leninha_cozinhando Medalhão de lombo suíno em crosta de castanhas, aspargos e figos glaceados

Mestre do Sabor: Leninha Camargo diz que “foi melhor experiência da vida dela”

Publicado em Reality show

Chef que representava Brasília, Leninha Camargo derrapa na carne de porco e deixa o Mestre do sabor. Mesmo assim, ela ouviu elogios dos jurados

A segunda noite de eliminação do Mestre do sabor, nesta quarta-feira (19/5) foi de tristeza para Leninha Camargo, mineira que representa o DF no reality show. Integrante do time de Rafa Costa e Silva, ela não conseguiu a suculência da carne de porco e, por detalhes, deixou a competição.

A primeira prova da noite foi em equipe. Jurado de outras temporadas, o chef português José Avillez era convidado do episódio. Por meio de um telão, direto de Portugal, ele anunciou o desafio: criar um menu com três pratos que unissem as cozinhas de Portugal e Brasil. Os pratos deveriam ter como estrelas bacalhau, polvo e porco.

Integrante da equipe de Rafa Costa e Silva, Leninha Camargo ficou responsável pelo último prato da equipe, ao lado de Diogo Sabião. Se no episódio anterior, ela teve problemas com sua dupla, desta vez a sintonia era total. “O bom dessa prova é que eu estou dominando o processo”, afirmou Leninha. À vontade ele ainda sugeriu a Rafa o acréscimo de uma farofa de castanhas brasileiras.

Uma dificuldade que a representante de Brasília teve no preparo foi o tempo. Ela queria ter desossado a costelinha, mas não deu tempo. E ainda quase mata Rafa (e a gente) do coração com a demora do empratamento.

As avaliações

O primeiro menu que chegou a Claude Troisgros e Batista foi justamente o de Rafa, intitulado Conexão Brasil – Portugal. Os pratos servidos foram salada de bacalhau, ovo ralado, picles de cebola e tuile de arroz (entrada), um elogiado polvo com molho de pimentão, brócolis e vinagrete de hortelã (primeiro prato) e costela de porco, purê e picles de cenoura e farofa de castanhas brasileiras (segundo prato). O prato de Leninha e Diogo foi criticado por Claude por conta do cozimento da costelinha, que poderia ter ficado mais tempo no forno.

costela de porco, purê e picles de cenoura e farofa de castanhas brasileiras
costela de porco, purê e picles de cenoura e farofa de castanhas brasileiras

Depois, veio o menu Saudades do cantinho, do time de Kátia Barbosa. Os pratos servidos foram mil-folhas de bacalhau com picles de maxixe e cebola e tomate assado (entrada), bombom de porco com base de fubá e chantilly picante (primeiro prato), definido como “coisa louca” por Claude e arroz cremoso de polvo (terceiro prato).

Para terminar, veio o menu do time de Léo Paixão, Lembrança do meu amigo Avillez. O menu era composto por um elogiado carpaccio de bacalhau com pipoca de cevadinha, crocante de pele de bacalhau e maionese de wasabi (entrada), arroz caldoso de polvo (prato principal) e uma sobremesa surpreendente de banana com bacon.

Mesmo antes do anúncio oficial já dava para perceber, pelas reações de Claude e Batista, que o vencedor seria o time de Léo Paixão. Dito e feito. Com isso, os times de Kátia e Rafa foram para a prova de eliminação. Os mestres tiveram a oportunidade de salvar um chef cada um. Kátia escolheu Vitória Gasquez e Rafa, Ana Carolina Garcia. Por ter feito o melhor prato da semana passada, Bia Pimentel (time Kátia) também se salvou.

Saiba como foi a prova de eliminação do Mestre do sabor

Com isso, Leninha Camargo enfrentou a primeira prova de eliminação dela no programa. O desafio, agora individual, era preparar um prato saboroso e criativo com presunto.

Mais uma vez, o tempo foi inimigo de Leninha, que resolveu trabalhar com lombinho. “Cuidado que lombinho pode ficar seco”, alertou Claude. O prato apresentado por ela aos chefs Léo, Rafa e Kátia (que provam as receitas às cegas) foi medalhão de lombo suíno em crosta de castanhas, aspargos e figos glaceados.

De cara, os chefs avaliaram que eram muitos elementos num prato só e que isso é perigoso. Além disso, Claude tinha razão e o lombinho ficou seco. O resultado foi que Leninha Camargo foi eliminada da competição.

“Amei participar desse programa. Faria tudo de novo. Eu cumpri meu papel de mostrar o meu trabalho para o público”, avaliou a chef banqueteira.

O melhor prato foi para outro integrante do time de Rafa: Danilo Takigawa, que preparou consomê de lombo suíno com abóbora, brócolis e coalhada seca. Com isso, ele fica imune para a semana que vem.