Lima Duarte e Zilda Cardoso como Dom Lázaro e Elza na novela Meu bem, meu mal
Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury, Ricardo Waddington Lima Duarte e Zilda Cardoso como Dom Lázaro e Elza Lima Duarte e Zilda Cardoso como Dom Lázaro e Elza na novela Meu bem, meu mal

Novela à moda antiga, Meu bem meu mal chega ao Globoplay

Publicado em Novela

Com texto de Cassiano Gabus Mendes, Meu bem, meu mal tinha Lima Duarte como um dos destaques do elenco

Traição, vingança, triângulos amorosos e uma pitada de humor. A receita para o clássico folhetim é seguida à risca em Meu bem, meu mal, novela de Cassiano Gabus Mendes que entra nesta segunda-feira (28/9) no catálogo do Globoplay. Exibida originalmente em 1990, a trama tem direção de Paulo Ubiratan e ficou marcada pelo personagem de Lima Duarte, Dom Lázaro Venturini.

Empresário bem-sucedido, Dom Lázaro sofre um derrame ao descobrir um caso da nora Isadora Venturini (Sílvia Pfeifer) com o sócio dele, Ricardo Miranda (José Mayer). O caso deles tem mais peso para Lázaro porque o filho dele e marido de Isadora, Cláudio (Herson Capri), havia morrido há pouco tempo. Além disso, Ricardo é fruto de uma traição da esposa de Lázaro no passado, o que é um segredo para outros personagens até então.

Meu bem, meu mal foi um marco na carreira de Silvia Pfeifer, lembrada até hoje pela personagem. Além dela e de Ricardo, a vingança de Patrícia (Adriana Esteves) contra Ricardo movimenta a trama. Ele foi um dos responsáveis pela ruína do pai dela, Felipe (Armando Bógus). Mas é claro que, no meio do caminho, a moça se apaixona pelo vilão.

O elenco de Meu bem, meu mal ainda tinha como um dos destaques Isis de Oliveira como a divertida e vingativa Mimi Toledo. Mas a atriz saiu da novela no meio, deixando a trama meio que à deriva. Além dela, Jorge Dória, Zilda Cardoso e Marcos Paulo foram elogiados e o bordão “divina Magda”, de Porfírio (Guilherme Karan), eternizado.

Relembre os principais personagens de Meu bem, meu mal

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte) – Patriarca da família e maior acionista da Venturini Designers. Homem duro, amargo, ressentido com as decepções que sofreu na vida, como a traição de um sócio e o adultério da esposa, Maria Helena. É pai de Cláudio (Herson Capri), avô de Vitória (Lisandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção) e sogro de Isadora (Sílvia Pfeifer). Quer controlar a todos, o que gera atritos, principalmente com a neta.

Cláudio Venturini (Herson Capri) – Sofre um derrame fulminante e morre no começo da novela. Apesar de não terem muita ligação, Lázaro sente a perda do filho. Trabalhava na empresa, sem qualquer participação nos lucros ou poder decisório.

Isadora Venturini (Sílvia Pfeifer) – Viúva de Cláudio. Isadora é uma mulher bonita e elegante, mas dissimulada, dominadora e ambiciosa. Sabe que o sogro, Dom Lázaro, não lhe dará o lugar do marido na empresa depois da morte súbita dele, por isso é capaz de tudo para conseguir o cargo. Tenta controlar os filhos e manipulá-los contra o avô. É a amante de Ricardo (José Mayer).

Ricardo Miranda (José Mayer) – Acredita-se que seja filho da falecida mulher de Dom Lázaro e do ex-sócio dele. É um homem ambicioso, inescrupuloso. O viúvo tem loucura pela filha Jéssica (Mylla Christie), que apronta muitas confusões, para seu desespero. Ele é suspeito de ser responsável pela morte da ex-mulher, apesar de não terem conseguido provar nada contra ele. A vida dele sofre uma reviravolta quando herda 30% das cotas da Venturini Designers. Quer o poder a qualquer custo e não cede às investidas de Lázaro, que o quer ver longe da empresa e sem as ações que possui. Com a chegada de Valentina (Yoná Magalhães), que volta da Europa para assumir o lugar de Cláudio, a briga se torna mais intensa. Ricardo é amante de Isadora e os dois almejam o poder.

Valentina Venturini (Yoná Magalhães) – Irmã de Dom Lázaro. Com a morte do sobrinho, é chamada de volta ao Brasil – estava morando na Europa – para assumir o lugar dele na empresa. É fechada e fria e que tem grande carinho pelo irmão. Por trás de sua aparência austera, no entanto, esconde uma vida bem diferente da que leva em família. Valentina se torna um obstáculo para Isadora e Ricardo na luta pelo poder dentro da Venturini Designers.

Marco Antônio Venturini (Fábio Assunção) – Filho de Isadora e Cláudio. Submete-se completamente ao domínio da mãe, que, inclusive, o afasta de sua namorada, Fernanda (Lídia Brondi). Aliás, sempre cede à vontade dos outros, o que o leva a se sentir esmagado, oprimido.

Vitória Venturini (Lisandra Souto) – Filha de Isadora e Cláudio. Vitória tem forte personalidade, não se dobrando aos apelos da mãe e do avô, atitude bem diferente da do irmão. A jovem é rebelde, firme e teimosa. É do tipo que só faz o que tem vontade. Envolve-se com Doca (Cássio Gabus Mendes), sem saber que o rapaz a está usando como parte de um plano de vingança de Berenice (Nívea Maria). Ela quer fazer a filha de Isadora sentir o mesmo que sua filha Fernanda sentiu quando foi abandonada por Marco Antônio, após insistência da mãe dele.

Eduardo Costabrava, o Doca (Cássio Gabus Mendes) – Balconista de um bar, um moço simples, sem verniz algum, mas muito comunicativo. Para ascender socialmente e ganhar um dinheiro fácil, resolve participar da vingança de Berenice contra Isadora. O objetivo é seduzir Vitória, filha da socialite. Doca se apresenta à família Venturini como Eduardo Costabrava e consegue enganar e conquistar a filha de Isadora. Doca é namorado de Dirce (Luciana Braga), mas, ao longo da novela, acaba se apaixonando por Fernanda. Ele esconde de Dirce seu novo “emprego”.

Felipe Mello (Armando Bógus) – Pai de João Manoel (Edson Fieschi) e Patrícia (Adriana Esteves). Felipe é um homem desencantado com a vida, por ter perdido quase tudo em uma operação desastrada. A ação foi comandada por Ricardo Miranda e Felipe foi o único prejudicado. No decorrer da novela, apaixona-se por Berenice, mas sofre com a raiva de Argemiro (Stênio Garcia), marido que, por estar preso, ela não via há anos.

Patrícia Mello (Adriana Esteves) – Linda e vingativa. Não se conforma com o golpe sofrido pelo pai e acaba despertando, de propósito, uma paixão desenfreada nele. Ambiciosa e calculista como o irmão, não esperava se apaixonar de verdade pelo seu inimigo.

João Emanuel Mello (Edson Fieschi) – Jovem ambicioso, frio, calculista e cruel. Sonha dar o golpe do baú e resolve investir em um relacionamento com Vitória, a rica herdeira dos Venturini.

Jéssica Miranda (Mylla Christie) – Filha única de Ricardo. Caprichosa, petulante e voluntariosa.

Berenice Castro (Nívea Maria) – Mulher trabalhadora, meio fofoqueira e de forte personalidade. É casada com um ex-presidiário, Argemiro, que, no decorrer da novela, é solto e descobre que ela está apaixonada por Felipe Mello. É manicure e trabalha nas casas das clientes. Não se conforma com o que a filha, Fernanda, sofreu nas mãos de Isadora, que rejeitava o namoro da moça com seu filho, Marco Antônio. Resolve, com ajuda de uma cliente e o auxílio de Doca, bolar um plano para se vingar. Com seu trabalho, sustenta a casa e o pai, Emílio (Jorge Dória).

Argemiro (Stênio Garcia) – Era um ex-prisioneiro, que, ao deixar a cadeia, descobre que sua mulher está se envolvendo com Felipe Mello e começa a ameaçá-lo. O personagem tem uma paixão ardente pela mulher e adora a filha, mas acabou se afastando delas por conta dos tempos que passou na prisão.

Fernanda Castro (Lídia Brondi) – Jovem simples e meiga, filha de Berenice e Argemiro. No início da história, é namorada de Marco Antônio, que se afasta dela atendendo uma ordem da mãe. Sofre com o fim do romance, mas não concorda com a armadilha preparada por Berenice.

Emílio Castro (Jorge Dória) – Pai de Berenice. Emílio é um aposentado tranquilo e sossegado. Adora beber, para desespero da filha, que não aguenta ver o dinheiro sendo desperdiçado nos balcões dos bares. Tem um pequeno quarto, que aluga para Doca e Jorge (Marcelo Galdino). Dona Elza (Zilda Cardoso) também é sua inquilina. Os dois formam uma dupla hilariante, sempre em conflito.

Bianca Paiva (Mila Moreira) – Secretária de Ricardo Miranda, por quem é secretamente apaixonada. Mantém-se vigilante e é muito possessiva, sempre de olho no chefe, controlando seus passos.

Henrique Paiva (Thales Pan Chacon) – Irmão de Bianca. Um bon vivant, um boêmio, que não quer nada com o trabalho. Além disso, é um mulherengo incorrigível, que não pode ver um belo par de pernas. A irmã o sustenta e está sempre cobrando que ele tome um rumo. Apesar disso, é uma pessoa generosa, camarada e de boa índole.

Madame Toledo (Isis de Oliveira) – Cliente de Berenice. Resolve ajudar a manicure na vingança contra Isadora por também ter mágoas do passado. Dá aulas de etiqueta e boas maneiras para Doca, preparando-o para a investida em Vitória.

André (Marcos Paulo) – Jovem descendente de família italiana e amiga dos Venturini. É jovial, dinâmico, trabalhador e de bom caráter. Tem uma pequena cota de ações da empresa Venturini Designers, dadas por Dom Lázaro Venturini, que gosta muito dele. É assessor de Valentina, que o protege e gostaria de vê-lo unido à sobrinha Vitória. É apaixonado por Isadora, mas ela não cede às suas investidas.

Porfírio (Guilherme Karan) – Mordomo e secretário pessoal de Dom Lázaro, responsável pelo bom andamento da casa. Participa da vida da família e, mesmo de forma distante, cria motivos para boas intrigas. Tem uma musa inspiradora, Magda (Vera Zimermann), amiga de Vitória e conquistou o público com o bordão “divina Magda”.

Magda (Vera Zimermann) – Amiga de Vitória.

Ana Maria (Luma de Oliveira) – Modelo fotográfico em final de carreira. Sem personalidade, parasitária. É usada por Isadora na luta para derrubar Ricardo.

Dirce (Luciana Braga) – Namorada de Doca e paixão secreta de Jorge. É recepcionista e luta com dificuldade para sobreviver. Apesar de muito simples, é uma moça atirada e audaciosa. Além disso, é ciumenta, desconfiada e extrovertida, não acreditando que o namorado arranjou um emprego novo na Zona Sul.

Jorge (Marcelo Galdino) – Empregado de um bar e amigo de Doca. É muito tímido e apaixonado, secretamente, por Dirce, namorada de Doca, situação que o incomoda.

Angelina (Sônia Clara) – Governanta da casa de Ricardo. Na ausência da mãe, toma conta de Jéssica como se fosse sua filha. Sofre com as aventuras da jovem e o desespero do patrão.

Luciana (Monique Alves) – Secretária de Valentina, amiga de Bianca e uma das prováveis conquistas de Henrique. Mora com os irmãos e divide o quarto com a amiga.

Rosa Maria Gentil/ Rose Marie Costa Brava (Ariclê Perez) – Mãe de Doca. Morava no interior, mas se muda para a cidade, para junto do filho. Rosa Maria é uma viúva séria, introspectiva, simples e contida.

Elza Gentil (Zilda Cardoso) – Mãe de Rosa Maria. Mulher espalhafatosa, desbocada, bem diferente da filha. Vem morar com o neto na capital e se adapta rapidamente à vida na cidade. É inquilina de Emílio, com quem vive às turras. Quando Dom Lázaro tem um derrame, é ela quem passa a cuidar dele como enfermeira.

*Fonte: Memória Globo