IMG_1299-1 Crédito: Marco Maia/Divulgação

Letícia Tomazella diz ter a “determinação e um pouco da rebeldia” de Leora, de Gênesis

Publicado em Entrevista

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Letícia Tomazella fala sobre a novela e também da experiência na pandemia, em que apostou num podcast

Com passagens pelos diferentes formatos da dramaturgia, a atriz Letícia Tomazella retornou à televisão este ano na novela bíblica Gênesis. Recém-lançada na Record, a trama retrata a história da Bíblia em sete fases. No folhetim, ela dá vida a Leora, uma jovem espontânea, destemida e bondosa. Personagem que ela comenta ter coisas em comum: “A determinação e um pouco de rebeldia”.

Ela conta que se preparou estudando o texto da personagem, escrito a várias mãos — a novela tem quatro autores envolvidos: Camilo Pellegrini, Cristiane Cardoso, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro. Além disso, leu algumas passagens bíblicas. “Tivemos preparação com os profissionais da Record. Tivemos, inclusive, aulas de história. Foi bem enriquecedor”, comenta.

Sem dar detalhes do enredo da personagem, Letícia afirma que o público pode esperar muito amor, paixão, doçura e perseverança na trama de Leora.

Paralelamente à novela, ela toca projetos pessoais. Ao lado de Julia Rodrigues Mota, Letícia tem um podcast sobre maternidade, intitulado Maternizando. “Surgiu junto com a roteirista e mãe Julia Rodrigues Mota (e que é neta do Nelson Rodrigues). Eu, como madrasta, me sentia muito desamparada nessa função quase invisível, mas que demanda uma “maternagem” intensa. Juntas, decidimos debater o tema e amparar mulheres que estejam se sentindo sozinhas em suas famílias mosaico”, comenta.

Letícia ainda tem um canal de humor e reflexões com Letícia Cannavale e o cineastas Sérgio Roizenblit — com quem é casada –, As Letícias. “Trazemos cenas e debates diversos sobre o mundo feminino”, revela. Também con Cannavale tem um projeto paralisado. É a peça Brechó, com direção de Marat Descartes, que voltará aos poucos só após o fim da pandemia.

Três perguntas // Letícia Tomazella

Como foi o período de pandemia para você?
Difícil, instável, como pra quase todo mundo. Ao mesmo tempo, me muni da minha criatividade e da minha parceria com meu marido, que é cineasta, e não paramos de criar cenas e projetos!

Você tem experiência no cinema, no teatro e na televisão. Tem preferência por algum formato?
Amo todos. De verdade. Mas, após tanto tempo quarentenada, realmente estar num palco tem feito muita falta.

Apesar do trabalho focado na atuação, você se formou em Letras e depois estudou duas peças de Nelson Rodrigues no mestrado. Como essa experiências te ajudam na profissão de atriz?
Ter estudado Letras, e depois dramaturgia e crítica teatral no mestrado são coisas que me enriquecem muito como atriz, sobretudo na maneira como compreendo os textos, as personagens, e na minha presença como artista na nossa sociedade.