“Não existe um Zé Bonitinho, existe o Zé Bonitinho, e ele pode ser feito por qualquer um de nós, basta amar e gostar de fazer”. É assim que o ator brasiliense, radicado no Rio de Janeiro, Mateus Solano explica o processo de composição do clássico personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que ele volta a encenar na telinha a partir desta segunda-feira (3/9) quando a quarta temporada do humorístico estreia, às 22h45, no canal Viva.
Esse é a quarta temporada de Mateus Solano à frente do personagem que ficou eternizado na pele do ator Jorge Loredo, que morreu em março de 2015, antes da estreia da nova versão da Escolinha na televisão. No entanto, o mais inusitado é que Solano tinha sido escalado para viver outro personagem, seu Ptolomeu, papel que depois ficou com Otaviano Costa, que, inclusive, está de volta na nova temporada após um tempo longe do humorístico. Zé Bonitinho seria vivido por Rodrigo Lombardi, que não pôde assumir o compromisso.
“Aí pensou-se em me dar o Zé Bonitinho. Eu fiquei muito entusiasmado, porque o Zé Bonitinho é um personagem muito complexo e um desafio muito grande, ao mesmo tempo que era um personagem que eu adorava. Em duas semanas estudei muito para pegar o máximo de tiques, o trabalho de composição do Zé. E aí foi muito doido. São quatro temporadas, mas até hoje, olhar pra frente para o professor Raimundo é muito estranho. É coisa de maluco, desde a primeira temporada tem essa aprovação tão grande do público, é realmente insano”, classifica o ator.
Sucesso entre o público, a nova Escolinha retorna à programação em sua quarta temporada com algumas novidades: a presença de personagens ilustres do humorístico. Eustáquio será encenado por Érico Brás, enquanto Patropi chega ao programa com interpretação de Marco Luque, que deixa o papel de Nerso da Capitinga, agora vivido por Gui Santana.
“O Érico está genial, a mudança do Luque foi um acerto e o Gui também foi muito bem-vindo. Ele trouxe nuances ao Nerso. Para mim, o mais emocionante foi ver o Érico Bras fazendo o seu Eustáquio entrando de peixinho para ver a calcinha da Dona Bela. Eu quase chorei porque eu lembrei muito do Grande Otelo, quando ele fazia o Eustáquio”, lembra Solano.
Sobre os sets filmagens, Mateus Solano compartilha que é um ambiente de muita risada e também muita emoção ao lado dos companheiros de elenco Bruno Mazzeo (Raimundo Nonato), Betty Gofman (Dona Bela), Marcelo Adnet (Rolando Lero), Lúcio Mauro Filho (Aldemar Vigário), Fabiana Karla (Dona Cacilda), Marcius Melhem (Seu Boneco), Marco Ricca (Pedro Pedreira), Otávio Muller (Baltazar da Rocha), Marcos Caruso (Seu Peru), Evandro Mesquita (Armando Volta), Dani Calabresa (Dona Catifunda), Angelo Antonio (Joselino Barbacena), Maria Clara Gueiros (Cândida), Rodrigo Sant’Anna (Seu Batista), Ellen Roche (Dona Capitu) e Fernanda de Freitas (Marina da Glória). “A gente acha graça, se emociona, faz bagunça, leva bronca. Fizemos muita bagunça, é um serviço completo”, diz entre risos.
Escolinha do Professor Raimundo – Quarta temporada
Estreia em 3 de setembro, às 22h45, no canal Viva. Exibição de segunda a sexta, às 22h45. Reprises: de segunda a sexta, às 19h15 e sábado, às 19h30, 20h20, 21h10, 22h e 22h50.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…