vereda_tropical

Novela Vereda tropical estreia no catálogo do Globoplay

Publicado em Novela

Com texto de Carlos Lombardi, Vereda tropical tinha Lucélia Santos, Mário Gomes e Maria Zilda como protagonistas. Cristina Pereira e Marieta Severo também estavam no elenco

O Globoplay resgata nesta segunda-feira (13/9) a novela Vereda tropical, de Carlos Lombardi. Dirigida por Jorge Fernando, a trama ágil e cômica estreou em 1984 na faixa das 19h.

Lucélia Santos foi a grande estrela de Vereda tropical, vivendo a operária Silvana, apaixonada pelo jogador de futebol Luca (Mário Gomes). O problema é que os dois têm gênio muito forte e vivem se desentendendo. Melhor para Verônica (Maria Zilda), que não perde uma oportunidade de conquistar o rapaz.

Mas Verônica tem outra questão a resolver. O pai dela, o rico empresário Oliva (Walmor Chagas), é viúvo e luta pela guarda do neto, Zeca (Jonas Torres), para poder fazê-lo sucessor dele nos negócios. O pai do menino, Victor (Lauro Corona), morreu num acidente de trânsito e ele é criado por Silvana. O problema é que nem Verônica e nem as irmãs dela, Catarina (Marieta Severo) e Gabi (Cristina Pereira), estão dispostas a abrir mão de herdar o negócio do pai.

Um dos destaques de Vereda tropical foi Téo (Marcos Frota). Gago e tímido, ele não sabe como se relacionar nem com as mulheres nem com amigos. Para se esconder atrás de um personagem e se sentir melhor ele cria um herói, o Super Téo.

O elenco de Vereda tropical ainda tem Nuno Leal Maia, Paulo Betti, Rosamaria Murtinho e John Herbert, entre outros.

Relembre os principais personagens de Vereda tropical

Lucélia Santos como Silvana

Silvana (Lucélia Santos) – Operária desde menina, ficou órfã cedo, tendo sido criada pela avó, Da Paz (Norma Geraldy). Casada, mas abandonada na gravidez pelo marido, Victor (Lauro Corona), vive para o filho, Zeca (Jonas Torres). Chega a São Paulo no início da trama e vai trabalhar na fábrica de perfumes CPP, onde se destaca como líder. Tem temperamento explosivo e, por ter sofrido muito na vida, esconde o lado doce e romântico. Consciente de seus direitos, luta para preservá-los.

Maria da Paz (Norma Geraldy) – Alegre e falante, sempre se mete em confusões. Adora um joguinho e arrisca sempre, contando com a sorte e acreditando que a grande chance vai chegar. Tem conflitos com a neta, que não concorda com seu comportamento.

Zeca Pedra (Jonas Torres) – É um menino feliz, que fica aos cuidados da bisavó, Da Paz, enquanto a mãe trabalha. Esperto e malicioso. Não conheceu o pai, de quem sabe muito pouco. Apoia a mãe quando percebe as intenções do avô, Oliva (Walmor Chagas).

Victor (Lauro Corona) – Único filho homem de Oliva. Fugiu da família por não aceitar o tipo de vida que o pai lhe reservava. Casou-se com Silvana, mas a abandonou pouco antes de o filho Zeca nascer, com medo da nova família que se formava. Morre em um acidente de carro nos primeiros capítulos.

Oliva (Walmor Chagas) – Industrial rico e poderoso, de origem humilde, dono da fábrica de perfumes CPP. Homem duro, que não mede esforços para conseguir o que quer. Viúvo, é pai legítimo de Victor, Catarina e Verônica e adotivo de Gabi. Não admite ser contrariado, vivendo em constante conflito com os filhos. Hipocondríaco, tem medo de morrer. Faz tudo para obter a guarda de Zeca.

Catarina (Marieta Severo) – Mãe de Téo (Marcos Frota). Orgulhosa e durona, é um vulcão prestes a explodir. Foi abandonada pelo marido, e voltou para a casa do pai. Diretora da CPP, não se conforma com a linha de produtos baratos, o maior sucesso da empresa.

Verônica (Maria Zilda) – Narcisista, faz o gênero mulher fatal. Tem consciência da atração que provoca nos homens, por isso não os respeita. Com um senso de humor ferino, não se fixa em nenhum relacionamento. Ama a boa vida que leva, viajando às custas do pai.

Gabi (Cristina Pereira) – É quem mais se parece com o pai. Irreverente e geniosa, não tem papas na língua, nem se atemoriza com facilidade. É uma estudante brilhante, mas não consegue terminar o curso superior porque é sempre expulsa antes. Ama o pai, mas resiste em se submeter às ordens dele.

Téo (Marcos Frota) – Gosta da mãe, mas sofre com seu jeito durão. Tímido, tem medo do mundo e nunca se rebela, submetendo-se a tudo. Muito solitário, não sabe lidar com as mulheres. Adora Gabi, e sonha que é um super-herói, o Super-Téo.

Miro (Luiz Fernando Guimarães) – Secretário particular e confidente de Oliva. Irônico, mordaz, tira proveito do ar de subalterno quando necessário. Incentiva a hipocondria do patrão, divertindo-se com isso. Mas gosta de Oliva, reconhecendo a ajuda que ele lhe deu quando chegou do interior.

Rodrigues (Nildo Parente) – Médico particular de Oliva, a quem acompanha há anos. Incentiva a hipocondria, com medo de perder o paciente. Interessado em Catarina, forja um diagnóstico falso para afastar Oliva da fábrica por uns tempos. Médico do departamento de futebol do Cantareira Esporte Clube.

Guiomar (Catarina Abdala) – Governanta de Oliva (Walmor Chagas).

Vilela (John Herbert) – Diretor financeiro da CPP. Ambicioso, pouco ousado, mas capaz de qualquer coisa para subir mais. Casado com Bárbara (Rosamaria Murtinho) e pai de Léo (Cristina Mulins). Não suporta mais a futilidade da mulher, que só pensa em roupas, plástica e manter a forma. Conselheiro do Cantareira Esporte Clube, luta com Oliva pelo fechamento do departamento de futebol.

Bárbara (Rosamaria Murtinho) – Fútil, não trabalha, e gosta de aparentar mais do que tem. Obsessiva em cuidar do corpo. Amiga de Catarina e Verônica, não se envolve na disputa entre as duas. Não se conforma com a falta de vaidade da filha.

Léo (Cristina Mullins) – Muito amiga de Gabi, com quem divide as tristezas. Sofre com a falta de atenção do pai e por não entender a mãe. Percebe que o casamento dos dois não vai bem. Ansiosa, come compulsivamente sempre que tem de enfrentar algum problema.

Bráulio (Eduardo Tornaghi) – Irmão de Vilela (John Herbert), centroavante do Cantareira Esporte Clube. Chegou a ser titular de times importantes, embora nunca tenha sido um craque. Vaidoso, conquistador e cobiçado pelas mulheres. Ex-namorado de Gabi, que nunca o levou a sério.

Sabina, a Bina (Geórgia Gomide) – Viúva bonita e conservada para a idade, mãe de Marco (Paulo Betti), Luca (Mário Gomes), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri). Exagerada e corajosa, defende o direito de sair com quem quiser, para desespero dos filhos, que não aceitam os relacionamentos da mãe. Ao mesmo tempo, tenta manter os filhos sob as asas dela. Com eles controla a cantina La Tavola de Michele, na Vila dos Prazeres. Está sempre pronta a ajudar os que precisam. Não esconde a preferência por Luca.

Marco (Paulo Betti) – Sério, calado, um pouco melancólico. Sempre correto, não entende como Luca é mais querido do que ele. É formado em advocacia, mas não consegue emprego, por falta de experiência. Ajuda na cozinha e na administração da cantina. Um romântico solitário.

Luca (Mário Gomes) –O favorito da mãe e de todo o bairro. Agitado, franco e inquieto, sempre de bem com a vida. Fugiu de casa para jogar futebol, porque o pai não permitia. Tem muitas namoradas, e está sempre envolvido em confusões. Jogador fracassado por conta do temperamento explosivo, que o leva a se envolver em brigas nos jogos.

Francesco, o Cesco (Paulo Guarnieri) – Brigão, quer mostrar que já é um homem, mesmo sendo mais baixo do que os irmãos. Trabalha na fábrica de perfumes e na cantina, derrete-se todo quando vê uma mulher.

Angelina (Angelina Muniz) – Sensual e charmosa, sonha se casar com alguém que a tire da vida no subúrbio. Namoradeira, faz-se de comportada para os irmãos e a mãe. Trabalha na fábrica de dia e na cantina à noite, mas sempre arruma um jeito de dar suas fugidas, mantendo um romance secreto. Os irmãos não permitem que nenhum homem se aproxime dela.

Marilinda (Matilde Mastrangi) – Amiga de Angelina. Operária da fábrica. Não tem grandes preocupações na vida, e não percebe que a amiga a envolve em suas mentiras.

Jamil (Gianfrancesco Guarnieri) – Solteirão e rival de Oliva, que lhe roubou a namorada na juventude. Dono de uma pequena indústria de essências, guarda o segredo da linha de maior sucesso da CPP. Requintado e solitário, tem uma enfermeira que o acompanha sempre, a incansável Theda Bara (Vic Militello). Amigo de Bina, diverte-se na cantina, disfarçado de músico italiano.

Theda Bara (Vic Militello) – Enfermeira de Jamil, de quem cuida como se fosse uma criança. Vigia todos os passos dele, tornando a vida dele monótona. Guarda uma paixão recolhida por ele.

Giuseppe Ernesto Bertazzo, o Bepe(Luiz Carlos Arutin) – Técnico do time de futebol do Cantareira Esporte Clube, mora há anos na Vila dos Prazeres. Vizinho de Bina, é pai de Bertazzo (Nuno Leal Maia) e Alfredo (Kito Junqueira).

Bertazzo (Nuno Leal Maia) – Jogador de futebol, é amigo de Marco e Luca. Gosta da vida tranquila na vila e das noites animadas na cantina. Não percebe as tramas ambiciosas do irmão, Alfredo.

Alfredo (Kito Junqueira) – Simpático e discreto, está sempre interessado em moças com dinheiro. Formado em administração de empresas, procura um trabalho que lhe dê status e estabilidade financeira.

Clotilde (Regina Casé) – Filha de Barbosa (Gilberto Martinho), é perdidamente apaixonada por Luca. Faz de tudo para conquistá-lo e por isso o persegue.

Barbosa (Gilberto Martinho) – Presidente do Rubro. Obriga Luca a casar com a filha, Clotilde.

*Fonte: Memória Globo