Tony Ramos como José Clementino da Silva na novela Torre de Babel
Denise Saraceni, José Luís Villamarim, Carlos Araújo, Paulo Silvestrini Foto: Jorge Baumann/ Globo. Tony Ramos como José Clementino da Silva Tony Ramos como José Clementino da Silva na novela Torre de Babel

Novela Torre de Babel leva mistério ao Globoplay

Publicado em Novela

Torre de Babel entra para o catálogo do Globoplay trazendo de volta personagens marcantes como Sandrinha e Jamanta, vividos, respectivamente por Adriana Esteves e Cacá Carvalho

A partir desta segunda-feira (3/8), o Globoplay inclui no catálogo os capítulos da novela Torre de Babel, escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Denise Saraceni em 1998. O elenco estelar da novela, calcada no mistério, reúne nomes como Tony Ramos, Glória Menezes, Cleyde Yácones, Tarcísio Meira, Cláudia Raia, Edson Celulari e outros.

A ação de Torre de Babel girava em torno de José Clementino (raro papel de vilão de Tony Ramos), que começa a novela saindo da prisão após cumprir pena pelo assassinato da esposa, após flagrante de adultério. Quando esteve preso, ele traçou um plano para se vingar do empresário César (Tarcísio Meira), que testemunhou o crime e o denunciou à polícia.

César é dono de uma rede de empreendimentos, entre os quais está o shopping Tropical tower. Explodir o centro de compras é um dos planos de Clementino, mas, como ele não é o único desafeto do empresário, o mistério sobre quem pratica o crime é sustentado até o fim do folhetim.

Além de se vingar de César, Clementino tem que reconquistar o amor da filha, Sandrinha (Adriana Esteves, em papel que representou uma virada na carreira dela), que nunca o perdoou por matar a mãe dela. Ambiciosa, a menina faz de tudo para poder subir na vida.

Torre de Babel estreou com tintas fortes em temas como violência, drogas, assassinatos e vingança e acabou assustando a audiência. Silvio de Abreu teve que reorganizar a casa e dar uma cara mais leve a alguns personagens, como Clementino. Isso acabou aumentando a participação de personagens cômicos, elevando a importância de Bina (Cláudia Jimenez), que emplacou o bordão “cala a boca, Luzineide” e Jamanta (Cacá Carvalho), que fez tanto sucesso que voltou em outra novela do autor, Belíssima. A estratégia de Silvio deu certo e a novela terminou sendo um sucesso de audiência.

Relembre os principais personagens de Torre de Babel

José Clementino da Silva (Tony Ramos) – Pedreiro e ex-fabricante de fogos de artifício, filho de Agenor (Juca de Oliveira), pai de Sandra (Adriana Esteves) e Shirley (Karina Barum). Cumpre pena de 20 anos em uma penitenciária de São Paulo por ter assassinado a esposa. Considera sua condenação injusta, e, como César Toledo (Tarcísio Meira) foi testemunha de acusação em seu julgamento, sai da cadeia com o plano de se vingar do empresário. Clementino tem de enfrentar, ainda, as dores de voltar ao convívio da sociedade e ser rejeitado pela filha mais velha, Sandra.

Marta Toledo (Glória Menezes) – Esposa de César, mãe de Alexandre (Marcos Palmeira), Henrique (Edson Celulari) e Guilherme (Marcello Antony). Dona de casa feliz, satisfeita com o casamento e a família. Mas, ao descobrir que seu casamento de tanto tempo não está calcado em bases sólidas, decide mudar de vida radicalmente, passando a desafiar a todos, num tardio e diferente recomeço. Ao longo da trama, envolve-se com Bruno (Stênio Garcia).

Jamanta (Cacá Carvalho) – Foi abandonado na porta do ferro-velho e criado por Agenor. É um tipo ingênuo, quase bobo, mas adora o padrinho acima de tudo – é capaz de fazer qualquer coisa por ele. Tem um tique nervoso, que manifesta toda vez que é contrariado. Apenas Shirley consegue compreendê-lo e ajudá-lo quando a molecada do bairro implica com ele. Guarda muitos segredos e tem inteligência bem mais desenvolvidas do que aparenta. Alimenta um amor platônico por Sandra.

Sandra (Adriana Esteves) – A filha mais velha de José Clementino é má, egoísta, sem caráter, mas bonita e cheia de encantos. Não mora no ferro-velho, prefere dividir um quarto com Bina (Claudia Jimenez) em um cortiço. Sandra quer vencer na vida de qualquer maneira. Trabalha como garçonete no shopping. Ao conhecer Alexandre, conquista o rapaz, usando todos os artifícios da sedução.

César Toledo (Tarcísio Meira) – Empresário rico, cativante, simpático. O excelente pai de família fica abalado pelo reencontro com uma grande paixão do passado, Lúcia (Natália do Vale), com quem passa a viver um amor com a intensidade de um adolescente. A vida dele muda completamente quando o shopping explode, pois tem de se defender da acusação de ser o responsável pela morte de centenas de pessoas e tentar reerguer o império destruído, colocando suas crenças e atitudes em questão.

Henrique Toledo (Edson Celulari) — Primogênito de César e Marta. Homem jovem e bonito, que está à frente dos negócios do pai. Casado com Vilma (Isadora Ribeiro), com quem tem dois filhos, Junior (Caio Graco) e Tiffany (Stephani Neves), Henrique mistura trabalho e família a seus casos extraconjugais, tornando seu dia a dia caótico, cheio de encrencas e alguns negócios mal feitos. Tenta canalizar a energia para os treinos de jiu-jit-su. Com a morte da esposa, fica desorientado e tenta reconstruir a vida.

Shirley (Karina Barum) – Ao contrário da irmã, Shirley é graciosa, terna, enérgica e bondosa. Otimista e feliz por natureza, suporta bem as agruras da vida pobre e difícil que tem. É a única que aceita o pai sem julgamentos, indo visitá-lo na cadeia. Apaixona-se perdidamente por Alexandre, o namorado da irmã, mas sofre com a indiferença dele. No decorrer da trama, envolve-se com Adriano (Danton Mello). Shirley tem um leve defeito na perna que afeta seu caminhar, fruto de um desentendimento com a irmã no passado.

Bina Teixeira (Claudia Jimenez) – Garçonete da lanchonete de Edmundo Falcão (Victor Fasano), é amiga de Sandra, com quem mora em um cortiço. Por pura bondade, acoberta todas as falcatruas da amiga e pensa que é esperta também, mas não passa de ingênua e tola. Recebe uma herança e transforma-se numa dondoca, mas não se desliga das origens. Envolve-se com Gustinho (Oscar Magrini), Boneca (Ernani Moraes) e Falcão.

Gustinho (Oscar Magrini) – É um dos filhos do segundo casamento de Agenor. Mulherengo, sempre apela para um cinismo momentâneo quando surge algum problema. Bruto, pouco inteligente, herdou o mau humor do pai e faz qualquer negócio por dinheiro. Toca violão e acha que pode ser cantor sertanejo, mas só consegue cantar para a lua.

Rafaela Katz (Christiane Torloni) – Estilista e decoradora bonita, elegante, fina, sofisticada, com um ótimo caráter. É grande amiga de Marta e César e promove eventos de moda na loja de sua grife no shopping. Vive há anos uma relação respeitosa, prazerosa e harmoniosa com Leila (Silvia Pfeifer), com quem mora e com quem divide a sociedade da loja. Morre na explosão do shopping.

Leila Sampaio (Silvia Pfeifer) – Bonita, elegante, fina e tão sofisticada quanto Rafaela. Aprendeu com ela a cuidar da administração e das criações da loja. É um pouco mais alegre e divertida do que Rafaela, e tem um senso de humor um pouco mais popular, mas não menos elaborado. Morre na explosão do shopping. A atriz volta à trama como a irmã gêmea de Leila, Leda, que se envolve com César.

Ângela Vidal (Claudia Raia) – É a filha que Marta e César não tiveram. Melhor aluna da faculdade de Administração, foi convidada por Henrique para trabalhar com ele no shopping, tornando-se o braço direito dos Toledo na condução do empreendimento. Mais tarde, descobre apaixonada por Henrique, seu melhor amigo. Profissional competente, ativa, esperta, ela disputa seu lugar no universo masculino de igual para igual.

Agenor da Silva (Juca de Oliveira) – Pai de José Clementino. É um homem rude, trabalhador e mal-humorado, com um relacionamento muito difícil com Clementino, a quem não perdoa por ter sido manipulado pela mulher. Tem alguns segredos, como o de ter escondido um prêmio de loteria que ganhou no passado. É proprietário do ferro-velho onde mora. Só a neta mais nova, Shirley, consegue aliviar sua rabugice, fazendo com que ele até mesmo sorria. É dado como morto na explosão do shopping, mas o corpo nunca apareceu.

Edmundo Falcão (Victor Fasano) – Filho de Diolinda (Cleyde Yáconis), bilionário pernambucano, herdeiro de uma holding que engloba inúmeras empresas. Não tem o menor talento para lidar com negócios e precisa desesperadamente do auxílio de Lúcia Prado (Natália do Vale), por quem é totalmente apaixonado sem ser correspondido. Adora vestir-se na moda, com roupas caras e de grifes famosas. Um playboy dos anos 1990, que transita entre a comédia e o drama.

Clara Simões (Maitê Proença) – Irmã de criação de Marta. Tímida, carrega a dor de ter perdido um filho recém-nascido. Vive na casa dos Toledo como uma espécie de governanta, e como forma de gratidão à família. Quando se apaixona por Clementino, um novo mundo, cheio de contradições, abre as portas para ela.

Celeste (Letícia Sabatella) – Antes de ir para São Paulo, Celeste é prostituta no Mato Grosso. Tem um filho com Guilherme, fruto de um romance rápido com o filho caçula de César. Envolve-se com a família Toledo, mas mantém uma postura ética e correta, não querendo se valer da situação de ser mãe de um herdeiro, e tentando reconstruir sua vida com dignidade.

Guilherme Toledo (Marcello Antony) – Filho caçula de César e Marta. É a ovelha negra da família. Revoltado com o mundo em que vive, tem temperamento esquizofrênico e é viciado em drogas. A autoestima dele é baixa e ele sempre se destrói, deixando a família sem muitas esperanças de que escape de um final trágico. Morre na explosão do shopping.

Diolinda Fernandes Falcão (Cleyde Yáconis) – Mãe de Edmundo, é riquíssima e de origem tradicional. Adora festas, chás de caridade, fotografar para colunas sociais e desfiles de moda. Mas não é uma perua deslumbrada e mantém a sofisticação que herdou dos antepassados. Hipocondríaca assumida, quer a todo custo arrumar uma esposa para cuidar do filho quando ela morrer. Escolheu Lúcia Prado para ocupar o posto. Tem momentos de pura comédia alternados com drama.

Lúcia Prado (Natália do Vale) – Advogada famosa, inteligente, respeitada, bonita, típica mulher de sucesso que, nos anos 1970, colocou a carreira na frente do amor. Reencontra César Toledo, a grande paixão da juventude, e revive com ele todos os sentimentos daqueles tempos. Revê seus princípios e suas opções de vida, tendo, mais uma vez, de decidir entre a carreira e o amor.

Luzineide (Eliane Costa) – Cozinheira da lanchonete Falcão. Faz uma divertida dobradinha com Bina. Não fala nada porque a amiga não deixa, mas é ela que, no final da novela, revela o responsável pela explosão do shopping.

Boneca (Ernani Moraes) – Filho de Agenor, mais machão, rude, enfezado e engraçado que o irmão, Gustinho. Tem este apelido porque diziam que, quando criança, era tão bonito que parecia uma boneca. Seu nome verdadeiro é Ariclenes. Adulto, acabou aceitando o apelido, mas está disposto a brigar com quem chamá-lo num tom pejorativo. Acha o negócio de ser cantor “coisa de boiola”, e gostaria de ser jogador de futebol; mas é péssimo nas peladas que frequenta nos fins de semana. Ao conhecer Bina, apaixona-se por ela e não mede esforços para conquistá-la antes do irmão. Boneca, ao longo da trama, revela o seu dom de cantor.

Vilma Toledo (lsadora Ribeiro) – Esposa de Henrique. Mulher linda, bem cuidada, elegante, típica socialite de família decadente que se casou com milionário. Agitada, fútil, adora festas, ambientes animados e, principalmente, o Rio de Janeiro, o que sempre causa conflitos com a tradicional família paulistana de Henrique. Mesmo sabendo das traições do marido, está decidida a não sair da família de mãos abanando, o que a leva a fazer chantagem, usando os filhos para tirar proveito de tudo. É assassinada no decorrer da trama.

Sarita Teixeira (Etty Fraser) – Tia de Bina, guardiã da sobrinha, com quem sonha sair da pobreza por meio de algum milagre ou da herança que sempre conta que existe. Falante, simpática, sincera e engraçada, proporciona momentos de muito humor ao lado da sobrinha.

Alexandre Toledo (Marcos Palmeira) – Filho do meio de César e Marta. Rapaz com um certo ar de ingenuidade e bondade. Faz pós-graduação em Direito, e está sempre disposto a buscar a justiça por trás dos fatos. Ao contrário do irmão mais velho, tem um comportamento calmo, suave. Envolve-se com Sandra, a quem dedica todo o seu amor, não tendo olhos para a irmã dela, Shirley, que o ama de verdade.

*Fonte: Memória Globo