O público merecia mais do filme Alerta vermelho

Compartilhe

Anunciado com estardalhaço pela Netflix, Alerta vermelho é apenas mais um filme de ação bem-humorado.  Leia a crítica!

por Pedro Ibarra

Foi logo no início do ano que começou o burburinho de que a Netflix investiu pesado e tinha estreias memoráveis marcadas para 2021. Em um vídeo prometendo uma estreia por semana, a gigante do streaming deu pequenas prévias dos filmes que estavam sendo produzidos e previstos para estrear até dezembro.

Logo na abertura do clipe autopromocional, três estrelas do cinema ficaram encarregadas pela apresentação: Gal Gadot, Ryan Reynolds e Dwayne “The Rock” Johnson. Os três protagonizam o longa Alerta vermelho, filme muito antecipado do streaming justamente pelo fato dos grandes atores que dividem os holofotes.

Do vídeo do início do ano para cá, foram trailers, cenas exclusivas e muitas ações de marketing. A produção foi a mais cara da história da Netflix, orçada entre US$ 160 e US$ 200 milhões, ou seja, todas as fichas da plataforma estavam apostadas em The Rock, Reynolds e Gadot.

O filme, que conta a história de um agente do FBI que se junta a um famoso ladrão de arte para juntos roubarem um artefato histórico antes que uma ladra mais competente consiga, precisava de sucesso, precisava reverter o investimento em lucro e não falhou nessa missão. Segundo os três protagonistas, o longa conquistou a maior estreia da história da plataforma. Dessa forma, todos os esforços da Netflix culminaram em um recorde e um dos filmes mais assistidos da plataforma em 2021. A sensação é de dever cumprido.

No entanto, a Netflix realmente entregou o que o público esperava? Se o que a maioria esperava era três atores com salário milionário fazendo gracinhas e piadas, a resposta é sim. Porém, como filme, Alerta vermelho deixa muito a desejar. O roteiro é previsível e mal explicado, as relações são rasas e até a ação, foco de toda produção, não entrega o que o espectador poderia esperar de um longa com esse calibre e marketing. Tanto o texto quanto a direção são assinados por Rawson Marshall Thurber, conhecido por trabalhos de comédia e de ação, mas que na hora de misturar a comédia e a ação não conseguiu ser salvo nem pelos milionários efeitos visuais pagos pela Netflix.

O caríssimo elenco é formado basicamente pelos três protagonistas e vários atores desconhecidos, afinal não para pagar três das figuras mais populares do cinema na atualidade e esperar coadjuvantes de luxo. Contudo, nem os três conseguem carregar o filme, como muitas vezes fizeram na carreira. Gal Gadot não acha o tom entre a comédia, a femme fatale e a criminosa genial; Reynolds faz mais uma vez o Deadpool, só menos explícito e mais comedido; The Rock é The Rock, são poucos os papéis do ator em que ele consegue realmente inovar.A única coadjuvante recorrente é a policial Das, vivida por Ritu Arya, atriz de Umbrella academy. Mas, ela não é aprofundada.

Em tempos em que as redes sociais e as ações publicitárias geram a tão falada “hype”, Alerta Vermelho mostra que uma grande e bem feita campanha pode sim gerar bons retornos financeiros e de público. Entretanto, um bom filme precisa muito mais do que marketing, carisma e três estrelas monumentais do cinema atual.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

3 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

3 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

3 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

3 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás