A história de Tarcísio Meira e a da teledramaturgia brasileira se confundem. Um lindo capítulo da nossa televisão se encerra nesta quinta-feira (12/8), com a morte de Tarcísio, aos 85 anos, devido a complicações da covid-19. O ator morreu um dia depois de outra grande perda, a de Paulo José.
A primeira grande novela de Tarcísio foi também a primeira diária da história da televisão brasileira: 2-5499 Ocupado, escrita por Dulce Santucci em 1963 e exibida na TV Excelsior. Tarcísio de cara conquistou o país das telenovelas e o rótulo de galã que o acompanhou a vida inteira. Existiram outros galãs na nossa telinha, sim, mas Tarcísio era O galã. Com ele era assim. As coisas eram maiúsculas: o sorriso, os olhos expressivos, o talento descomunal.
O rótulo de galã não o abandonou, mas não o prendeu. Tarcísio era muito maior do que esse nome. E provou isso passeando por muitos tipos. Do mocinho clássico João Coragem em Irmãos Coragem (1970), já na Globo, à leveza do Felipe de Guerra dos sexos (1983), passando pelo rígido Dom Jerônimo de A Muralha (2000) e pela comédia rasgada de em Araponga (1990), como Aristênio. Isso sem falar em momentos épicos, como o capitão Rodrigo de O tempo e o vento (1985), Hermógenes de Grande Sertão: Veredas (1985) e Euclides da Cunha (1990) em Desejo.
Em um dos seus últimos trabalhos na telinha, Tibério Vilar do remake de Saramandaia (2013), Tarcísio fez par romântico com Fernanda Montenegro pela primeira vez na carreira. E como foi lindo ver eles dois juntos! A emoção transbordava.
Tarcísio se despediu das novelas em grande estilo, como Lorde Williamson de Orgulho e paixão (2018). Mas a despedida é das novelas. Um ator como ele não sai nunca de cena. Fica gravado em nossa memória.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…