Carnaval 2017. Desfile das escolas de samba de São Paulo. MANCHA VERDE
carnaval Crédito: Paulo Pinto/LigaSP

Carnaval: Folia do Momo inspira programação televisiva. Confira a que assistir no feriado!

Publicado em Programas

Os blocos invadiram as ruas. As escolas já começaram a desfilar nas avenidas. E, se você não quer perder nada e ainda entrar no clima, as tevês aberta e fechada terão uma programação temática da folia. Veja a que assistir na televisão durante a folia

História carnavalesca

O documentário Tempo ê é uma das apostas do canal GNT para a programação do carnaval e está disponível no serviço on-demand do canal. O longa-metragem retrata a história de José Luiz Costa Ferreira, mais conhecido como Zé Luiz do Império Serrano.

O filme é dirigido por Aída Barros e mostra passagens da carreira de Zé Luiz acompanhando momentos emblemáticos do sambista, que é compositor de canções como Todo menino é um rei e Velhos malandros. O longa foi exibido no ano passado na 10ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.

Pelas ruas

Neste domingo (11/2), a partir das 20h30, a TV Brasil passa a exibir ao vivo, pelo terceiro ano seguido, o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo. Apresentada por Priscilla de Paula e Ana Luisa Medici, a transmissão acompanha oito horas da passagem das agremiações no Sambódromo do Anhembi.

Até quarta-feira, sempre a partir das 13h30 até madrugada adentro, a emissora ainda faz uma cobertura do carnaval de rua de Salvador mostrando os circuitos Barra/Ondina, Campo Grande e Pelourinho.

Músicas tradicionais

As marchinhas e os sambas-enredos tradicionais do carnaval brasileiro são os temas da programação até terça, a partir das 20h, no canal Bis. No domingo, a emissora exibe o programa Sambas-enredos inesquecíveis em que lembra os sucessos Festa profana, Sonhar com rei dá leão, Das maravilhas do mar e Fez-se o esplendor de uma noite.

Na segunda e na terça-feira serão exibidos dois episódios de Marchinhas inesquecíveis. Na segunda, o programa mostra as músicas Cidade maravilhosa, As pastorinhas e Máscara negra. Já na terça é a vez de canções como Índio quer apito, Me dá um dinheiro aí e Cachaça no programa.

Mais opções para assistir no carnaval

Canal OFF

Crédito: Canal Off/Divulgação
Crédito: Canal Off/Divulgação

A emissora terá um programação especial para o período, com o Carnaval modo OFF que será exibido até quarta-feira, sempre às 19h30. O programa transmite cinco documentários para o espectador viajar o mundo sem sair de casa (veja aqui outros exemplos de atrações).

No domingo vai ao ar Sorria, de Gabriel Novis, que segue a trilha dos surfistas Filipe Toledo, Jesse Mendes, Ian Gouveia, Yago Dora, Victor Bernardo. Na segunda será exibido Melodies for the lemurs: Exploring Madagascar on skateboards, de Patrik Wallner, que acompanha os skatistas Barney Page, Wilko Grüning, Denny Pham, Brian Dolle, Nestor Judkins e Gosha Konyshev. Na terça, é a vez de Arquivo: Pontão do Leblon, de Rodrigo Schmidt. Já na quarta-feira de cinzas será exibido o Gaza surf club.

TV Cultura

Crédito: Prefeitura de Recife/Dviulgação
Crédito: Prefeitura de Recife/Dviulgação

Grande parte das emissoras dedicará a programação aos carnavais de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, já a TV Cultura escolheu transmitir a folia de outra localidade tradicional, a cidade de Recife. A transmissão teve início na quinta-feira e segue até terça-feira.

No domingo, a partir das 21h, os shows dos grupos Monobloco e Fundo de Quintal invadem a programação. Na segunda, às 22h15, é a vez das apresentações de Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis. Na terça-feira, encerrando a transmissão, às 22h15, tem exibição do show no Marco Zero de Maestro Forró, Almir Rush, Elba Ramalho e Alceu Valença.