masterchef_brasilia

MasterChef terá brasiliense na disputa. Conheça os participantes desta temporada

Publicado em Reality show, Sem categoria

Brasília será representada por um analista de marketing e por uma design de interiores no MasterChef. Veja quem eles vão enfrentar

O brasiliense terá mais um motivo para assistir à 14º temporada do MasterChef, que começa na próxima terça-feira (6/7) na tela da Band. É que a capital federal terá dois cozinheiros da cidade: Tiago, de 36 anos, e a carioca Amanda, que tem 26 anos e mora em Brasília há 3 anos. O Próximo Capítulo deseja boa sorte à dupla!

Tiago trabalha na área de marketing, influência e gestão. As primeiras lembranças dele com a culinária vêm de programas de televisão. No MasterChef, quer apresentar uma cozinha que desperte a memória afetiva e que tenha pratos bem apresentados. Ele adora fazer peixes e frutos do mar. Amante de jogos de tabuleiro, tem fortes estratégias para se dar bem na competição. Se vencer o programa, quer abrir um restaurante.

Uma oportunidade de recomeço. É assim que Amanda encara o MasterChef. Formada em design de interiores, ela desempregada. Desde criança, ficava em cima do sofá olhando a mãe cozinhar e lembra de ter mexido uma panela de arroz pela primeira vez aos 5 anos. A paixão pela culinária ganhou força quando veio para Brasília, morar com o namorado. Ousada, ela reproduz vários pratos do MasterChef em casa. Caso ganhe o troféu, pretende se aprimorar na área gastronômica e ter o próprio negócio para dar oportunidade a profissionais que estão começando e não conseguem o primeiro emprego.

Conheça os participantes desta temporada do MasterChef

Ana Paula, 30 anos, Rio Grande do Sul – É natural de David Canabarro, mas mora em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. De origem humilde, é bem estudiosa e dedicada. O contato com a gastronomia começou aos 8 anos, quando precisou assumir algumas tarefas domésticas enquanto a mãe trabalhava. Aos 16 anos, iniciou a carreira de modelo e passou a sofrer de anorexia. Certo dia, ao ser criticada pela magreza, chegou em casa e preparou um bolo, o que lhe gerou um sentimento diferente. Era aquilo que queria para a vida: fazer comida, comer sem culpa e servir outras pessoas. Largou o atual emprego como fonoaudióloga de deficientes auditivos para se dedicar integralmente ao programa. Acredita que vai chegar longe na competição e, se ganhar, planeja abrir um gastrobar.

Ana Karina, 40 anos, Pernambuco – Vinda do Recife, é oftalmologista e morou na Inglaterra, em Ribeirão Preto (SP) e no Rio de Janeiro. Nunca teve estímulo dentro de casa para cozinhar, mas sempre gostou de tudo o que é ligado à gastronomia. Depois de adulta, passou a preparar alguns pratos e a conquistar muitos elogios. Adora enfeitar as receitas com bastante cor e exuberância, além de mesclar a cozinha recifense com a gastronomia internacional. Se ganhar o MasterChef, planeja conciliar a carreira de médica com um Cat Café – local onde são disponibilizados gatos para adoção enquanto as pessoas podem tomar um café.

André, 32 anos, São Paulo – Nascido em São Paulo em uma família de italianos e nordestinos, é formado em administração e atuava no mercado financeiro, mas quase surtou por trabalhar 18 horas por dia. Decidiu, então, abrir uma startup de pintura, que conecta equipes que existem no mercado com obras tanto residenciais quanto comerciais. Descobriu a paixão pela gastronomia aos 19 anos, quando foi morar na Inglaterra e se viu obrigado a preparar a própria comida. Define sua cozinha como clássica e se preocupa muito com as cores dos pratos. Bastante dedicado e perfeccionista, chegou a fazer 20 carbonaras em um só mês até sair como queria. Tem planos de abrir um restaurante, mas cogita também um negócio menor, como uma rede de lanchonetes.

Antônio, 23 anos, Alagoas – Nascido em Maceió (AL), mora em Aracaju, ama gastronomia e futebol. É analista de marketing no Club Sportivo Sergipe e começou a se interessar pela culinária pelo simples fato de gostar muito de comer e não querer depender de ninguém. Se inspira muito na mãe. Procura ser muito criativo e trazer ingredientes que não são típicos para as receitas dele. Lutador de karatê, vai usar o aprendizado em artes marciais para manter o foco e a concentração nas provas. Independentemente de ganhar ou não o troféu, deseja abrir uma hamburgueria e testar diferentes possibilidades, como hambúrguer japonês, tailandês, italiano.

Bernardo, 40 anos, Rio de Janeiro – Nascido no Rio de Janeiro em uma família com ascendência árabe, é formado em administração. Morou nos Estados Unidos por quatro anos e chegou a servir o exército americano. De volta ao Brasil, trabalhou no escritório de advocacia do pai, foi sócio de uma rede de churrascaria, deu aulas de instruções no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e atualmente é empresário no ramo armamentista. A paixão pela gastronomia começou ainda na infância, quando a família se reunia nas refeições e passava horas conversando. Define sua cozinha como moderna, com mistura de sabores.

Cristina, 51 anos, Bahia – Filha de uma cozinheira, foi criada no subúrbio de Salvador e, desde pequena, prepara pratos para a família. É bastante confiante no tempero que faz e tem um bom repertório na cozinha regional. Coordenadora pedagógica, descobriu que queria se dedicar ao ramo da gastronomia durante a pandemia. Define seu estilo como brasileiro, mas com um certo refinamento. Pretende fazer uma releitura dos pratos baianos para que eles ganhem um outro olhar, não em questão de sabor, mas em empratamento. Se vencer, quer abrir uma escola internacional de gastronomia e um restaurante chamado Quitanda.

Daphne, 19 anos, São Paulo – Participou do MasterChef Júnior em 2015, quando tinha 13 anos. Na época, ganhou uma prova de empanadas e a receita entrou no cardápio do La Guapa, da chef Paola Carosella. Nascida em São Paulo, mora atualmente na Praia Grande, é skatista profissional e pratica surfe, mas continua se aperfeiçoando na cozinha. Gosta de juntar os elementos para formar a receita, pensando no sabor, na textura, na apresentação e em como a pessoa vai se sentir quando receber o prato. Entre as maiores inspirações está o chef Grégoire Berger, que atua em Dubai.

Eduardo, 19 anos, São Paulo – Nascido em São Paulo, tinha 13 anos quando participou do MasterChef Júnior em 2015. Ficou em quarto lugar e prometeu que voltaria para ganhar o título. Mais maduro, acredita que conseguirá lidar melhor com as questões emocionais e com o espírito de competitividade. Ao longo dos últimos seis anos, aprimorou as técnicas, enxergou o que havia feito errado e aprendeu a fazer o básico bem-feito. Se conquistar o prêmio, deseja usar o dinheiro para fazer um mestrado na França, na melhor faculdade de administração da Europa.

Gabriel, 19 anos, Minas Gerais – Natural de Andradas (MG), acredita estar vivendo um sonho. Sempre observou a mãe e a avó cozinhando. Com 14 anos, passou a se aprofundar mais no assunto, começou a comprar livros, estudar e assistir às temporadas do MasterChef. Para ele, participar do programa lhe ajudará de uma maneira mais profissional a entrar no mundo da gastronomia. Ganhando ou não o troféu, o estudante de Engenharia Civil pretende fazer estágios em restaurantes de chefs que admira e, depois que adquirir bastante conhecimento, montar o próprio negócio.

Heitor, 30 anos, São Paulo – Ex-participante do MasterChef 2020, venceu o sexto episódio. Nascido e criado em Campinas, no interior de São Paulo, aprendeu a cozinhar com a mãe ainda na infância. No entanto, a paixão pela gastronomia foi aflorada quando passou 10 meses morando na Nova Zelândia. O analista de sistemas tatuou o símbolo do programa e diz que está de volta para levar o ouro não só pelo dinheiro, mas também pela visibilidade que a atração proporciona.

Helena, 43 anos, Minas Gerais – Nascida em Minas Gerais, mora em Barcelona há 18 anos. Tem muita vontade de voltar para o Brasil, mas as duas filhas – de 8 e 10 anos – não querem. Há cinco anos, não sabia fritar um ovo sequer e fazia qualquer coisa para entrar em uma calça 36. Depois da maternidade, descobriu que não queria que as herdeiras tivessem essa mesma relação com a comida e passou a encarar os fogões. Em 2019, criou o perfil Panelas e Passarinhos no Instagram, em que mostra as criações do dia a dia a mais de 75 mil seguidores. Define sua cozinha como mediterrânea e, por já ter viajado muito, pretende unir as raízes brasileiras com algo mais globalizado.

Isabella, 25 anos, Santa Catarina – Nascida em Florianópolis (SC), mora há 12 anos em São Paulo, é atriz, ex-Malhação, dona de uma marca de roupas e tem quase 1 milhão de seguidores no Instagram. Filha do medalhista olímpico Fernando Scherer (Xuxa), sempre se interessou por gastronomia, mas começou a cozinhar para valer aos 16 anos. Define sua cozinha como autoral por ser uma mistura de tudo o que já teve contato. Nunca se deslumbrou com a fama, por isso se considera uma pessoa comum que está no programa para jogar, se divertir, aprender e viver essa experiência da melhor maneira possível.

José Sérgio, 50 anos, Pernambuco – Representante comercial, é natural de Canhotinho, em Pernambuco, mas mora em São Paulo desde os 7 anos de idade. A relação com a gastronomia surgiu ainda na infância, quando passava horas na barra da saia da avó materna observando-a cozinhar. Só começou a pilotar o fogão mesmo aos 22 anos, quando deixou a casa dos pais para morar sozinho. Na primeira experiência, quase colocou fogo no apartamento por esquecer de colocar água no arroz de micro-ondas. Otimista, tem certeza de que vai ser o novo MasterChef Brasil. Com o prêmio, pretende abrir um instituto para alimentar pessoas carentes com o nome da mãe, Cícera, que morreu há um ano vítima de um infarto.

Juliana A., 37 anos, Minas Gerais – Ex-participante do terceiro episódio do MasterChef 2020, gosta muito de contos de fadas, é formada em educação física, tem pós-graduação em moda e é dona de uma marca de roupas íntimas. Dedicada, sempre que pode entra em uma livraria e fica folheando livros de gastronomia. Nascida em Passos (MG), se diz muito grata por ter conseguido vestir novamente o avental do programa. Desta vez, quer passar por todas as vivências e ter contato com alimentos que só conhece por foto. Se ganhar o prêmio, pretende abrir uma rede de restaurantes brasileiros que sirva pratos com sabores de Norte a Sul do Brasil.

Juliana N., 46 anos, São Paulo – Nascida em Taubaté, no interior de São Paulo, foi criada no Rio Grande do Sul e atualmente mora em Jaraguá do Sul (SC) com o marido e o filho de 10 anos. É estilista há 25 anos e veio para o MasterChef para encarar novos desafios, já que não os encontra em sua carreira. Como o filho nasceu com alergia a muitos alimentos, precisou revolucionar a maneira de lidar com a alimentação e despertou então uma nova vocação de vida. Com vasta bagagem internacional, acredita que transformar o luxo no simples, sem perder a essência, é seu estilo na cozinha.

Kelyn, 28 anos, Mato Grosso – Natural de Canarana (MT), cresceu frequentando criações de gado, galinhas e cordeiros. O interesse pela gastronomia começou por ter uma relação muito limitada com a alimentação. Na época em que cursava direito, vivia de macarrão instantâneo, hambúrguer e sentia enjoo só de colocar qualquer vegetal na boca. Morando em São Paulo há pouco mais de dois anos, estuda nutrição na USP e espera evoluir muito durante os episódios para continuar ensinando sobre alimentação saudável nas redes sociais.

Luiz, 31 anos, Rio de Janeiro – Analista financeiro de uma grande empresa no Rio de Janeiro, descobriu a paixão pela gastronomia ainda na infância. Nascido em uma família de cinco irmãos, tem recordações da mesa farta com muita alegria. Na adolescência, recebia os colegas em casa e sempre preparava algo para comer, nem que fosse um macarrão instantâneo mais elaborado. Acredita que o MasterChef pode dar um empurrãozinho para mudar definitivamente de profissão. Se ganhar o prêmio, vai usar parte do dinheiro para se casar e a outra parte investir em conhecimento.

Márcio, 52 anos, São Paulo – Professor de teatro e ator, encara a gastronomia como arte. Nascido em São Paulo, desde criança admirava a mãe na cozinha e colecionava escondido revistas de receitas.Foi casado por 14 anos com a mãe de seus três filhos e, graças a eles, mergulhou realmente no mundo das panelas. Após a separação, se assumiu homossexual e entendeu que existiam várias possibilidades de amar e se relacionar. Em uma época complicada da vida, chegou a vender bolo em ônibus para pagar as passagens e o lanche.

Pedro, 29 anos, Santa Catarina – Catarinense de Campos Novos, é arquiteto, mas cansou da profissão e vê na gastronomia uma nova oportunidade de trabalho. Morou em várias cidades do sul do Brasil, mas recentemente decidiu voltar para Curitiba com a noiva. Carrega consigo influências culinárias passadas pelo pai, que morou no Japão por um tempo. Foi com ele que deu os primeiros passos na cozinha, ainda na infância. Após ter passado um ano e meio na Austrália e ter contato com a culinária local, consegue se definir como um cozinheiro especialista em compor sabores, equilibrar texturas.

Raquel, 35 anos, Bahia – A paixão pela cozinha começou aos 6 anos, quando passava as tardes assistindo aos programas de culinária enquanto tentava anotar as receitas da televisão mesmo sem estar totalmente alfabetizada. Nascida em Salvador, morou na Suíça, em Boston e em Nova York. Atualmente, trabalha como analista financeiro na empresa da família, mas é diante do fogão que realmente ganha autonomia e confiança. Acredita que o veículo da arte dela sempre foi a culinária. Enquanto algumas pessoas dão presentes, falam verbalmente ou fazem gestos de carinho para evidenciar o amor, ela prefere demonstrar cozinhando.

Renato, 35 anos, São Paulo – Vindo de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, é ex-participante do 19º episódio do MasterChef 2020. Embora tenha perdido o troféu ao errar uma panna cotta, chamou a atenção pela autoconfiança. Casado e pai de três filhos, trabalha como engenheiro ambiental e sanitarista e vê no programa a oportunidade de fazer uma transição de profissão de forma mais confortável. Estrategista, se sente mais confiante por já saber a dinâmica do reality show, mas, ao mesmo tempo, acredita que a pressão será ainda maior.