Poucos episódios desta temporada do reality MasterChef Profissionais tiveram tantas lágrimas como o exibido nesta terça (13/11). Os jurados Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça, a apresentadora Ana Paula Padrão e os seis concorrentes Heaven, Daniel, Rafael, André, Manu, Willian ー ninguém escapou de uma choradinha. E não estavam cortando cebola, não.
O programa começou em alto astral, com a primeira prova da história do MasterChef disputada no Nordeste. O desafio era fazer comida com sotaque pernambucano para chefs e convidados na capital Recife. Como ninguém é de ferro, a prova foi antecedida por um show de frevo, com direito a representação de Paola, Ana Paula, Jacquin e Fogaça em bonecos de Olinda.
Para a prova, os seis cozinheiros do MasterChef foram divididos em dois trios: os capitães eram Heaven e Daniel. Heaven tinha preferência e escolheu cozinhar o menu mar. Daniel, então, escolheu o time para representar o sertão: Rafael e Manu. O time de Heaven se completou com Willian e André.
“Sei que juntei as pessoas mais difíceis da competição e que vou ter que ficar separando briga. Mas confio neles”, disse Daniel.
O rapaz tinha razão: Rafael e Manu brigaram o tempo inteiro ー Jacquin chamou a atenção deles que isso poderia atrapalhar o trio, mas não adiantou. Tudo era motivo de discussão: o chutney e a farofa do prato principal, a apresentação da sobremesa, o que seria servido de entrada. Até Daniel perdeu a paciência e pediu que Rafael e Manu brigassem menos. Turrão, Rafael não deu o braço a torcer e reclamou que nada que ele sugeria era acatado.
A confusão chegou à mesa e a entrada do trio não agradou Jacquin. Enquanto, o primeiro prato do outro time estava, segundo Paola, “perfeito”.
Na hora do prato principal, o time do sertão ouviu elogios ao sabor, mas críticas negativas à apresentação. É o momento “eu falei” de Rafael. O prato do time que fazia frutos do mar deu uma derrapada por falta de acidez.
A sobremesa era o que decidiria a prova. Para aumentar o suspense, Paola, Fogaça e Jacquin adoraram as duas receitas apresentadas.
Mas não era só deles a avaliação. O primeiro voto apresentado foi o dos especialistas pernambucanos e foi para a equipe de Daniel. Depois vieram os convidados locais, que concordaram com a opinião e elegeram o menu do sertão o melhor e, com isso, o vencedor. Fica aqui uma crítica: não sei se por problemas de edição ou decisão da direção, a gente não ficou sabendo para quem iria o terceiro voto, dos jurados do reality. Ficou parecendo que não importa saber o que eles acham. Importa, sim!
Incrédulos, Willian, André e Heaven ficaram revoltados com o resultado. Vieram lágrimas. E não pararam mais. Até de alegria, com um abraço entre Rafael e Manu ー não, Brasil, eles não se odeiam.
Na tradicional entrada no vestiário, Manu logo perguntou aos colegas: “será que a gente faz a prova hoje?”. E não é que a menina tinha uma certa razão?
Com aquele sorrisinho que anuncia uma notícia ruim e a gente adora, Ana Paula Padrão explicou o que iria acontecer: a prova seria disputada por três pessoas, mas não pela equipe vencedora inteira. Climão!
Pela dinâmica do jogo, Heaven poderia salvar uma pessoa da equipe dela. E ela salvou… ela mesma! Pensa num Willian revoltado! Depois veio a vez de Daniel fazer com que uma pessoa da equipe dele dispute a prova e corra o risco de deixar o programa. E a decisão foi Manu. A revolta de Willian ficou pequena diante da de Manu. A moça reclamou, chorou, disse que era “injusto” e que havia “salvado” a sobremesa da equipe. Mas não adiantou.
Durante a prova, Daniel tentou ajudar e declarar torcida por Manu. Mas ela não queria saber e nem ouvir o que ele tinha pra dizer. Quando ele queria ajudar, tinha que falar para Rafael o que pensava e aí ela levava em consideração.
Completamente fora de si, Manu se desesperou ainda mais quando viu que a prova era de fermentação, assunto que ela não domina e que é uma das especialidades de André. Em ordem de sorteio, os três escolheram com o que trabalhariam: umeboshi (Willian), Kefir (Manu) e Kimchi (André).
Durante toda a disputa, Willian e Manu demonstraram que não haviam superado o fato de estarem na prova ー ela chegou a chorar enquanto cozinhava. Tenso, André também não parecia muito confortável com o favoritismo depositado nele.
O primeiro a ser avaliado foi Willian, que apresentou coelho sobre romesco de umeboshi. Paola Carosella deixou o rapaz um pouco mais aliviado: “foi o seu melhor trabalho no programa até aqui”. Ponto para ele.
Depois veio a copa lombo ao glacê de kimchi com quiabo e maçã verde de André. Paola elogiou a suavidade do prato, mas Jacquin classificou isso como falta de potência. Fogaça criticou que André tinha mais molho e não serviu, deixando a carne seca.
Ainda nervosa, Manu teve que respirar fundo antes de apresentar sua salada de língua, beterraba marinada e agrião aos três molhos de kefir. Fogaça e Jacquin criticaram a apresentação, mas aprovaram a língua. Paola disse que o excesso de kefir deixava o prato enjoativo ー “não sei se passaria da segunda, terceira garfada”.
Ao anunciar o resultado, era claro que a vitória era de Willian ー e realmente foi. O grito de comemoração dele assustou Manu, o que demonstra o quão tensa ela estava.
Bastou Jacquin começar a falar que a decisão tinha sido difícil para eles que Paola começou a chorar ー a argentina realmente se emocionou. “É uma pena. Eu te imaginava na final”, disse Jacquin ao anunciar a saída de André, até aqui o favorito de todos ao título.
O longo abraço dele em Manu deu tempo para que todos do mezanino fossem às lágrimas, assim como Jacquin. Paola ainda agradeceu André e disse que ele foi o primeiro participante do MasterChef que a inspirou de verdade ー “você vai nos dar aula daqui a muito pouco”. Fogaça acompanhou André até a saída. Ao ser recebido por Ana Paula Padrão, mais lágrimas. Haja lenço!
Sem André, o MasterChef continua semana que vem com uma prova de confeitaria. E com guerra declarada ー no teaser já dá para ver que Rafael vai se sentir traído!
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…