Les Revenants
Les Revenants Crédito: Reprodução/InternetCanalPlus - Les Revenants Les Revenants

Crítica: Segunda temporada de Les revenants decepciona

Publicado em Séries

Depois de arrebatar – sem trocadilhos – o mundo com uma primeira temporada, o segundo ano de Les revenants simplesmente se perdeu

A primeira lembrança consistente que tenho de Les revenants é de Serge (Guillaume Gouix) – o personagem psicopata que volta da morte – batendo na porta do irmão, Toni (Grégory Gadebois), enquanto este tentava segurar o objeto rezando após se dar conta de que o irmão morto tinha voltado à vida. Esse foi um dos grandes trunfos de Les revenants: conseguir trabalhar o medo e o terror sem a necessidade de tripas esparramadas ou cabeças sendo arrancadas – às vezes tem, mas nunca foi gratuito. Em poucos episódios, sem muito marketing, a produção se tornou uma espécie brilhante de terror psicológico.

Tv GIF - Find & Share on GIPHY

 

Enquanto a história dos moradores de uma pequena cidade no norte da França, que retornam da morte para a vida, teve uma primeira temporada de apresentação e mistérios, a sequência tentou explicar todo esse suspense. A produção se aprofundou em mais personagens, foi quase um novo morto-vivo por episódio, em uma produção que já não tem protagonista, e deu um mergulho na “história” da represa.
A ideia até que é boa: tentar solucionar o mistério. Mas soluções de casos sobrenaturais requerem muito cuidado, exatamente por serem sobrenaturais. No fim das contas, foi o “Victor” (Swann Nambotin) – o garotinho mais assustador da televisão – que desencadeou tudo aquilo ao sair da casa?

 

Les Revenants GIF - Find & Share on GIPHY

Entendem? Tentar explicar, nesses casos, geralmente só trazem mais perguntas, e o enredo se torna esse ciclo vicioso sem fim (vide Lost).

Na prática, cada episódio se tornou um minifilme cansativo (aquele enredo do Simon – Pierre Perrier – e da Adèle – Clotilde Hesme – é quase insuportável de tão infinito), com personagens que acrescentam aspectos muito subjetivos, mas em compensação, o episódio final da segunda temporada – com quase 70 minutos – compensou, em parte, todo esse cansaço. Algumas mortes foram surpreendentes, e alguns personagens – finalmente – encontraram alguma conclusão para as suas arrastadas histórias.

Les Revenants GIF - Find & Share on GIPHY

As informações sobre a próxima temporada de Les revenants são absolutamente escassas. Representantes da emissora francesa Canal + (responsável pela produção) não afirmaram nada de relevante até o momento.

No fim das contas o que mais importa para saber sobre a continuação, ou não, de uma história é a forma como o enredo termina, e olha, o fim dessa segunda temporada tem ares de encerramento mesmo. De qualquer forma, o segundo ano da produção foi lançado quase cinco anos após o início do primeiro, então paciência será pré-requisito básico para os amantes de Les revenants.

Dica final: fique só com a primeira temporada mesmo, ela basta em quesito qualidade e entretenimento.