ruffalo1

Mark Ruffalo comanda a cena em I know this much is true, série da HBO

Publicado em Séries

Mark Ruffalo se credencia aos principais prêmios de tevê ao interpretar gêmeos na série I know this much is true. Leia a crítica!

Se houvesse uma palavra para definir a primeira metade da minissérie I know this much is true, sutileza seria uma boa escolha. A produção da HBO chega, neste domingo (31/5), ao quarto episódio (são seis no total) apostando numa fase excelente do ator Mark Ruffalo. Ele vive os gêmeos Dominick e Thomas, protagonistas absolutos do drama baseado no livro Eu conheço a verdade e levado à televisão sob a direção de Derek Cianfrance.

Somos apresentados aos irmãos já num momento de tensão: Thomas tem um surto psicótico (ele é esquizofrênico, saberemos em breve) e decepa a própria mão num sacrifício divino no meio de uma biblioteca. Dominick é chamado ao hospital porque o irmão não autoriza que reconstruam a mão dele para que o sacrifício seja completo.

A briga continua quando Thomas é levado para um presídio e não para o hospital psiquiátrico onde ele já conhecia as pessoas. Dominick não vai sossegar enquanto não houver justiça para o irmão, mesmo se tiver que confrontar as médicas Lisa (Rose O’Donnell) e Dra. Patel (Archie Panjabi). O problema é que elas vão passar a entendê-lo melhor do que ele mesmo.

Cena da série I know this much is true
Foto: HBO/Divulgação. Thomas exigiu que Mark Ruffalo engordasse 15kg paraI Know This Much Is True

Assim percebemos que Dominick é uma espécie de porto seguro para Thomas, e, logo depois, veremos que o contrário também acontece. A relação entre eles dois é estreita e a ligação, forte, como acontece com os gêmeos das séries. Mas aqui não estamos diante de um mocinho e um vilão. Os personagens não caem no estereótipo. O fato de Dominick usar um cavanhaque e Thomas, não — o que obrigou Ruffalo a gravar primeiro todas as cenas de um para depois se dedicar ao outro, estando 15kg mais gordo — é um artifício da direção que ajuda o público.

Mas não seria necessário. Não temos dúvidas de quem é quem. Ruffalo imprime tom de voz, andar, modo de falar e de olhar característico para cada um deles. A postura corporal e frente à vida de cada um deles também é distinta.

I know this much is true tem roteiro engenhoso

O roteiro de I know this much is true vai e vem no tempo sem que a gente se perca. Cada viagem é necessária e se encaixa no que virá depois para que entendamos as ações dos protagonistas. Da infância, quando Dominick tem carinho pelo irmão à vida adulta, quando ele usa Thomas como uma fuga dos próprios problemas sem perceber, passando pela adolescência, período em que Dominick quer mais independência. São dois personagens complexos defendidos com afinco numa interpretação digna de prêmios.

O drama de I know this much is true poderia ser bem carregado, mas tem momentos de ternura, como quando Dominick e Thomas lembram que nasceram em anos diferentes devido ao réveillon, e mesmo de comédia, geralmente a cargo de Leo (Rob Huebel), melhor amigo de Dominick e ator frustrado.

Cena de I know this much is true
Foto: HBO/ Divulgação. Dominick se descobre durante o desenrolar de I know this much is true

As relações dos irmãos com o padrasto Ray (John Procaccino) são um misto de amor e ódio; o casamento mal sucedido de Dominick com Dessa (Kathryn Hahn); a frustração profissional de Dominick, que era professor e virou pintor de casas; a mania de perseguição de Thomas, sempre ligado à religião; o segredo sobre quem é o pai dos meninos, guardado a sete chaves e levado para o túmulo pela mãe Ma (Melissa Leo, ótima em cena); e uma eterna busca de Dominick por um elo com os antepassados, como o avô italiano. I know this much is true é muito mais do que a complexa e delicada relação entre os irmãos: cada um tem sua verdade e quer se apoiar nela para sobreviver. E ainda tem três episódios pela frente. Mais três domingos pra gente se sentar em frente à tevê e se esbaldar com o show de Mark Ruffalo.