RED NOTICE

O público merecia mais do filme Alerta vermelho

Publicado em Filmes

Anunciado com estardalhaço pela Netflix, Alerta vermelho é apenas mais um filme de ação bem-humorado.  Leia a crítica!

por Pedro Ibarra

Foi logo no início do ano que começou o burburinho de que a Netflix investiu pesado e tinha estreias memoráveis marcadas para 2021. Em um vídeo prometendo uma estreia por semana, a gigante do streaming deu pequenas prévias dos filmes que estavam sendo produzidos e previstos para estrear até dezembro.

Logo na abertura do clipe autopromocional, três estrelas do cinema ficaram encarregadas pela apresentação: Gal Gadot, Ryan Reynolds e Dwayne “The Rock” Johnson. Os três protagonizam o longa Alerta vermelho, filme muito antecipado do streaming justamente pelo fato dos grandes atores que dividem os holofotes.

Do vídeo do início do ano para cá, foram trailers, cenas exclusivas e muitas ações de marketing. A produção foi a mais cara da história da Netflix, orçada entre US$ 160 e US$ 200 milhões, ou seja, todas as fichas da plataforma estavam apostadas em The Rock, Reynolds e Gadot.

O filme, que conta a história de um agente do FBI que se junta a um famoso ladrão de arte para juntos roubarem um artefato histórico antes que uma ladra mais competente consiga, precisava de sucesso, precisava reverter o investimento em lucro e não falhou nessa missão. Segundo os três protagonistas, o longa conquistou a maior estreia da história da plataforma. Dessa forma, todos os esforços da Netflix culminaram em um recorde e um dos filmes mais assistidos da plataforma em 2021. A sensação é de dever cumprido.

No entanto, a Netflix realmente entregou o que o público esperava? Se o que a maioria esperava era três atores com salário milionário fazendo gracinhas e piadas, a resposta é sim. Porém, como filme, Alerta vermelho deixa muito a desejar. O roteiro é previsível e mal explicado, as relações são rasas e até a ação, foco de toda produção, não entrega o que o espectador poderia esperar de um longa com esse calibre e marketing. Tanto o texto quanto a direção são assinados por Rawson Marshall Thurber, conhecido por trabalhos de comédia e de ação, mas que na hora de misturar a comédia e a ação não conseguiu ser salvo nem pelos milionários efeitos visuais pagos pela Netflix.

O caríssimo elenco é formado basicamente pelos três protagonistas e vários atores desconhecidos, afinal não para pagar três das figuras mais populares do cinema na atualidade e esperar coadjuvantes de luxo. Contudo, nem os três conseguem carregar o filme, como muitas vezes fizeram na carreira. Gal Gadot não acha o tom entre a comédia, a femme fatale e a criminosa genial; Reynolds faz mais uma vez o Deadpool, só menos explícito e mais comedido; The Rock é The Rock, são poucos os papéis do ator em que ele consegue realmente inovar.A única coadjuvante recorrente é a policial Das, vivida por Ritu Arya, atriz de Umbrella academy. Mas, ela não é aprofundada.

Em tempos em que as redes sociais e as ações publicitárias geram a tão falada “hype”, Alerta Vermelho mostra que uma grande e bem feita campanha pode sim gerar bons retornos financeiros e de público. Entretanto, um bom filme precisa muito mais do que marketing, carisma e três estrelas monumentais do cinema atual.