masterchef1

MasterChef: Tem gente crescendo na hora certa da competição

Publicado em Reality show

Episódio de domingo (21/7) mostrou que deixar o gás para a reta final pode ser um bom negócio no MasterChef. Saiba quem saiu do programa que teve como marca uma polêmica sobre o coentro!

Faltavam sete participantes na disputa quando o MasterChef deste domingo (21/7) começou. Olhando quem resta na competição talvez fique fácil imaginar Rodrigo na final, mas tentar adivinhar quem estará ao lado dele é tarefa um pouco mais difícil. Basta prestar atenção que o episódio desta semana mostrou que tem gente crescendo na hora certa: a reta final.

Um dos principais fatores que nos leva a pensar assim é o controle dos nervos. A primeira prova da noite era de comida alemã. Ao ouvir isso, pouca gente não se desesperou. Não adiantou muito os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça tentarem tranquilizar os cozinheiros, mostrando a versatilidade da cozinha da Alemanha.

Antes de cozinhar, os amadores têm uma breve explicação sobre cervejas alemãs, cuja pureza se baseia nos ingredientes água, lúpulo, cevada, trigo e malte. Para cada tipo de cerveja havia uma dupla de ingredientes que seriam obrigatórios na receita: pilsen (cevada e camomila), weizenbier (coentro e maçã verde), pale ale (limão siciliano e rúcula) e american IPA (endívia roxa e maracujá).

Como manda o costume do MasterChef, o vencedor da prova do episódio anterior, Helton, escolheu quem faria o que. Ele começou dizendo que ajudaria seus amigos (leia-se Eduardo, Haila e Lorena) e escolhendo para ele mesmo e para Haila o mesmo combo coentro e maçã verde. Para Lorena e Ecatharine, ele dá limão siciliano e rúcula; para Eduardo, maracujá e endívia roxa; e para Juliana e Rodrigo os considerados mais difíceis por todos eles, cevada e camomila.

Juliana ri de nervoso e diz não entender a perseguição de Helton a ela. Rodrigo também não gosta muito do que recebeu e critica a estratégia de Helton em pegar os mesmos ingredientes que Haila. Mais tarde, Jacquin lança no ar: “será paixão de Helton por Haila?”. A apresentadora Ana Paula Padrão mostra-se mais cética: “acho é que ele quer provar que cozinha melhor do que ela”. Quem será que está certo?

Foi curioso ver que Helton escolheu os próprios ingredientes e, desde o mercado, era um dos mais perdidos da prova. Juliana também estava bem nervosa e esqueceu alguns itens de sua receita. Ela e Ecatharine formaram uma espécie de mercado paralelo e trocaram vários ingredientes entre si.

Focada, Lorena não entendeu o porquê Helton diz que quer ajudá-la e não deu a ela a dupla maçã verde e coentro, já que a preferência dela pela especiaria virou piada no programa. Piada e polêmica, diga-se. Jacquin não gostou quando viu que Lorena não se fez de rogada e pegou coentro no mercado (“vou fazer a prova sem coentro semana que vem”) e criticou o uso excessivo do tempero. Ana Paula Padrão brincou dizendo que Coentro será o nome do restaurante de Lorena, caso ela venha a abrir um. E Paola alertou que não se gosta de coentro em São Paulo e que o “Brasil é muito maior do que São Paulo”.

Polêmicas à parte, Lorena fez uma elogiada barriga de porco ao molho de cerveja, salada de batatas com rúcula e maionese de limão siciliano. Apesar de Paola achar a salada sem sal, os outros dois chefs gostaram bastante do que comeram e elegeram o prato de Lorena o melhor da prova.

Lorena ganha a companhia de outra participante em ascensão no mezanino: Haila. A menina não saiu da zona de conforto que é a sobremesa e surpreendeu com uma massa folhada com creme de coentro recheada com maçã e crumble de especiarias. O resultado foi “delicado e elegante” nas palavras de Paola, que disse que comeria duas tortinhas inteiras.

Quem não se saiu muito bem na prova foi justamente Helton. Ele fez um sorvete de coentro servido com compota de maçã verde e crocante de amêndoas. Jacquin classificou o doce como “enjoativo” e o crocante como “sem gosto de nada”. O outro destaque negativo foi Eduardo.

Lorena cozinha no MasterChef
Lorena vem crescendo a cada episódio do MasterChef

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef

Com Lorena e Haila no mezanino e Helton e Eduardo com uma punição ainda a ser anunciada, os amadores ficaram tensos ao saber que a prova de eliminação do MasterChef seria reproduzir um prato de Paola Carosella, cujas receitas costumam ter várias etapas.

Foi bonito ver Paola se emocionar com as palavras de Jacquin sobre ela antes de dizer que a receita escolhida para a prova era da família de Paola. A chef argentina não deu aula, mas mostrou a eles o ravioli de massa de espinafre e ricota ao molho de tomate com frango que eles deveriam fazer e servir ao lado de uma salada de folhas. Como punição, Helton e Eduardo não puderam provar o prato, o que poderia atrapalhar nas texturas e na quantidade das várias especiarias usadas.

Para desespero de Paola, todos começam cometendo o mesmo erro: demorando a temperar o frango, cujo cozimento tem quase o mesmo tempo da prova. Ali do palco onde ficam os jurados, eles elogiam as atitudes de Ecatharine e Juliana.

Outro erro comum a todos foi o ponto da massa. Faltavam cinco minutos para o fim da prova e Paola avisou: “Faltam cinco minutos. Agora a massa deve entrar na água”. O detalhe é que todos os amadores já haviam colocado a massa para cozinhar.

Completamente desestabilizada a partir da segunda metade da prova, Juliana vai colocar queijo ralado e exagera (e muito) na quantidade, faz uma apresentação fora do padrão que ela costuma levar aos jurados e ainda é a última a chegar à bancada onde deveriam estar os pratos. Será que é a hora de uma das favoritas entregar o avental?

Como previsto por Paola, todos os cozinheiros tiveram problema com o ponto da massa. Mas o mais perto do correto foi Eduardo, que acabou levando a melhor sobre Rodrigo, o outro destaque positivo da noite. Semana que vem, na última prova em equipes da temporada, ele terá uma vantagem.

Antes de anunciar a eliminação entre Helton, Juliana e Ecatharine, Jacquin quase mata Helton com uma bronca daquelas. “Como você faz uma salada errada e quer me enganar? Se fosse só minha a decisão, (o eliminado) seria você, mas não sou só eu. Sobe!”. Helton estava livre da eliminação, mas não de Haila. A menina foi consolar o amigo, mas o advertiu que é preciso humildade. “Mas quem não tem humildade aqui, Haila?”, ele respondeu. Ela preferiu encerrar o assunto. Reflete aí, Helton!

Paola Carosella anunciou a eliminação dizendo que não teve prato ruim, mas o “menos bom”. E que esse era o de Ecatharine, cujo molho com “processos estranhos” não estava bom.