beijo5

Novela O beijo do vampiro estreia no Viva. Relembre os personagens

Publicado em Novela

Uma das novelas mais pedidas pelo público do Viva, O beijo do vampiro tem Tarcísio Meira em raro momento de comédia. Estreia é nesta segunda-feira (28/2), às 12h30

Nem sempre vampiros são sinônimo de tramas sombrias e de terror na telinha. A novela O beijo do vampiro (2002), de Antonio Calmon, está aí para provar isso. O folhetim de Antônio Calmon com direção de Marcos Paulo e Roberto Naar era um dos mais pedidos pelo público do canal Viva e estreia nesta segunda-feira (28/2), com reprise no dia seguinte à 1h15.

Solar e com os dois pés na comédia, O beijo do vampiro traz vampiros que usam protetor solar, cremes contra queimaduras de água benta, bebem sangue importado da Suíça e não mordem crianças, idosos ou gestantes. Na trama, Zeca (Kayky Brito), é filho do maior vampiro do mundo Boris (Tarcísio Meira), mas não sabe disso. Ele foi criado por Lívia (Flávia Alessandra) e Beto (Thiago Lacerda). O problema é que o 13º aniversário dele está chegando e, com ele, os primeiros sinais de poderes, como ler pensamentos e dominar vampiros com o poder da mente.

O elenco de O beijo do vampiro, entre outros, ainda traz Glória Menezes, Claudia Raia e Julia Lemmertz.

Relembre os personagens de O beijo do vampiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Duque Bóris/ Igor Pivomar (Tarcísio Meira) – Com 800 anos de idade, sua origem perde-se no tempo. Poderoso, inteligente e experiente, “viajando” através dos séculos, Bóris é um vampiro que adquiriu elegância e um comportamento aristocrático. Seu grande objetivo é ter um descendente, já que a raça dos vampiros está praticamente dizimada no planeta. No entanto, por mais que alegue sua necessidade de ser pai ou de impedir a extinção de sua espécie, as motivações de Bóris são bem mais egoístas e sombrias. Segundo o Código dos Vampiros, se, ao completar seus primeiros 800 anos, ele não tiver um herdeiro, que possa dominar e incorporar (ou encarnar), ele deixa de ser um vampiro de primeiro escalão e desce para posição inferior na escala hierárquica. Ou seja, apesar de suas juras de amor ao filho Zeca (Kayky Britto), no fundo, ele deseja tomar posse do menino assim que ele se tornar um vampiro. Entretanto, apesar de seu egoísmo e crueldade, Bóris é, no fundo, um personagem simpático e bem-humorado. Ele se esforça para conquistar o filho – uma das condições para que ele possa encarnar no menino é que este o ame verdadeiramente. Bóris é também uma figura extremamente romântica, sedutora e sensual. Ele atrai todas as mulheres de forma quase hipnótica, menos a que mais deseja, Lívia (Flávia Alessandra), seu amor imortal, a reencarnação de uma paixão de séculos atrás, quando ainda era o duque Bóris, um selvagem da época medieval. Para aproximar-se de Lívia, Bóris, nos dias atuais, aparece como Igor Pivomar, um empresário que detém o licenciamento de tudo o que está relacionado a vampiros. Para tentar conquistar, de uma vez por todas, sua eterna amada, o vampiro toma posse do corpo do jovem arquiteto Rodrigo (Alexandre Borges). Bóris tem uma fiel companheira, a vampira Mina (Claudia Raia).

Princesa Cecília/ Lívia (Flávia Alessandra) – Lívia é uma bela mulher, discreta, naturalmente elegante, casada com Beto (Thiago Lacerda) e mãe de três filhos – Zeca (Kayky Britto), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira). Apaixonada pelo marido e dedicada aos filhos, Lívia não se importa em dar o dinheiro herdado da família para Beto realizar seus sonhos profissionais. É uma mulher brincalhona, espontânea e sem frescuras. Após a morte inesperada de Beto, revela-se uma pessoa de forte personalidade, trabalhadora, esforçada, generosa, solidária e muito firme diante de qualquer ameaça à sua família e a seus princípios. Lívia enfrenta sua nova condição financeira, aceitando qualquer tipo de emprego e acumulando funções, algumas bem abaixo do seu status. Em outra vida, Lívia foi a princesa Cecília, casada com o conde Rogério e também a paixão do duque vampiresco Bóris. Nos dias atuais, após a morte de Beto, Lívia fica um bom tempo presa às lembranças do marido e demora a reagir às insistentes aproximações de Augusto (Marco Ricca), a quem só vê como amigo e benfeitor. Mais adiante, porém, demonstra interesse por Rodrigo (Alexandre Borges), sem saber que ele é um disfarce do vampiro Bóris. No decorrer da novela, descobre-se que Zeca não é filho de Lívia e Beto, mas sim de Bóris com uma amante. Assim que nasceu, ainda na maternidade, Bóris colocou Zeca no lugar do filho verdadeiro de Lívia, Renato (Thiago Farias), deixado em um orfanato.

Conde Rogério/ Beto (Thiago Lacerda) – Além de apaixonado pela esposa, Lívia, Beto é um pai exemplar, um homem de bom coração, carinhoso e atencioso, porém, sem talento para os negócios. Para realizar seus sonhos profissionais, acaba gastando todo o dinheiro que Lívia herdou e, ao morrer em um acidente provocado por Bóris, deixa toda a família em péssimas condições financeiras. A paixão de Beto por Lívia teve início em uma vida passada, quando ele ainda era o conde Rogério.

Zeca (Kayky Brito) – Foi criado como filho de Lívia e Beto, mas, na verdade, é filho do vampiro Bóris . Assim que nasceu, o menino foi colocado no lugar de Renato, filho legítimo do casal. Zeca tem excelente índole, é um ótimo filho e adora os irmãos mais novos. É um jovem carinhoso e amado pelos pais. Seus problemas começam a surgir quando descobre que é um vampiro e que, na verdade, é filho de Bóris. Além de começar a ter poderes, como ler pensamentos, ouvir através das paredes e dominar grandes vampiros com o poder da mente, Zeca passa a receber visitas constantes de seu pai, a quem odeia, e a ser ameaçado pela enciumada Mina (Claudia Raia), a mulher de Bóris. Zeca faz tudo o que pode para proteger a família das garras dos vampiros, mas, com a proximidade de seu 13° aniversário, trava uma batalha contra seus instintos. Convive com uma briga interior entre o Bem e o Mal, entre os instintos cruéis e predatórios, que herdou de Bóris, e os valores positivos que lhe foram passados por Lívia e Beto.

Mina (Claudia Raia) – É uma vampira relativamente jovem, culta e espirituosa. Foi conduzida ao mundo sobrenatural em algum momento do século 19, seduzida, corrompida e vampirizada por Bóris. Mina era uma das grandes atrizes de Paris de sua época, contemporânea e rival de Sarah Bernhardt. Correspondeu com prazer à atração de Bóris, tornando-se sua companheira e cúmplice por mais de um século. Mina é cruel e engraçada, assim como seu amado.

Marta (Júlia Lemmertz) – Cega devido a um acidente de carro provocado, involuntariamente, por ela mesma. Sua irmã, Laura (Bianca Byington), morreu na tragédia. É uma mulher bonita e interessante, mas uma pessoa quase insuportável. De alma árida, severa e exigente, é incapaz de dar a Beatriz (Cecília Dassi) e a Guilherme (Bernardo Castro Alves), seus sobrinhos, o que mais lhes falta: carinho materno. Apaixonada por Augusto, seu cunhado, faz tudo para afastar qualquer mulher que venha a se aproximar dele. Sua grande rival é Lívia, a quem não suporta por saber do amor que o cunhado sente pela moça.

Rodrigo (Alexandre Borges) – Rodrigo é um arquiteto bem-humorado, engraçado, bonitão e envolvente. Conhece Lívia através de Augusto, mas não se sente atraído por ela, afinal está completamente apaixonado por Lara (Deborah Secco). Como se decepciona com a amada, no entanto, resolve dar fim ao relacionamento. Rodrigo, funcionário de Igor Pivomar, é transferido para Maramores e, em um determinado momento da trama, é possuído pelo vampiro Bóris. O plano do vilão é usar a aparência de Rodrigo para se aproximar de Lívia. Ele só não imaginaria que Rodrigo se apaixonaria perdidamente pela moça.

Renato (Thiago Farias) – Filho verdadeiro de Lívia e Beto. Renato foi deixado em um orfanato e virou menino de rua. Zeca tenta proteger Renato das garras de Bóris. O poderoso vampiro, no entanto, decide devolver Renato a sua mãe verdadeira, para que, talvez assim, Lívia deixe Zeca de lado. Antes de Zeca conseguir se aproximar de Renato em uma rua no Rio de Janeiro, Bóris manda Godzilla (Tony Tornado) sequestrá-lo e levá-lo para Maramores, local onde Lívia mora com seus filhos.

Zoroastra (Glória Menezes) – Apaixonada pela filha, Lívia, e pelos netos. No decorrer da novela, descobre ser avó de Renato e não de Zeca. Zoroastra é uma senhora extravagante, engraçada e dona de uma pequena pensão em Maramores. É uma dessas pessoas excêntricas, fascinada pelo esoterismo e uma estudiosa de alquimia. Possui certos poderes mediúnicos, mas ainda não aprendeu a controlá-los, o que acaba provocando algumas confusões. Torna-se uma pessoa fundamental na vida de Lívia, após a morte de Beto (Thiago Lacerda), e, com a chegada de Galileu (Luis Gustavo) à cidade de Maramores, acredita ter encontrado, finalmente, o seu grande amor. Os dois travam uma grande luta contra os vampiros.

Galileu/ Herculano van der Burger (Luis Gustavo) – Personagem irresistivelmente cômico. É viúvo e tem um único filho, Bartô (Tato Gabus mendes), a quem adora, apesar de ele ser um incompetente atrapalhado, sem rumo na vida. Além do dinheiro da família, Galileu herdou também um legado nada agradável: seus antepassados, na Europa, eram famosos caçadores de vampiros, e ele é descendente direto do Dr. Van der Burger (Luis Gustavo), um caçador de vampiros que morreu do coração ao ficar cara a cara com Bóris (Tarcísio Meira). As “armas” de combate aos vampiros foram passando de geração em geração, de pai para filho, até chegar a Galileu. Sua caçada inicia-se quando, em sonho, descobre o que aconteceu com seu parente, o Dr. Van der Burger. A partir daí, Galileu resolve pesquisar a vida de Mina. Acaba por encontrá-la, envelhecida, em um museu e, sem saber de que se trata da vampira má, Galileu acaba convidando-a para visitar sua casa – segundo o Código dos Vampiros, estes seres só entram na casa das pessoas após serem convidados. Vira seu refém depois que Mina morde Bartô e passa a chantageá-lo: quer que Galileu mate Zeca. Esse, por sua vez, pede a Galileu que proteja Zeca das garras de Mina. A partir daí, o caçador de vampiros se envolve em uma grande confusão com os seres malévolos, até o dia em que encontra um jeito de exterminá-los de uma vez por todas. Paralelamente, Galileu faz tudo para alimentar seu filho Bartô com iguarias “vampíricas”, para que ele não saia às ruas mordendo pessoas. No dia em que chega a Maramores, Galileu se depara com Telma (Ana Rosa) e fica impressionado com a semelhança existente entre ela e sua esposa, Iolanda (Ana Rosa).

Augusto (Marco Ricca) – Homem de bela e romântica aparência, culto e herdeiro da mais importante família da cidadezinha onde hoje é promotor. Augusto é um idealista, de altos princípios morais, generoso, extremamente carinhoso com os filhos, que foi obrigado a criar sozinho desde a morte da esposa, Laura, em um acidente. Não permaneceu viúvo por amor à falecida, mas porque acreditava na possibilidade de reconquistar Lívia, a quem amou e perdeu para Beto. Com a volta dela para a cidade, faz tudo para conseguir se reaproximar dela, porém, inicialmente, em vão. Além de seus dois filhos, mora também com sua cunhada Marta, loucamente apaixonada por ele. Augusto é um homem de poucas palavras, de aspecto triste e sombrio. Carrega a culpa pela morte da esposa, porque, além de ter se casado sem amor, foi após uma briga entre eles que ela, perturbada, decidiu abandoná-lo, partindo de carro com as crianças e Marta; sofreu, então, o acidente que ocasionou sua morte, a cegueira de Marta e a paralisia de Guilherme.

Amélie (Betty Gofman) – Amélie foi vampirizada por Mina em um salão de beleza. Juntas, elas vivem uma cumplicidade sem igual. Engraçada, moderna e insaciável, Amélie adora se “enroscar” em diversos pescoços masculinos e se envolve com os mais variados tipos “vampirescos”, entre eles: Bartô, Godzilla (Tony Tornado) e o Monstro do Espelho (Guilherme Piva).

Victor (Gabriel Braga Nunes) – Victor é metido a galã. É um vampiro aristocrático, da primeira hierarquia dos vampiros, sombrio, mau, ambicioso e que adora morder pescoços de belas mulheres. É o primeiro a chegar à cidade de Maramores, a pedido de Bóris, e tenta conquistar Ciça (Bianca Castanho), a fisioterapeuta da região.

Petra van Preta (Rosane Gofman) – A ginecologista vampiresca Petra Van Preta é bem-humorada e reconhecida internacionalmente por ter conseguido ajudar uma vampira de 800 anos a engravidar. É, sem dúvida, uma profissional de credibilidade dentro de sua especialidade. Ela é a responsável por acompanhar e zelar pela gravidez da vampira Mina, além de garantir momentos engraçados na trama, como quando demonstra ter a sexualidade aflorada: “À noite, todos os pardos são gatos.”

Ezequiel (Celso Frateschi) – Reencarnação do frei Abelardo – rival de Bóris na época medieval. Ezequiel vem para Maramores como o arquiteto designado para a reforma da Igreja da cidade. Mas ele tem a missão de ajudar Zeca e espalhar o Bem pela cidade que foi invadida pelos vampiros.

Monstro do Espelho (Guilherme Piva) – O personagem é prisioneiro de um grande espelho, tendo sido transformado em escravo por Bóris. O Monstro ajuda o vampiro a se manter informado sobre o que está acontecendo no mundo e lhe dá notícias mais específicas sobre, por exemplo, Lívia e sua família ou sobre qualquer outra pessoa ou ser do interesse do vampiro. O Monstro do Espelho tem um tom servil, de submissão e de “puxa-saquismo”, mas, no fundo, odeia Bóris.

Guilherme (Bernardo Castro Alves) – Guilherme é um menino doce, extremamente inteligente, meigo e que vive preso a uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente de carro, que provocou a morte da mãe e a cegueira da tia. Por conta de sua saúde frágil, é sempre objeto de constante preocupação de Augusto. O menino é um mini-intelectual, um internauta fanático e vive pregado ao monitor de seu computador. É Guilherme quem ajuda Zeca, seu melhor amigo, a desvendar todos os mistérios sobre o mundo dos vampiros.

Armando (Eduardo Galvão) – Arnaldo venceu a origem humilde e se tornou o mais importante comerciante de Maramores. Aparenta ser simpático e generoso, mas é claramente um homem magoado. Foi abandonado pela esposa com um filho ainda pequeno, Baratão (Celso Bernini), hoje um jovem da cidade. Essa história de traição e abandono só fez aumentar a sua popularidade. Há tempos, inutilmente, tenta conquistar Marta, que o rejeita por conta de sua origem pobre, embora o use sempre que necessário. Armando adota, publicamente, postura e propostas de um empresário moderno e progressista, mas, no fundo, é um homem egoísta e muito ambicioso. Defensor do progresso a qualquer custo, tem planos radicais para Maramores e detesta o lado humanista de Augusto. Hipócrita, faz o gênero afável, fingindo-se amigo do promotor.

Lara (Deborah Secco) – Lara é uma mulher sensual, ardente, vaidosa e apaixonada pelo namorado Rodrigo. Os dois acabam terminando o romance e, no desenrolar da novela, Lara é “vampirizada” por Bóris, passando a formar um par incrivelmente sensual com Victor (Gabriel Braga Nunes).

Bartô (Tato Gabus Mendes) – Bartolomeu é motivo de decepção para seu pai, Galileu. Além de ser mimado, preguiçoso, pretensioso, enfim, um tremendo de um vagabundo, é um compositor medíocre, sem a menor vocação musical e poética. É boa pinta, boêmio, notívago, farrista e mulherengo, mas, sobretudo, é uma criança grande. Certamente, viveria assim até o fim dos seus dias se a vampira Mina não o mordesse e o usasse para obrigar Galileu a perseguir e destruir o herdeiro de Bóris, o jovem Zeca. Bartô se torna um vampiro, mas, curiosamente, mantém toda a sua incompetência humana na nova existência.

Professor Antunes (Mário Schoemberger) – Professor Antunes é um excelente mestre e um profundo conhecedor de Literatura e dos intrincados meandros da Língua Portuguesa. É um solteirão solitário, apaixonado por Telma.

Nadir (Zezé Motta) – Mulher bonita, de temperamento forte e corajoso e de enorme coração. Nadir trabalha como empregada doméstica de Lívia, mas a amizade entre as duas é tão forte que Lívia a considera uma irmã e, às vezes, até uma mãe.

Lucinha (Maytê Piragibe) – Lucinha é uma moça humilde, de família pobre, simples, sonhadora e quase cômica em seu desamparo, provincianismo e falta de informação. É bonita e sensual, chamando a atenção de Baratão pelos seus atributos físicos.

Ciça (Bianca Castanho) – Ciça, uma moça séria, discreta e aplicada, é filha de Telma, trabalha no posto médico com o Dr. Carlos (Sérgio Menezes) e cuida da fisioterapia de Guilherme. A jovem é ex-namorada de Roger (Mário Frias) e apaixonada pelo vampiro Victor, o que a impede de perceber que a pessoa que a ama de verdade está ao seu lado: o Dr. Carlos.

Carlos (Sérgio Menezes) – Médico da cidade de Maramores. Carlos tem bom caráter, é caridoso, abnegado em sua profissão, carismático, bondoso e gentil. Ama Ciça em segredo, mesmo sabendo que ela não o ama.

Pedrão/ Godzilla (Tony Tornado) – Ao tentar assaltar Bóris, Pedrão é mordido pelo poderoso vampiro e se torna Godzilla, seu segurança.

D. Carmem (Eloísa Mafalda) – Professora há meio século, totalmente dedicada à sua profissão. Pelas mãos dela passaram quase todos os habitantes de Maramores. D. Carmem é mãe de Mirtes (Íris Bruzzi) e incentiva Lucinha a estudar.

Roger (Mário Frias) – Ex-namorado de Ciça, é metido a galã e adora uma confusão. Ele é o melhor amigo de Baratão, mas não pensa duas vezes em dar em cima de Lucinha, a paixão do amigo.

Telma (Ana Rosa) – Mulher de personalidade forte, de linguagem áspera e irônica, amargurada, moralista e com profundo ressentimento dos homens. Sozinha, mantém funcionando o único posto de gasolina da cidade, herdado do marido que a abandonou. Tem uma única filha, Ciça, a quem adora acima de tudo. Tenta protegê-la a qualquer custo das investidas do vampiro Victor. É uma mulher totalmente despida de vaidade, que vive para o trabalho no posto de gasolina.

Juninho (Guilherme Vieira) – Ainda vive no mundo mágico da infância e está no estágio de descoberta do mundo. Sempre interpreta ao pé da letra frases como “tirar o cavalinho a chuva”, “amarrar o bode”, “colocar a boca no trombone”, entre outras. Toda vez que alguém pronuncia uma frase desse tipo perto dele, imediatamente sai um balão de pensamento da cabeça do menino, onde ele reproduz, literalmente, o que está sendo dito, atitude que arranca muitas risadas de seus irmãos. No decorrer da novela, descobre que é irmão de Renato e não de Zeca.

Matilde (Claudia Mauro) – Empregada de Armando e a “guardiã” de Lucinha, em Maramores.

BEATRIZ(Cecília Dassi) – Inicialmente, é totalmente dominada por sua tia Marta, de quem herdou alguns defeitos. É vaidosa, fútil, orgulhosa e prepotente, julgando-se uma princesa. Tem um humor ácido e destrutivo, mas as boas qualidades que herdou do pai e da mãe acabam por prevalecer.

BARATÃO(Celso Bernini) – Baratão é um jovem simpático, amigo de Roger e apaixonado por Lucinha.

Gracinha (Maria Gladys) – Simpática e divertida, Gracinha é a garçonete do bar-restaurante de Mirtes, tendo conhecimento de todas as preferências dos fregueses. Ela e a patroa formam uma dupla de fofoqueiras.

Tetê (Renata Nascimento) – Menina esperta, inteligente e muito apegada aos irmãos. Sofre muito com a morte do pai, mas faz tudo para deixar a mãe feliz. Tetê sente um carinho especial por Guilherme, filho de Augusto.

Mirtes (Íris Bruzzi) – Mulher despachada, cheia de iniciativa e dona de um bar-restaurante. É uma espécie de jornal ambulante e sabe todas as fofocas da cidade de Maramores. Mirtes é uma boa pessoa, sem maldade, mas, às vezes, fala demais.

Fonte: Memória Globo