masterchef1

Helena Rizzo, na final do MasterChef: “a gastronomia ganhou duas cozinheiras muito poderosas”

Publicado em Reality show

Fernanda e Lays disputaram uma final marcada pela contemporaneidade. Como de costume, a sobremesa decidiu a temporada. Veja quem ganhou o MasterChef Brasil de 2022!

“Hoje a gastronomia brasileira ganhou duas cozinheiras muito poderosas”, disse uma emocionada Helena Rizzo ao final da temporada do MasterChef. O elogio não vinha de qualquer uma: Helena comanda um dos mais disputados restaurantes do país e já foi eleita a melhor chef de cozinha mulher do mundo. As cozinheiras poderosas eram Fernanda e Lays, finalistas desta temporada do MasterChef. Elas também estavam emocionadas, pois sabiam que haviam entregue um bom menu ー as duas.

Os menus escolhidos por Fernanda e Lays para a final eram bem contemporâneos. E as semelhanças pararam por aí. Eric Jacquin, jurado ao lado de Helena e de Henrique Fogaça, destacou justamente que eram duas sequências muito diferentes entre si, mas bem executadas, com poucos erros.

Fernanda apresentou o menu Elementos e sentidos, baseado nos quatro elementos (água, fogo, ar e terra) e mais no amor. A entrada trouxe o elemento água com vieira grelhada com chá de clitória, ovas de peixe, crocante de algas e broto de coentro. O prato principal Nascimento e transformação era composto por legumes na churrasqueira com azeite de ervas, palmito defumado, farofa negra de castanhas e crocante de folhas. Fechava o menu a sobremesa sopa de frutas vermelhas com quenelle de coco e chocolate branco.

Na avaliação, Fogaça e Helena destacaram que faltava força ao belo prato de Fernanda. O prato principal da loba ganhou Jacquin, que se disse surpreso positivamente pelo que comeu. Para terminar, os jurados chamaram a atenção para a delicadeza e para a harmonia do doce servido.

Já Lays optou por um menu mais afetivo, o Vivências, sabores e lembranças. Ela começou servindo vieiras grelhadas com molho beurre blanc de dashi refrescante, óleo de cebolinha e crocante de arroz. Depois, passou para lagosta confitada na manteiga com creme de cenoura, mini milho, cogumelos porcini e farofa de milho branco. E terminou com um arriscado sorvete de missô com chocolate branco caramelizado, farofinha de castanhas brasileiras e gergelim preto torrado.

Prato principal de Lays

Os jurados elogiaram bastante a entrada de Lays. Fogaça a emocionou dizendo que faltava pouco para a perfeição. Jacquin adorou o prato principal, com o qual implicou desde o início porque achava simples demais um purê de cenoura. Helena até batizou a sobremesa de Lays de Jardim Zen, mas achou que podia vir com mais framboesas.

Veja que foi a vencedora do MasterChef!

A disputa entre Fernanda e Lays foi acirrada. As duas serviram bons menus e tiveram momentos de nos matar do coração em casa, como quando Fernanda quase queimou a couve-flor do prato principal ou quando o ponto do sorvete de Lays não chegava nunca. Não faltou gentileza quando Lays esqueceu o chocolate branco e Fernanda deixou para trás o leite de coco da sobremesa e as duas dividiram os ingredientes. No mezanino, torcida dividida. Fernando, Paraskevi e Jason não escondiam a preferência por Fernanda, enquanto Rafael, Bruno e Larissa encabeçavam a torcida de Lays.

No final das contas, os jurados acharam que o menu de Lays tinha menos falhas e estava mais coerente como um todo. A designer de 29 anos emocionou todo mundo ao lembrar as dificuldades que enfrentou antes de chegar ao programa, tendo passado fome na infância.