Tempo de delicadeza! Novelas da Globo tratam beijo gay com mais naturalidade

Compartilhe

Há alguns anos seria certeza de erro apostar que todas as novelas da Globo abordariam a temática da homossexualidade. É o que acontece hoje. Casais (ou personagens em busca de um amor) gays dividem espaço com pares heterossexuais em Malhação – Toda forma de amar, Órfãos da Terra, Bom Sucesso e A dona do pedaço.

Cada uma a sua maneira, as tramas tratam com delicadeza e naturalidade o tema ー ainda tabu numa sociedade cujos governantes proíbem crianças de ver um beijo entre dois homens ou retiram apoio a obras culturais que não sejam conservadoras.

Voltada ao público jovem, Malhação – Toda forma de amar tem como um dos protagonistas o jovem Guga (Pedro Alves – Leia entrevista com o ator). Guga namora Serginho (João Pedro Oliveira) e já se abriu com os melhores amigos. Falta contar aos pais que é gay. O romance fake com Rita (Alanis Guillen) ficou para trás. Esse conflito se desenvolve e é levado ao ar pelo autor Emanuel Jacobina com muita responsabilidade e, mais uma vez, delicadeza. Na internet, o público torceu muito pela cena de beijo entre os dois rapazes e levou a hashtag Guguinho às alturas. Semana passada, a cena foi ao ar com naturalidade, tenho Serginho e Guga sendo criticados e apoiados por quem passava pelo shopping.

Esse mesmo público foi às redes sociais reclamar do corte do beijo entre Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon), de Órfãos da Terra. Mesmo sem que o carinho entre as duas tenha sido levado ao ar num primeiro momento, o casal teve um tratamento delicado pelas autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, que acertam em não centrar os conflitos das personagens apenas à questão da sexualidade. A própria cena que teria o beijo foi bonita, teve uma edição poética e, se a gente não soubesse que o beijo foi gravado, talvez não tivesse sentido falta. O barulho das redes fez efeito e, no capítulo de quinta, Valéria e Camila se beijaram. As redes sociais, mais uma vez, marcaram presença, mas, desta vez, elogiando.

Depois de ser cortado, beijo entre duas mulheres foi ao ar na reta final de Órfãos da terra

Beijo sem alarde

Foi com a leveza que as tramas das 19h costumam ter que Bom Sucesso, como quem não quer nada, exibiu um beijo entre Pablo (Rafael Infante – confira entrevista com o ator) e Willian (Diego Montez). Sem o alarde que não acontece com beijos entre um homem e uma mulher e, portanto, não deveria acontecer quando há dois homens ou duas mulheres, a cena foi ao ar e ainda serviu para que o ator Pablo decidisse se assumir gay para seu público. Assim como em Órfãos da Terra, é importante que Bom Sucesso traga outras questões a Pablo, Willian e Gláucia, personagem lésbica de Shirley Cruz. Ainda está prevista a chegada de Jorginho (Daniel Warren) à trama. Ele é pai de Sofia (Valentina Vieira) e voltará para ver a filha, que lida bem com a homossexualidade do pai.

Foto: Globo/Divulgação. Internautas torceram pelo beijo de Guga e Serginho em Malhação

Sutileza não é bem a palavra de ordem quando o autor em questão é Walcyr Carrasco, de A dona do pedaço. Por isso não é de se espantar o show de horrores que têm sido os diálogos sobre homossexualidade protagonizados por Agno (Malvino Salvador, num dos melhores papéis da carreira). O empresário já ouviu barbaridades da ex-mulher Lyris (Deborah Evelyn) e da filha, Cássia (Mel Maia). Recentemente, o público foi brindado, porém, com uma bela cena em que Mão Santa (Guilherme Leicam) se revela gay para a tia que o criou no interior do Espírito Santo, Evelina (Nívea Maria). Com histórico de ter escrito o primeiro beijo gay em novelas levado ao ar, em Amor à vida (2013), Walcyr está devendo em A dona do pedaço. Agno e Mão Santa estão cada vez mais próximos e isso pode ser um sinal de que até Walcyr se rendeu ao natural que é um casal homossexual se beijar em público.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Ruptura retorna e preenche a expectativa com delicioso vazio misterioso

A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…

13 horas atrás

BBB 25: o Brasil (realmente) precisa de outra edição do reality?

Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…

1 semana atrás

‘O professor’: a série mais madura entre as teens; confira a crítica

Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…

2 semanas atrás

Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…

3 semanas atrás

Secret Level prometeu muito, cumpriu o que conseguiu

Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…

4 semanas atrás

Os 10 melhores episódios de 2024

Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…

4 semanas atrás