Liar: episódio 4. Minissérie decide seguir o caminho mais fácil

Compartilhe

Liar chega ao quarto episódio. Agora que sabemos quem é o vilão, fica a pergunta: como detê-lo?

Doí um pouco, mas a verdade é que Liar escolheu o caminho mais fácil para concluir sua história. Como você provavelmente já deve ter lido aqui, o último episódio da trama inglesa terminou com a revelação de que Andrew é o grande vilão. Eu esperava um desenrolar mais complicado para esta descoberta, mas tudo ganhamos foi uma narrativa bem linear – e dentro da caixinha – sobre como a minissérie vai proceder daqui para frente.

De certa forma, Liar poderia ter escolhido um contexto de reviravoltas, imputando detalhes mais complexos, como o envolvimento de outra pessoa, ou detalhes que mostrassem Laura com uma abordagem diferente na noite do estupro. Qualquer outro acontecimento mais dinâmico.

Crédito: Reprodução/Internet – O grande vilão foi revelado, mas não significou muito para a trama.

A história retratada é muito mais importante do que a vertente de entretenimento. O abuso sexual é um problema que o mundo, principalmente em instâncias de poder (pela latente falta de punição), precisa aprender, com mais energia e afinco, como lidar. Exatamente por isso, o enredo deveria buscar todos os mínimos detalhes que cercam o crime, e não reduzir o enredo para Andrew como um vilão clássico. Minha impressão é de que a maioria desse tipo de predador não vai atacar policiais (como visto neste episódio), mas pelo contrário.

Mas calma, esses dois parágrafos iniciais podem ter sido só minha excessiva visão crítica. Liar ainda está – e muito – acima da média. A simbologia de como, neste tipo de situação, a vítima é abandonada e tem de encarar a busca por justiça de uma forma completamente frustrada, é muito bem feita. A minissérie consegue uma conexão muito grande entre o público e o telespectador, afinal, Laura está entre nós, em várias circunstâncias e posições sociais.

Crédito: Reprodução/Internet – Laura vai em busca de justiça.

O quarto episódio de Liar

O antepenúltimo capítulo de Liar começou em um ritmo forte. Acompanhamos Laura indo atrás do passado de Andrew e descobrindo que ela não é a única vítima do médico. Ao mesmo tempo acompanhamos a decepção de ver que a outra mulher – também estuprada por Andrew – se recusa a ir a público, caso comum entre vítimas deste tipo de crime. A revelação do medo que Laura sofre em relação a outros homens também foi impactante.

Crédito: Reprodução/Internet – Quanto a verdade custará para Laura?

A relação entre a irmã de Laura e o amante foi um pouco inócua, principalmente tendo em vista que, paralelamente a este acontecimento, Andrew se sentia mais empoderado do que nunca com a impunidade do caso de Laura a ponto de partir para o estupro da policial. Cena bem feita, tensa e que promete mudar os rumos da história.

Por fim, Liar começa a construiu o arco final com Laura preparada para um ataque mais físico, e menos judicial contra Andrew. O que será que ela vai fazer com aquele alucinógeno? #Ansioso.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

19 horas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

7 dias atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

3 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

3 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

1 mês atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

1 mês atrás