Omundodepoisdenos Cena de O mundo depois de nós | Foto: JoJo Whilden/NETFLIX Cena de O mundo depois de nós

O mundo depois de nós leva para tela ficção com arrepio de futuro

Publicado em Filmes

A nova produção da Netflix mistura boas atuações com um roteiro redondo e entrega um dos filmes mais interessantes dos streamings em 2023

Por Pedro Ibarra

A ideia do fim do mundo pode ser diferente entre as culturas ou até as pessoas diferentes. Por mais que seja possível conjecturar como agir em um eventual apocalipse, é difícil prever como seria. Estreia da Netflix nesta sexta (8/12), O mundo depois de nós discute como cada um agiria nesta situação extrema, mas mostra a entrada em um mundo distópico de forma muito diferente. O Próximo Capítulo já viu e conta um pouco mais sobre o lançamento.

A história começa na família Sanford, quando a mãe, Amanda (Julia Roberts), decide fazer uma viagem para uma vila perto de Nova York de uma hora para outra, o marido Clay (Ethan Hawke) e os filhos aceitam. Em um passeio para a praia após se instalarem na casa alugada, um navio petroleiro encalha deixando todos perplexos. Quando eles voltam para casa percebem que todo tipo de conexão satélite já não funciona. Tudo fica mais estranho quando G.H. Scott (Mahershala Ali) e a filha Ruth (Myha’la) batem a porta alegando que são os donos da casa. A história é uma adaptação do livro homônimo de Rumaan Alam.

Em um roteiro complexo que envolve muito mais do que a ação conhecida por dramas apocalípticos, o diretor e roteirista Sam Esmail, conhecido pelo sucesso Mr. Robot, transfere toda a tensão da tela para o público em uma construção de suspense única. O espectador sabe sempre um pouco mais que os personagens, o que gera um desespero de ver aquelas figuras vivendo momentos muito perigosos sem saber.

Tudo que tem um tempo de tela tem um motivo para estar lá. Em um roteiro redondo e instigante, o filme mostra nuances para além do caos gerado por uma situação apocalíptica. A confusão dos personagens dá lugar para bons diálogos que envolvem questões sociais como racismo e capitalismo, assuntos de família e até as necessidades do ser humano e o cuidado com o meio ambiente.

O mundo depois de nós é muito mais do que uma história de ficção. O longa traz assuntos e sentimentos verdadeiros, uma distopia que dá o frio na barriga de realidade. Uma história que faz pensar ao mesmo tempo que faz levantar da cadeira. Um dos filmes mais interessantes lançados em 2023.

Jovens destaques

Já era esperado que os vencedores do Oscar Mahershala Ali e Julia Roberts seriam destaques na produção. Ethan Hawke, multi indicado, também nunca decepciona. Porém, o núcleo jovem chama muita atenção: Myha’la, Farrah Mackenzie e Charlie Evans fazem um trabalho esplêndido. A mais nova, Mackenzie, com certeza é uma estrela para o futuro, enquanto Evans e Myha’la serão nomes recorrentes em novas produções.

Vai para o Oscar?

Chegando ao fim do ano a Netflix costuma colocar no catálogo os filmes que vai apostar na temporada de premiações. Não seria nenhum exagero a entrada de O mundo depois de nós na disputa de algumas das principais categorias da maior premiação do cinema norte-americano. As principais categorias que ele deve disputar são Melhor roteiro adaptado e Melhor direção, ambos assinados por Sam Esmail, Melhor atriz com Julia Roberts, além de melhor fotografia e trilha sonora. Não seria estranho ver o filme na disputa por Melhor filme também.

Vale lembrar que ainda não é sabido se este filme será escolhido pela Netflix para inscrição para o Oscar. Para entrar na disputa, ele precisa ser lançado, pelo menos por uma semana, no cinema.