chegadas Astrid Fontenelle é o grande trunfo de Chegadas e partidas

Separe a caixa de lenços: Hoje tem Chegadas e partidas!

Publicado em Reality show

Com apresentação forte e delicada de Astrid Fontenelle, Chegadas e partidas revela emoções à flor da pele no aeroporto de Guarulhos.

Não sei para vocês. Mas para mim quarta-feira à noite tem sido momento de chorar até secar a alma. Isso porque, a partir das 22h30, o GNT exibe a oitava temporada do reality Chegadas e partidas.

Para quem ainda não conhece, o Chegadas e partidas é apresentado por Astrid Fontenelle ー que também está à frente do Saia justa, atração que antecede o Chegadas… ー e se passa no aeroporto internacional de Guarulhos, de São Paulo. No saguão, Astrid acompanha mais do que embarques e desembarques, ela nos revela as histórias que estão por trás das malas e faixas de boas-vindas. Os três primeiros episódios da temporada falaram sobre amor de mãe, amor distante e intolerância.

A apresentadora ー além da seleção das histórias, claro ー é o maior acerto do Chegadas e partidas. Em cinco segundos, Astrid é íntima dos entrevistados, verdadeiros protagonistas do reality, e nós, consequentemente, também nos tornamos. Muitas vezes com os olhos cheios d’água, Astrid conversa com uma mãe aqui, um namorado acolá, um grupo de amigos mais adiante.

Chegadas e partidas nos deixa com as emoções à flor da pele
Chegadas e partidas nos deixa com as emoções à flor da pele

Nesta temporada, foi tocante ver a conversa de Astrid com uma senhora portuguesa que veio ao Brasil enterrar o filho. O olhar perdido da entrevistada e o respeito com que a entrevistadora invade aquele momento são de uma sensibilidade ímpar.

Outro momento emocionante desta temporada é a despedida de duas jovens namoradas das respectivas mães. A mãe de uma delas apoiava não só a relação das duas meninas como a viagem, a outra era contra o namoro. Foi bem interessante ver as cinco mulheres conversando sobre a aceitação. “Para não perdê-la, tive que aceitar”, afirmou a mãe, resignada, que ainda ouviu Astrid concluir “no fundo, no fundo a gente está falando de amor”.

Com olhar de fora, Astrid às vezes se emociona, o que é muito benéfico para o programa. A história da mulher que voltou da Turquia para o Brasil porque lá as filhas dela simplesmente apanhavam (“literalmente”, como ela frisa no programa) pelo simples fato de serem cristãs pegou Astrid de jeito. E os telespectadores também, com certeza.

A trilha sonora de Chegadas e partidas também merece destaque. Secos e molhados, Beatles, Caetano Veloso, cancioneiro popular… todos ali com o simples intuito de nos emocionar.