Becoming Elizabeth Season 1 2021 Elizabeth e Thomas Seymour tem um dos arcos mais interessantes do início da série | Foto: Starzplay/Divulgação Cena de Becoming Elizabeth

Nova série da Starzplay, ‘Becoming Elizabeth’ mostra como uma jovem se tornou uma poderosa rainha

Publicado em Sem categoria, Séries

Becoming Elizabeth estreia esta sexta na Starzplay. A criadora e o elenco falam ao Correio sobre o que há de tão atual na história da Rainha Elizabeth I

Por Pedro Ibarra

Elizabeth I foi uma longeva rainha da Inglaterra. A monarca passou 45 anos no trono britânico, entre 1558 e 1603. É conhecida como uma das mulheres mais poderosas da história da nação e também pelo fato de não ter deixado herdeiros. Porém, apesar de se cultuar muito a imagem dela, poucas vezes o passado da rainha foi representado no audiovisual.

A partir da vontade de mergulhar mais no passado da popular rainha, a Starzplay apresenta o seriado Becoming Elizabeth, estreia de hoje da plataforma. A produção explora o período exatamente depois da morte do então Rei Henrique VIII, falando sobre a sucessão do trono e de como a família real se organizou após a perda de um dos mais famosos monarcas ingleses. Contudo, o foco da série não está na política britânica, e sim nos sentimentos mundanos para além dos fatos históricos.

“A intenção era fazer uma série em que partimos do princípio que todo mundo sabe o que essa mulher se tornou, mas queremos mostrar o caminho para isso”, explica Anya Reiss, criadora e roteirista da série. Para ela, Becoming Elizabeth é a exploração do não dito da história da Monarca. “Tivemos que preencher alguns buracos pelo caminho, porque tem algumas coisas que nós não sabemos o que aconteceu. Porém, nós tentamos, ao máximo, nos manter verdadeiros às pessoas que existiram”, conta a dramaturga, a mais nova da história a ter uma peça em cartaz em Londres, quando tinha apenas 18 anos.

Becoming Elizabeth em tradução literal seria Tornando-se Elizabeth, ou seja, o seriado trata do amadurecimento de uma jovem menina para o papel de grande líder. A criadora crê que a história não tem apenas caráter informativo, mas tem importante papel no entendimento em como as relações entre pessoas funcionam. “Entender o porquê de uma figura histórica ter se desenvolvido da forma como se desenvolveu te dá um maior entendimento sobre a história humana”, acredita Reiss.

“É um seriado sobre os seres humanos que fazem parte dele, e é isso que faz parecer tão moderno. Nós não focamos em uma época empoeirada ou apenas em figuras históricas, estamos nos concentrando nas emoções, nas relações e todas as questões por trás da política e da vida pública que conhecemos nos livros de história”, analisa Alicia von Rittberg, atriz que vive Elizabeth na série. “A série fala sobre desafios que nós conhecemos. Eu sei o que é crescer e amadurecer, o que é se apaixonar pela primeira vez, como é ter uma opinião própria, o que é encontrar o próprio caminho. Isso é tudo muito relacionável”, completa.

“Não importa de que lugar do planeta você seja, você consegue se relacionar com a história. Porque é sobre uma mulher encontrando o próprio lugar no mundo e, principalmente, na família que tem”, pontua Tom Cullen, ator responsável por dar vida ao personagem Thomas Seymour, uma figura chave na história. Ele acredita que a série trata de temas atuais importantes, apenas em um contexto deslocado de realeza. “Uma das melhores coisas sobre dramas de época é que você começa a assistir achando que vai ver história e acaba assistindo a você mesmo”, conclui.