Hoje é aniversário de Lima Duarte. Parabéns, Lima!

Compartilhe

No dia em que Lima Duarte comemora 90 anos o Próximo Capítulo relembra personagens marcantes desse ator que está no ar desde a inauguração da TV no Brasil.

Se uma levantamento for feito para descobrirmos um ator que represente a cara do brasileiro talvez o nome de Lima Duarte esteja entre os mais citados. Seria merecido. Lima completa 90 anos hoje como um dos maiores atores da nossa telinha. Foi por meio dele que conhecemos ー e nos identificamos em algum ponto — personagens marcantes como Sassá Mutema, Sinhôzinho Malta ou Josafá Tavares, defendidos por ele em O Salvador da Pátria (1989), Roque Santeiro (1985) e O outro lado do paraíso (2017), respectivamente.

Poderíamos dizer que a relação de Lima Duarte com a televisão é umbilical. Isso porque o ator e diretor está lá desde o dia da inauguração, em 18 de setembro de 1950. Pioneiro, Lima fez parte do primeiro teleteatro, no mesmo dia, e da primeira novela, Sua vida me pertence, no ano seguinte.

De lá para cá, podemos dizer que a trajetória de Lima sempre se confundiu com a da televisão. Ele fez teleteatros levando autores como William Shakespeare e Tennessee Williams ao grande público lá no início, estrelou novelas desde a época da Tupi, esteve à frente de folhetins marcantes como Roque Santeiro, e, agora, está no streaming com Treze dias longe do sol e Aruanas.

Tudo isso com duas grandes marcas desse ator maiúsculo e hoje nonagenário: a voz e o olhar, além do talento, claro. A voz de Lima vai além dos personagens que ele vive nas telas. Não raro ele é narrador de obras e ainda dublou tipos como Catatau, o grande amigo do Zé Colmeia. Difícil encontrar outro ator da televisão que fale tanto com o olhar. Como Shankar, de Caminho das Índias (2009), isso ficou bem claro, ainda mais na cena em que ele descobre que é pai de Opash (Tony Ramos). Antológica, como antológica é a participação de Lima Duarte na teledramaturgia brasileira. Parabéns, Lima!

O Próximo Capítulo ousa elencar cinco momentos inesquecíveis de Lima Duarte nas novelas:

O bem amado
Caminho das Índias
Pedra sobre Pedra
Roque Santeiro.
O Salvador da Pátria
Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Ruptura retorna e preenche a expectativa com delicioso vazio misterioso

A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…

13 horas atrás

BBB 25: o Brasil (realmente) precisa de outra edição do reality?

Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…

1 semana atrás

‘O professor’: a série mais madura entre as teens; confira a crítica

Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…

2 semanas atrás

Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…

3 semanas atrás

Secret Level prometeu muito, cumpriu o que conseguiu

Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…

4 semanas atrás

Os 10 melhores episódios de 2024

Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…

4 semanas atrás