Crítica: Lazinho com você é o programa certo no horário errado

Compartilhe

Atração comandada por Lázaro Ramos na tarde de domingo, Lazinho com você leva o povo à tevê. Brasília pôde se ver na estreia. Confira a crítica!

Pegue uma pitadinha de Estrelas, um naco de Caldeirão do Huck e coloque tudo numa enorme forma já preenchida com Brasil legal. O resultado dessa mistura toda é Lazinho com você, programa de entretenimento que a Globo estreou domingo (10/12), num horário ingrato e esquisito: imprensado entre A cara do pai e o filme do Temperatura máxima por volta das 13h30. A atração merecia uma faixa mais “privilegiada”.

A intimidade entre apresentador e público aparece desde o título. Lazinho é como amigos chamam o ator Lázaro Ramos. “Cheguei, não. Chegamos!”, diz Lázaro, na primeira frase do episódio de estreia. Essa interação com o público dá o tom de Lazinho com você. Lázaro sai às ruas, conversa com as pessoas (é impressionante como ele deixa os anônimos à vontade ao lado dele), entrevista famosos, volta pros anônimos. Numa espécie de Regina Casé do século 21, Lázaro convoca o público a participar do programa pelas redes sociais. Convite feito há tempos proporcionou que a estreia já contasse com vinhetas, ilustrações, música de abertura, vídeos com depoimentos e coreografias ー tudo isso produzido pelo público e, em grande parte, de produção coletiva.

A cor da camisa de Lázaro Ramos foi escolhida por uma enquete com o público

O que parece ser o grande trunfo de Lazinho com você pode também ser a maior armadilha. A produção coletiva é irregular. Temos boa música para coreografias batidas, ilustrações que funcionam seguidas de traços infantilizados. A edição, rápida no gatilho, ajuda a minimizar isso e a simpatia de Lázaro salva muita coisa que não é tão boa assim.

Os episódios de Lazinho com você partem de uma pergunta. A da estreia foi “o que você quer perguntar?”. A próxima será “qual é a gíria para dinheiro em sua cidade?”. A minha é: será que isso vai dar certo?

Bem, a primeira até que deu. Com a pergunta na cabeça e a câmera nas mãos (como balança a câmera de Lazinho!), o ator/apresentador extraiu perguntas interessantes, bobinhas, divertidas… enfim, passou por vários estados brasileiros (posso estar enganado, mas senti falta do Norte do país) e conversou com um tanto de gente. Mas foi de Lázaro a provocação que valeu o programa. Ao ouvir um rapaz dizer que o que o mais o faria feliz naquele momento era ajudar o outro, lançou a provocação. Até quando a solidariedade do brasileiro desaparece quando as câmeras são desligadas e não há luz sobre o solidário? Garantiu o momento reflexão do almoço de domingo.

Brasília esteve no Lazinho com você

Um dos quadros da estreia foi o Me representa?, em que Lázaro recebe o pedido de um telespectador para representá-lo em uma situação difícil. Ele explica que pode ser desde pedir aumento (pra onde manda o vídeo, Lazinho?) até mediar uma conversa difícil.

Era esse o desejo de Ana Maria Gomes, que conversou com Lázaro no Parque de Águas Claras. Quase num divã, ela falou sobre as dificuldades que o casamento dela atravessa. Ficou acertado que Lázaro se vestiria como ela e iria ao encontro do marido com um ponto eletrônico no ouvido falar para ele o que ela não tinha coragem de dizer. Lázaro arrasou como terapeuta de casal e, mais ainda, como ator, nos dando uma palhinha do processo criativo dele. Depois da conversa, ficou a dúvida: o casal se acertou? Lazinho com você ficou devendo a resposta. Quem sabe virá em outros episódios.

Outras histórias foram contadas na estreia ー uma que caberia perfeitamente no Caldeirão do Huck. Lázaro já havia provado no Espelho, ótimo programa que comanda no Canal Brasil, que é bom entrevistador. Só me pergunto se o horário escolhido para o programa não poderia ser revisto. Domingo merece um programa bom e que gere reflexões, sim. Mas recheio de sanduíche de pão dormido não dá!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

3 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

3 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

4 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

5 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

5 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás