa forçada pela pandemia, a novela Amor de mãe está ligada no 220 volts, a mil por hora mesmo. Ainda mais porque a autora, Manuela Dias, optou por não somente resolver o que estava aberto, mas por criar novas tramas, como o sequestro de Lurdes (Regina Casé), que movimentou a trama, e por dizimar parte do elenco, numa série de mortes.
Se Amor de mãe não era uma trama exatamente solar (nunca foi e isso não é defeito), a novela das 21h se tornou pesada numa época em que tudo que precisávamos era de leveza. Está certo: é peso de luxo, com bom texto, boas atuações e direção de primeira.
As vilanias de Thelma cresceram ao ponto de a personagem apresentar traços de loucura ー final previsível e que acaba redimindo a personagem, se for o escolhido. Há caminhos melhores.
Amor de mãe começou com três protagonistas, mas Vitória (Taís Araújo) está meio apagada nessa “segunda parte”. A advogada não tem mais o dilema ético de defender um bandido como Álvaro (Irandhir Santos), já resolveu a questão da maternidade de Sandro (Humberto Carrão) e agora se dedica a defender mulheres vítimas de agressões domésticas. Causa nobre e justíssima que rendeu uma constrangedora cena em que Vitória manda o agressor de uma cliente entrar no carro dela em uma avenida movimentada. Está previsto um sequestro de Vitória ainda nesta semana. Deve ser porque tem pouca coisa para acontecer…
A volta de Lurdes para casa – Com o sequestro de Lurdes, a volta dela para casa vem sendo o momento mais aguardado dessa reta final da novela. Muito mais do que a revelação de que Danilo (Chay Suede) é Domênico. A personagem foi dada como morta ー com direito a corpo reconhecido por DNA de um chumaço de cabelo e enterro virtual ー, o que deve aumentar a dose de emoção nesse reaparecimento. Tomara que seja logo porque Dona Lurdes dava uma leveza à novela com suas tiradas bem humoradas e alto astral.
Danilo descobrir que é Domênico – Sabe aquela história de que o marido traído é o último a saber? Daqui a pouco será assim com Danilo. Thelma fez de tudo para que o rapaz não descobrisse que ele é o filho que Lurdes procura há mais de 20 anos. A gente sabe disso há um tempo, Lurdes descobriu e outros personagens já começam a ficar com a pulga atrás da orelha. Mas deve ser um dos trunfos guardados para mais tarde. Será?
Thelma ser desmascarada – Atrelada à descoberta de Danilo está a derrocada de Thelma. A empresária matou, roubou, forjou provas, falsificou documentos e enganou meia novela fingindo ajudar Lurdes na busca pelo menino. Adriana Esteves, dona absoluta dessa segunda fase da novela, disse em entrevistas que o fim de Thelma é bonito e envolve redenção. Espero que envolva punição também. E que a autora não encare a loucura como uma.
Jane está realmente morta? – Jane (Isabel Teixeira) foi morta por Thelma, que forjou o suicídio da comadre e melhor amiga. Só que não ouvimos falar nada de corpo ou velório de Jane. Como ela sabia de todos os crimes de Thelma (assim como Lurdes ficou sabendo no cativeiro naquele velho truque de o vilão confessar para um mocinho frágil e aparentemente liquidado), ela pode ser uma peça chave para desvendar os crimes da vilã.
O aneurisma de Thelma – Alguém aí se lembra que Thelma tem um aneurisma, que, no início da novela poderia estourar a qualquer momento e era até usado como chantagem pela personagem? Pois é… semana passada ele voltou a ser falado, meio que de passagem, depois de uma boa temporada esquecido.
Punição para Álvaro e Penha – Deve ficar para Álvaro e Penha (Clarissa Pinheiro) o fardo de serem os vilões punidos de alguma forma, seja com a morte, seja com a prisão. Resta saber quem sobreviverá nessa briga de cachorro grande quando houver o esperado confronto entre eles.
Davi vai despertar do coma? – Será que o ambientalista Davi (Vladimir Brichta) vai engrossar o saldo de mortes do final de Amor de mãe? O ativista levou três tiros a mando de Álvaro e entra a última semana da novela em coma. A aposta do Próximo Capítulo é que ele se salva.
Em meio a tantos finais, a semana vai precisar ter mais do que cinco capítulos (tradicionalmente o sábado é reservado à reprise do último capítulo) para que tantas resoluções sejam tomadas sem furos ー ou com o mínimo deles. Isso sem falar que os outros personagens precisam ter um desfecho, como os outros filhos de Lurdes, Magno (Juliano Cazarré), Camila (Jéssica Ellen, perfeita em cena), Érica (Nanda Costa) e Ryan (Thiago Martins); as irmãs de Vitória, Miranda (Debora Lamm) e Natália (Clarissa Kiste); a enfermeira Betina (Isis Valverde); a ricaça Lídia (Malu Galli); e Verena (Maria). Está me cheirando a clipe final narrado por Dona Lurdes.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…