Crédito: Reprodução
Como forma de se tornar mais acessível para todos os públicos, a HBO lançou, neste ano, o aplicativo HBO Inclusão, ou simplesmente HBO IN, para celulares e tablets. A plataforma reúne conteúdos da emissora com acessibilidade: audiodescrição para deficientes visuais e legendagem adaptada para pessoas com deficiência auditiva.
Ao Próximo Capítulo, o vice-presidente de produções originais da HBO, Roberto Rios, falou sobre a novidade: “Para mim, é um profundo orgulho pessoal, porque minha avó materna era cega. Tocava piano muito bem, ouvia radionovelas. E eu ficava pensando, se ela estivesse viva hoje em dia, poderia ter outra experiência. Essa é uma forma de incorporar o maior número de público. A gente demonstra que a tecnologia está a serviço de colocar o conteúdo disponível para qualquer pessoa que queira assistir”.
Após o aplicativo ter sido baixado, o usuário escolhe o conteúdo da plataforma HBO e clica em “sincronizar” no aplicativo HBO Inclusão. Depois de 10 segundos, será lançada a acessibilidade selecionada no ponto exato de onde o conteúdo estiver localizado.
Uma das opções é a audiodescrição, que é feita para pessoas com deficiência visual. Ela consiste na narração, por meio da descrição sonora de cenários, personagens, expressões faciais, formas, cores e nos intervalos sem diálogo.
Já a legendagem adaptada é uma opção para as pessoas com deficiência auditiva. A ferramenta inclusiva consta na tradução de diálogos, descrição de efeitos sonoros e de personagens da cena diferenciada por cores, com visualização ajustada e com zoom.
O aplicativo funciona com sincronização de áudio, e não necessita de assinatura, para que possa ser utilizado livremente por fãs dos conteúdos originais da HBO.
Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…
Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…
Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…
Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…
Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…
Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…