Crítica: série ‘Investigação criminal’ é prato cheio para detetives de plantão

Compartilhe

Investigação criminal revive oito casos que chocaram o país. Uso de linguagem simples é um dos destaques!

A série Investigação criminal, da Medialand disponível no catálogo da Netflix, tem 8 episódios que revisitam, cada um, um crime que chocou o Brasil: os casos Isabella Nardoni, Suzane von Richthofen, Mercia Nakashima, Glauco Villas Boas, Farah Jorge Farah, Crime da Oscar Freire, Ives Ota e Maníaco do Parque.

Como um apreciador de séries criminais, fui logo fisgado pela ideia de Investigação criminal: revisitar crimes que nos chocaram sob o ponto de vista dos investigadores. No episódio de estreia, nos deparamos com os relatos da delegada Renata Pontes, da perita criminal Rosângela Monteiro e do legista Laércio de Oliveira César, responsáveis pelo caso Isabella Nardoni.

Um acerto é que eles não abusam de termos técnicos, nos aproximando de cada detalhe do crime. É claro que um ou outro tecnicismo escapam, especialmente de Rosângela, mas nada que comprometa o entendimento de leigos. Nosso entendimento também é facilitado por uma animação que ilustra o caso e ainda quebra o que poderia soar monótono. Só os sons de ambientação, como o de uma criança chorando poderiam ser dispensados.

Com casos explorados à exaustão pela mídia ー e muitas vezes de maneira sensacionalista ー, Investigação criminal se destaca por trazer à luz para o público detalhes, como a maneira com que a Polícia chegou logo à conclusão de que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá estavam à frente do crime e não um ladrão, como o casal sustentava, ou ainda números pitorescos como os exatos 30 dias de investigação.

Investigação criminal não abusa das cenas fortes, mas é bom lembrar que há de se ter estômago para reviver esses casos que mexeram com o país. Prato cheio para os detetives de plantão, como eu!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Samuel Melo: o ator mirim cresceu e tornou-se príncipe

Revelado aos 9 anos vivendo um menino escravo traficado, o carioca de 34 anos, nascido…

24 horas atrás

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

5 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

1 semana atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás