Novela Top model, com Malu Mader, estreia no Globoplay

Publicado em Novela

Trama de Walther Negrão e Antônio Calmon, Top model faz a alegria dos nostálgicos ao entrar para o catálogo do Globoplay

O ano era 1989 e a música A francesa, na doce voz de Marina Lima, anunciava o início do capítulo de um sucesso da faixa das 19h, a novela Top model, de Walther Negrão e Antônio Calmon. O folhetim, dirigido por Roberto Talma e estrelado por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira, entra nesta segunda-feira para o catálogo do Globoplay.

Malu e Taumaturgo viviam o casal Duda e Lucas. Ela era uma menina de classe baixa de Salvador (BA) que é descoberta por um olheiro e vai virar modelo de sucesso no Rio de Janeiro. Quando faz, sucesso a fama a seduz, subindo à cabeça da mocinha.

Lucas é um grafiteiro romântico que se apaixona por Duda. Mas ele está no Rio de Janeiro escondido, pois é foragido da polícia de São Paulo. O destino dele e de Duda se cruza quando ele vai trabalhar na fábrica de pranchas de Gaspar (Nuno Leal Maia), que também é dono da Kundera, agência que representa Duda.

O elenco de Top model revelou nomes como Gabriela Duarte, Flavia Alessandra e Adriana Esteves, todas na primeira novela. Cecil Thiré, Zezé Polessa, Maria Zilda e Vera Holtz, entre outros, também fizeram a novela.

Lembre os principais personagens de Top model

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia) – Surfista no fim dos anos 1960, amante dos Beatles e dos Rolling Stones. Bom caráter, simpático, tipo do homem que ama as mulheres, só que elas não correspondem a esse amor. As três esposas o abandonaram, largando com ele os filhos Elvis (Marcelo Faria), Jane (Carol Machado), Ringo (Henrique Farias), Olívia (Gabriela Duarte) e Lennon (Igor Lage). Excelente pai, tem um lado brincalhão e juvenil, que encanta as crianças. Quer casar mais uma vez, para ter uma companheira que o ajude com os filhos. Trabalhador e competente. É filho de Morgana (Eva Todor) e irmão de Alex (Cecil Thiré).

Alex Kundera (Cecil Thiré) – É o oposto do irmão Gaspar. Viúvo inteligente, cerebral, frio e determinado, para quem as mulheres são apenas objetos de desejo. Ou de trabalho. Ao criar as top models, apaixona-se pela própria criação, não pelas pessoas. Yuppie bem sucedido, rico e extremamente competente. Tem o lado psicótico de todo vilão, mas não deixa de ser simpático, por sua evidente solidão e pela amargura interior. Pai de Alex Junior (Rodrigo Penna).

Duda Pinheiro (Malu Mader) – Sensual, esportiva, independente, impulsiva, “cabeça quente”, inteligente e engraçada. Capaz de gestos irrefletidos. Consegue manter uma admirável resistência às investidas neuróticas da mãe dela, Cleide (Suzana Faini). Até ser descoberta como top model, gosta de ir a festas, namorar e dançar. A nova carreira faz com que mude radicalmente e descubra a sofisticação, o glamour e o sucesso. Apaixona-se por Lucas (Taumaturgo Ferreira), mas não quer abrir mão do mundo que Alex lhe oferece.

Lucas Pasolini (Taumaturgo Ferreira) – Grafiteiro paulista, um artista das ruas, introvertido e solitário. Romântico, vive um pouco à margem dos padrões normais. Envolve-se em um crime quando tenta conseguir dinheiro para tratar da mãe, que acaba morrendo. Foge para o Rio em busca de um pai desconhecido, atrás de uma pista que a mãe escreveu antes de morrer: Zana. Conhece Gaspar e vai trabalhar com ele, pintando pranchas de surf. Apaixona-se por Duda.

Jane Fonda (Carol Machado) – Filha de Gaspar, sua amiga secreta e confidente. De temperamento esquentado, está na fase em que meninos e meninas são inimigos, e vive em perpétua briga com o primo e namorado Júnior.

Elvis Presley (Marcelo Faria) – Filho mais velho de Gaspar. Protótipo do surfista atlético, saudável e ignorante, mas muito boa gente. Com talento inato manual, conserta as coisas da casa. Fissurado pela namorada, Tininha (Adriana Esteves).

Olívia Newton-John (Gabriela Duarte) – Filha de um casamento anterior de uma das ex-mulheres de Gaspar, vive com ele e seus filhos, completamente integrada à família. A menina que todo rapaz gostaria de namorar. Descobre o amor quando conhece Artur (Jonas Torres). A paixão dela por ele tem a intensidade e a tragédia de um Romeu e Julieta.

Ringo Starr (Henrique Farias) – Filho de Gaspar. Está naquela idade em que só pensa em sexo o dia inteiro. Malandro, esperto e intelectual, lê mais do que toda a família junta. Preocupa-se com a situação financeira do pai, sendo mais responsável do que ele. Tem uma relação especial com o irmão menor, Lennon (Igor Lage).

John Lennon (Igor Lage) – Caçula de Gaspar (Nuno Leal Maia). Mimado pelo pai e pelos irmãos. Vive aventuras fantásticas com seu amigo inseparável, o cachorro Maradona. Muito ligado a Ringo, que é quem toma conta dele.
Marisa (Maria Zilda Bethlem) – Casou-se com Gaspar imaginando uma ascensão rápida, mas se deu mal. Tem um filho com ele, Lennon (Igor Lage). Abandona Gaspar para se casar com Alex, numa tentativa desesperada de melhorar de vida, frequentando altas rodas. Foi modelo antes do primeiro casamento e, como sabe o que deve ser feito para fabricar uma top model, Alex a usa para lançar Duda.

Florinda (Regina Duarte) – Mãe de Olívia . Fotógrafa profissional e militante política, viajou pelo mundo afora, conhecendo pessoas importantes em vários países.

Belatrix/ Maria Regina (Rita Lee) – Maria Regina adotou o nome esotérico em homenagem à vigésima estrela da constelação de Gêmeos. É mãe de Ringo Star e Jane Fonda.

Bárbara Ellen (Susana Vieira) – Mãe de Elvis. Herdeira de poços de petróleo, de uma rede de hotéis e de uma produtora audiovisual, a milionária não pensava em deixar Dallas para viver no Brasil e veio ao país apenas para impedir o casamento de seu filho com Tininha.

Saldanha (Evandro Mesquita) – Melhor amigo de Gaspar. Como ele, um surfista da antiga. Tem um trailer, onde mora, e vende sucos e sanduíches naturais na praia. Ninguém sabe, mas é formado em direito, obrigado pela família. Apaixonado por Naná (Zezé Polessa).

Naná (Zezé Polessa) – Solitária na cidade grande, vive na pobreza, batalhando de cabeça erguida e levando a vida com muito humor. Para ajudar os outros, mete-se em várias confusões. Tem uma paixão platônica e frustrada por Gaspar.

Milu (Cinira Camargo) – Manicure, com quem Ringo tem fantasias eróticas e por quem acaba se apaixonando, mesmo ela sendo bem mais velha que ele.

Tininha (Adriana Esteves) – Namorada de Elvis. Típica gatinha de surfista, esportiva, bronzeada. É totalmente submetida a Elvis, fazendo tudo o que ele manda.

Dona Norma (Yara Côrtes) – Avó de Tininha. Senhora trabalhadora e de bom coração, faz o possível para vigiar a neta.

Tânia (Flávia Alessandra) – Amiga de Tininha, aspirante a modelo.

Morgana (Eva Todor) – Mãe de Alex e Gaspar. Esperta e empreendedora, mas aventureira. Vive metida em golpes e pequenos vícios, como a mesa de jogo.

Baby (Felipe Carone) – Trambiqueiro e bon vivant, forma uma dupla com Morgana em seus golpes de mestre.

Jacques Dupont (Jonas Bloch) – Pai de Artur (Jonas Torres) e marido de Lia (Denise Del Vecchio). Advogado e assessor de Alex. Amargurado com o problema do filho, condenado à morte devido a uma doença incurável, tenta tornar seus dias melhores.

Lia Dupont (Denise Del Vecchio) – Dona de casa, elegante. Forma com o marido e o filho a família mais tradicional da trama. Mas a harmonia está para ser destroçada com a doença de Artur.

Artur (Jonas Torres) – Conhece o amor quando encontra Olívia (Gabriela Duarte), com quem vive uma paixão comovente. Ao descobrir que tem uma doença fatal, sofre uma transformação violenta.

Simone Bourier (Jacqueline Laurence) – Francesa radicada no Brasil. Governanta da casa de Alex, por quem é secretamente apaixonada. Solteira, tem um passado misterioso. Vive em guerra aberta com Alex Júnior.

Junior (Rodrigo Penna) – Filho de Alex. Leva todos em casa à loucura. Fissurado em filmes de terror, adora torturar a governanta Simone. Tem asma e vive com uma bombinha na mão. Adora o tio Gaspar e passa a maior parte do tempo na casa dele. Vira um aliado de Duda e Lucas no difícil relacionamento dos dois.

Cida (Drica Moraes) – Empregada de Alex. Muito engraçada, vive aterrorizada entre o domínio de Simone, as chantagens de Júnior e as tentativas do namorado Wanderley (Fábio Pillar), que quer levá-la de volta para sua terra.

Marvin Gaye (Miguel Magno) – Engraçado, espirituoso, desses rapazes que circulam pelo mundo da moda, sem ser afetado. Confidente das mulheres, mas não as paparica. Trabalha na loja de Alex e vira aliado de Duda.

Glória (Márcia Couto) – Gerente da loja de Alex. É bonita, elegante e simpática. Amiga de Marvin, teve um caso com Jacques.

Cleide (Suzana Faini) – Mãe de Duda. Viúva batalhadora. Costureira de madame, lutou a vida inteira para dar tudo à família, mas se transformou em uma mulher amarga. Chantagista, neurótica e manipuladora, atribui a si própria o sucesso da filha.

Suzana (Marília Pêra) – Participação especial. Mãe de Lucas. Teve um envolvimento com Gaspar e Alex no passado, sendo que um deles é o pai do rapaz. Morre vítima de problemas respiratórios depois que o filho se envolve no assalto para conseguir dinheiro para levá-la ao médico.

Silas (Luiz Carlos Arutin) – Detetive aposentado, investiga o crime de Grilo e Lucas.

Giulia (Alexandra Marzo) – Filha de Silas. Apaixona-se por Lucase passa a disputá-lo com Duda.

Grilo/ Paulo Otávio (Chiquinho Brandão) – Marginal paulista, amigo de Lucas. Por causa dele, que matou um homem durante o assalto, Lucas foge para o Rio.

Irma Lamer (Vera Holtz) – Envolve-se com Alex por interesse, para dar-lhe um golpe

Carla (Suzy Rêgo) – Ex-top model da confecção de Alex. Perdeu seu lugar quando ele descobriu que ela era casada com Raul (Alexandre Frota).

Raul (Alexandre Frota) – Fotógrafo da empresa de Alex. Casado com Carla (Suzy Rêgo).

Rose (Cissa Guimarães) – Amante de Jacques. Passa a infernizar a vida de Lia.

Felipe (Marcello Novaes) – Namorado de Duda antes de ela ir para o Rio.

Clarice (Ilka Soares) – Mãe de Felipe. Cliente de Cleide.

Nascimento (Antônio Grassi) — Advogado mau-caráter, amante e comparsa de Irma Lamer. Infiltrado na Covery para ajudá-la no plano contra Alex.

Wanderley (Fabio Pillar) — Caminhoneiro, noivo de Cida. Dá carona para Lucas até o Rio. Vira motorista de Alex para ficar perto de Cida.

Big Loira (Maria Gladys) — Parceira de crimes de Grilo.

*Fonte: Memória Globo