Willian e Rafael fizeram a melhor final do MasterChef no Brasil
final1 Willian e Rafael fizeram a melhor final do MasterChef no Brasil Willian e Rafael fizeram a melhor final do MasterChef no Brasil

MasterChef: Final é marcada por equilíbrio. Saiba quem venceu a temporada!

Publicado em Reality show

Rafael e Willian disputaram uma final equilibrada e marcada pela rixa entre eles dois. Quem será que venceu o MasterChef?

A temporada do MasterChef Profissionais deste ano terminou na terça-feira (11/12) com o que talvez tenha sido a melhor final de todas as apresentadas até aqui. Teve Willian e Rafael cozinhando o melhor deles ー o que não é pouco ー e fazendo dois menus perfeitos; teve a emoção de pratos sendo finalizados em cima do laço; teve Willian cortando um dedo. E, claro, teve a rivalidade estabelecida entre os dois desde o início da temporada.

A prova era elaborar um menu degustação com duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas para os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. Jacquin ressaltou que não bastava que as receitas estejam bem executadas; o menu precisava ter coerência.

Willian batizou o menu dele de Despertar, pois ele sente que despertou um grande chef nele durante a temporada. Rafael atacou de Sem Fronteiras por acreditar na junção da técnica francesa que ele adquiriu quando morou na França e ingredientes brasileiros.

Willian fez polvo em um dos pratos principais na final do MasterChef
Willian fez polvo em um dos pratos principais na final do MasterChef

Saiba como foi a final do MasterChef Profissionais

Atenção! A partir de agora os spoilers serão inevitáveis!

Que prova linda fizeram Rafael e Willian ー prato a prato a gente só ouvia elogios vindo dos jurados. Eles também renderam-se um ao outro e trocaram elogios, além de algumas farpas. Graças a Deus! Nas entradas, por exemplo, Willian fez duas opções que eram mais de um preparoー cinco, no total. Ao ver a simplicidade do menu de Rafael provocou: “mas só?!”

A cada garfada dos jurados ficavam duas coisas evidentes: a diferença de estilo entre os dois ー sendo Rafael mais clássico e Willian mais contemporâneo ー e a paridade técnica entre os dois finalistas. “Será que pode dar o prêmio para os dois?”, pediu Paola depois de provar as entradas. A avaliação dos três jurados era unânime: os dois menus começaram muito bem. Foi legal ver a cara de Rafael, o primeiro a apresentar as entradas, a cada elogio destinado a Willian. Desespero definiu!

As provocações não paravam: “a sobriedade dele é muito chata”, disparou Willian. “Para mim, cozinha é coisa séria, não é lugar para palhaçada”, respondeu Rafael, antes de eles preparem os pratos principais.

A disputa dos pratos principais foi a mais emocionante. Rafael decidiu fazer um pato inteiro laqueado no mel com especiarias, prato arriscadíssimo por causa do tempo. O risco aumenta mais porque Rafael esquece de pegar as especiarias no mercado. O carioca ainda tem problemas com o processador na hora de fazer o molho de cenoura. A mãe dele, coitada, quase morre do coração na prova. E a gente também!

Perto do fim da prova, a agonia muda de lado e é Willian que se atrapalha com o tempo. Paola fica desesperada e não quer nem ver. Mas comer ela queria, pois os pratos, mais uma vez, receberam apenas elogios dos jurados. Rafael ouviu termos como “nota 10” e “sublime”. Willian não ficou atrás, com “choque de felicidade” e “perfeito”.

Rafael na final do MasterChef Brasil
Fazer um pato inteiro em uma hora e meia. Loucura?

Mais uma vez a decisão ficaria com a sobremesa, pois até aí nada de muito errado havia sido apontado. Para complicar tudo, Willian cortou o dedo ー e pareceu fundo. Nada que o deixasse abalado ou que o atrapalhasse muito, a julgar pelo resultado, mais uma vez impecável. Assim como também foi impecável o trabalho de Rafael.

Pronto. Paola, Jacquin e Fogaça tinham pela frente decidir a final mais bonita do MasterChef, com duas apresentações de gala. Emocionada e nervosa, Ana Paula Padrão anunciou o vencedor depois de deixar todas as fichas caírem: Rafael é o novo MasterChef Brasil.

“Dei o meu melhor, mas quero ressaltar que o Willian é bom demais. Foi um desafio voltar ao Brasil e redescobrir o país. Já tinha recebido outros dois convites para programas de tevê. Valeu a pena esperar. Faria tudo de novo”, disse Rafael. Ana Paula Padrão se despediu anunciando uma retrospectiva das duas temporadas deste ano na próxima terça-feira. Depois, só ano que vem!

Rafael levou o título do MasterChef Profissionais para casa
Rafael levou o título do MasterChef Profissionais para casa