Ícone da televisão brasileira, Tarcísio Meira superou o rótulo de galã

Compartilhe

Um dos maiores atores da televisão brasileira, Tarcísio Meira quebrou o rótulo de galã e passeou por vários tipos nas nossas novelas

A história de Tarcísio Meira e a da teledramaturgia brasileira se confundem. Um lindo capítulo da nossa televisão se encerra nesta quinta-feira (12/8), com a morte de Tarcísio, aos 85 anos, devido a complicações da covid-19. O ator morreu um dia depois de outra grande perda, a de Paulo José.

A primeira grande novela de Tarcísio foi também a primeira diária da história da televisão brasileira: 2-5499 Ocupado, escrita por Dulce Santucci em 1963 e exibida na TV Excelsior. Tarcísio de cara conquistou o país das telenovelas e o rótulo de galã que o acompanhou a vida inteira. Existiram outros galãs na nossa telinha, sim, mas Tarcísio era O galã. Com ele era assim. As coisas eram maiúsculas: o sorriso, os olhos expressivos, o talento descomunal.

O rótulo de galã não o abandonou, mas não o prendeu. Tarcísio era muito maior do que esse nome. E provou isso passeando por muitos tipos. Do mocinho clássico João Coragem em Irmãos Coragem (1970), já na Globo, à leveza do Felipe de Guerra dos sexos (1983), passando pelo rígido Dom Jerônimo de A Muralha (2000) e pela comédia rasgada de em Araponga (1990), como Aristênio. Isso sem falar em momentos épicos, como o capitão Rodrigo de O tempo e o vento (1985), Hermógenes de Grande Sertão: Veredas (1985) e Euclides da Cunha (1990) em Desejo.

Em um dos seus últimos trabalhos na telinha, Tibério Vilar do remake de Saramandaia (2013), Tarcísio fez par romântico com Fernanda Montenegro pela primeira vez na carreira. E como foi lindo ver eles dois juntos! A emoção transbordava.

Tarcísio se despediu das novelas em grande estilo, como Lorde Williamson de Orgulho e paixão (2018). Mas a despedida é das novelas. Um ator como ele não sai nunca de cena. Fica gravado em nossa memória.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

2 dias atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

3 dias atrás

Globo está preparando um filme de “A viagem”

Informação foi dada, ao blog, em primeira mão, pelo diretor-executivo da TV Globo, Amauri Soares…

4 dias atrás

Ruptura encerra a temporada com a magnitude que a história merece

A série da Apple TV+ responde o suficiente, deixa no ar novos mistérios e entrega…

6 dias atrás

Douglas Oliver emenda duas produções bíblicas na RecordTV

Ator pernambucano de 32 anos sai de Reis diretamente para Paulo, o apóstolo Patrick Selvatti…

1 semana atrás

Clara Moneke surge como Leona, a mocinha de “Dona de mim”

Veja a primeira foto e saiba como será a protagonista da próxima novela das 19h,…

2 semanas atrás