bastidores_do_penta_1200

No mês da Copa do Mundo, séries e documentários falam sobre futebol

Publicado em Séries

A Copa do Mundo motiva estreias nos streamings há mais de um mês para o público já ficar por dentro do universo do futebol

Por Pedro Ibarra

De quatro em quatro anos, famílias do mundo todo voltam os olhos para a televisão e, por um mês, acompanham e torcem fervorosamente pelas seleções dos próprios países na Copa do Mundo de Futebol. Em 2022, é a vez de acompanhar atletas disputando a maior glória do futebol no Catar. De 20 de novembro a 18 de dezembro, 32 times com alguns dos melhores jogadores do planeta se enfrentam com intuito de ganhar a taça dourada.

Chegando ao mês da Copa, o público já vai entrando no clima de festa que só a competição é capaz de trazer ao brasileiro. Com a seleção entre as favoritas para ganhar o torneio, o clamor pelo hexa é cada vez maior. São 20 anos desde a última vez que o Brasil pôde bordar mais uma estrelinha em cima do escudo, e as cobranças são cada vez maiores para que a ótima geração encabeçada por Neymar, Vinicius Junior e Richarlison conquiste a honraria.

Porém, não é só de ansiedade que o brasileiro vive antes da Copa. Enquanto conta os dias para ver a busca do Brasil por mais um título, o espectador pode assistir a produções sobre futebol. Desde documentários sobre bastidores de triunfos até ficções da politicagem envolvida no esporte, nos meses de outubro e novembro têm sido tudo sobre futebol.

O Próximo Capítulo indica algumas da estreias de destaque desse pré-Copa para quem tem interesse de mergulhar de cabeça no mundo do futebol para este período quadrienal tão importante e celebrado.

Brasil 2002: Os bastidores do penta (Netflix)

Para lembrar a última geração que levantou a taça, a Netflix lançou, em 3 de outubro, o documentário que mostra por dentro como foi a última conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Com lembranças dos momentos marcantes, entrevistas com as figuras que estiveram envolvidas no cotidiano da seleção e imagens inéditas, o filme de pouco mais de uma hora e meia traz o espírito dos campeões, necessário para o Brasil ganhar a Copa de 2022 no Catar. Também é uma forma de lembrar como era o futebol há 20 anos. Parece que foi ontem, mas o esporte e o mundo mudaram muito de lá para cá.

Ronaldo, o fenômeno (Globoplay)

Além de aparecer no documentário sobre o penta, o herói da Copa do Mundo de 2002 ganhou um documentário próprio, que estreou em 21 de outubro. Um dos atacantes mais decisivos da história do futebol e o segundo maior artilheiro da história das Copas, Ronaldo foi apelidado de fenômeno com motivos: uma carreira meteórica, marcada por ter sido melhor jogador do mundo três vezes e por ter feito parte de três seleções que chegaram à final da Copa do Mundo de forma consecutiva, 1994, 1998 e 2002, tendo ganhado duas das taças disputadas. Toda a trajetória do ex-jogador é destrinchada com entrevistas e cenas inéditas. Dos momentos mais difíceis, como as lesões e baques, até a glória eterna, o caminho de Ronaldo recebe um carinho especial.

Funkbol (Paramount )

A mistura de dois amores do brasileiro, futebol e música, estreou em 10 de outubro. Funkbol é um documentário que promove encontros entre jogadores e cantores. Entre os destaques da série estão os atacantes Gabigol e Rodrygo e os defensores Guilherme Arana e Thamires, todos de nível de seleção. Da música, nomes como MC Hariel, MC Guimé, MC Luana e MC Poze do Rodo. A ideia é mostrar que o passado desses artistas e atletas não tem tanta coisa diferente, afinal todos saíram de situações difíceis de vida para conquistar o Brasil e o mundo com o que sabem fazer de melhor. Toda a máquina que envolve a carreira dessas pessoas também é estudada e apresentada por meio de imagens de arquivo e entrevistas.

El Presidente — Jogo da corrupção (Amazon Prime Video)

A única ficção da lista, El Presidente — Jogo da corrupção apresenta as intrigas internas e os jogos políticos que existem nos bastidores do futebol. A série chegou à segunda temporada em 4 de novembro e terá a trama toda baseada no ex-presidente da Fifa e brasileiro João Havelange, mostrando todo o lado sujo do tempo em que esteve no comando na maior entidade do futebol internacional. A série é uma produção internacional, mas é cheia de brasileiros, como Eduardo Moscovis, Maria Fernanda Cândido, Carol Abras e Nelson Freitas.

Beckham: Salve nosso time (Disney +)

Imagine um dos maiores jogadores da história do seu país assumir um time de crianças para tentar tirá-los do fim da tabela e levá-los à liderança do campeonato. O ex-jogador e um dos mais lendários meias da história recente da seleção inglesa, David Beckham volta às próprias origens no leste de Londres para assumir o Westward Boys, um time de jovens que está na zona de rebaixamento da liga em que jogam. Ele precisa colocar a cabeça dos meninos em dia para que, juntos, consigam ser um time de expressão em um campeonato importante sentimentalmente para Beckham, visto que foi onde deu os primeiros passos da carreira.