masterchef

Helena Rizzo será muitas na estreia como jurada do MasterChef

Publicado em Reality show

Com direito ao sotaque francês de Erick Jacquin, MasterChef volta ao formato original. Temporada terá algumas novidades

O MasterChef Brasil vai voltar às origens na 14ª temporada (a 8ª com cozinheiros amadores), que estreia terça-feira na Band, no famigerado horário das 22h30. Isso porque, depois de uma equivocada temporada em que cada episódio tinha o próprio vencedor, o programa começará com 23 cozinheiros amadores e terminará a temporada com apenas um deles levando o prêmio de R$ 300 mil, o troféu do programa e uma série de “presentes” dos patrocinadores.

“A jornada do herói está de volta”, afirma a diretora do reality, Marisa Mestiço. O jurado Henrique Fogaça completa: “Com esse formato, temos uma crescente da torcida por cada um deles (dos participantes) durante cada semana”.

A volta ao formato não quer dizer que o MasterChef não traga novidades nesta temporada. Pelo contrário. Há algumas — e significativas. Talvez a maior delas seja a chegada de Helena Rizzo ao time de jurados, ao lado de Fogaça e de Erick Jacquin.

Helena conta que será uma jurada que junta várias facetas: brincalhona, exigente, durona e delicada. “Vou ser tudo isso porque é assim que é uma cozinha. Mas gosto de manter um clima agradável. A gente tem que corrigir erros, porém tem um jeito de fazer isso”, afirma a estrelada chef. Ela conta que, para ela, um prato MasterChef tem que “trazer cores, técnica, sabor, harmonia e a personalidade do cozinheiro.”

Ana Paula Padrão é só elogios à nova parceira de programa: “Helena tem um astral muito bom, um humor muito interessante. Agora seremos três sagitarianos — eu, ela e Jacquin — que perdemos o amigo, mas não a piada.”

O jogo no MasterChef

Ana Paula Padrão ressalta que outra grande diferença é que esta temporada estará mais focada no jogo, na estratégia. “O vencedor tem que ser um bom cozinheiro, claro. Mas vai ter que ser também um bom jogador”, adianta a apresentadora.

Para isso, foram criadas três novidades que prometem movimentar a dinâmica na cozinha. O avental dourado dará, nas provas em equipe, a oportunidade de um cozinheiro assumir a liderança do time no lugar de um colega. A caixa misteriosa dourada guardará uma vantagem ou uma desvantagem capazes de, nas palavras de Marisa, “mudar os humores da cozinha”.

No fim de cada episódio, como de costume, Helena, Fogaça e Jacquin escolhem os três piores pratos, entre os quais um deve ser eliminado. Mas, antes da decisão final deles, os outros cozinheiros vão se reunir e salvar um dos três, usando o critério que eles quiserem.

“O programa volta mais malandro. O jogo passa a ter mais importância, e os cozinheiros vão precisar de estratégias desde o início. Não dá mais para ficar sendo mediano”, afirma uma apimentada Ana Paula Padrão.

Com nove episódios gravados, Helena Rizzo já entendeu que os amadores cozinham contra o tempo e que há um ingrediente que não pode faltar no MasterChef. “A tensão está em todos os momentos do programa. E sempre muito forte”. Ela é o tompero do MasterChef, Helena!