Inclusão social, comédias, novelas: o que bombou na TV aberta em 2017

Compartilhe

O Próximo Capítulo destaca o que foi bom e o que foi ruim na TV aberta este ano. Confira nossa lista!

O ano de 2017 foi das novelas na TV aberta. As inéditas A força do querer, Malhação ー Viva a diferença e Novo mundo e as reprises de Cheia de charme, Senhora do destino e Celebridade bombaram na internet e levaram a Globo aos trending topics algumas vezes, nem sempre por motivos bons, vale frisar.

Este ano também foi de despedidas que não serão muito sentidas, a de Estrelas e a do Pânico na Band. Se bem que a do humorístico da Band ainda não é certa e Emílio Surita já prometeu voltar. Piada de mau gosto!

Um dos baluartes da nossa tevê, Silvio Santos não teve um ano dos mais felizes. O programa dele continua mobilizando as “colegas de trabalho”, mas algumas vezes ele passou do ponto em declarações marcadas pela homofobia e por machismo ou outro tipo de preconceito.

Confira o que bombou (para o bem e para o mal) na TV aberta em 2017!

Novo mundo
A novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson foi caprichada, a começar pela linda abertura que precedia os capítulos. Exibida na Globo entre março e setembro, a trama que voltava à época da Independência do Brasil chamou a atenção do público e da crítica. A história era bem escrita e os personagens bem defendidos por atores da nova geração.

Caio Castro como D.Pedro teve a melhor atuação da carreira na telinha e Letícia Colin fez uma Leopoldina tão adorável que era difícil não torcer pelo casal mesmo sabendo que a história previa o fim do romance deles e chegada de Domitila (Agatha Moreira). Chay Suede, Isabelle Drummond e Rodrigo Simas também tiveram papéis de destaque. A audiência respondeu ao esmero da produção e a novela alcançou bons índices.

A força do querer
A novela de Glória Perez dominou as redes sociais e as conversas dos fãs de um bom folhetim. Recheada de personagens femininos fortes, como Bibi (uma inspirada Juliana Paes) e Jeiza (uma apagada Paolla Oliveira), A força do querer ainda tinha Lília Cabral como Silvana, Isis Valverde como Ritinha, Maria Fernanda Cândido como Joyce, Betty Faria como Elvirinha, Elizângela como Aurora e muitos outros destaques femininos. (Veja aqui um balanço da novela)

A trama do transexual Ivan de A força do querer emocionou o país

Mas o grande destaque da trama foi Carol Duarte. Estreante em novelas, a atriz deu supercerto ao viver o transexual Ivan. O caminho seguido por Glória Perez foi, acertadamente, o da delicadeza, tanto que o Próximo Capítulo fez um vídeo mostrando a coragem de levar o tema à tevê aberta num debate franco.
Mas nem tudo deu certo em A força do querer. O que era Fiuk como protagonista? Não deu. Assim como era muito difícil torcer pela felicidade de Zeca (Marco Pigossi ー Leia entrevista com o ator) e Ritinha, tamanha falta de química entre eles.

Malhação – Viva a diferença

Esta temporada de Malhação tem cinco protagonistas

Lá vem o blogueiro falar de Malhação outra vez! Mas não sou só eu que falo, não. A temporada atual é uma das melhores dos últimos anos ー tanto que mereceu um vídeo nosso ー e tem o mérito de levar ao horário discussões como intolerância por meio de Benê (Daphne Bozaski – Leia entrevista com a atriz), desafios da educação pública, respeito às diferenças, racismo, virgindade e tantos outros. Tudo isso com o luxo que é ter uma temporada de Malhação escrita por Cao Hamburguer.

Vale a pena ver de novo

Crédito: Arquivo/TV Globo. O texto afiado de Gilberto Braga era o grande atrativo de Celebridade.

É difícil que um ano tenha títulos que realmente valham a pena ser revistos. Três em sequência, então! 2017 começou com a deliciosa e leve Cheias de charme, seguiu com Senhora do destino e terminou com Celebridade, uma novela que há muito tempo pedia-se que fosse reprisada.

Os dois Marcelos Adnets

Crédito: João Miguel Júnior/TV Globo. Marcelo Adnet como Michael Bublé na terceira temporada de Tá no ar: a TV na TV.

Como pode um humorista que escreve e atua em duas produções dar tão certo em uma e tão errado na outra? Simples: sendo Marcelo Adnet. Ele aparece inspirado, crítico, criativo em Tá no ar: A TV na TV e repetitivo e sem graça no Adnight show. A boa notícia é que o Tá no ar volta em 2018, provavelmente logo em janeiro.
Pânico
Nunca uma despedida foi tão comemorada como a do Pânico na Band. Depois de um ano ainda mais sem graça e apelativo, com direito a câmeras escondidas em banheiros públicos, o humorístico (se é que podemos chamar assim) teve o fim anunciado. A gente do Próximo Capítulo chegou a pedir limites ao programa. Como alegria de pobre dura pouco, o apresentador Emílio Surita deu a entender que o programa volta reformulado no segundo semestre.

Silvio Santos


Silvio Santos perdeu a majestade? Foi essa a pergunta que o Próximo Capítulo fez, estarrecido com os vários deslizes do apresentador e dono do SBT. Foi um show de mau gosto, com direito a racismo, machismo e outros preconceitos. Não dá pra negar a importância de Silvio para a história da televisão brasileira, mas ele passou do ponto várias vezes. Que em 2018 nosso rei reencontre a majestade, pois a gente adora adorar Silvio Santos!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

2 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

1 semana atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

1 semana atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás