hbo inclusão Crédito: Reprodução

Conheça o HBO Inclusão, aplicativo on-demand acessível da HBO

Publicado em Comportamento

A HBO lançou, neste ano, o HBO Inclusão. O aplicativo reúne conteúdos da emissora em formato acessível para pessoas com deficiências

Como forma de se tornar mais acessível para todos os públicos, a HBO lançou, neste ano, o aplicativo HBO Inclusão, ou simplesmente HBO IN, para celulares e tablets. A plataforma reúne conteúdos da emissora com acessibilidade: audiodescrição para deficientes visuais e legendagem adaptada para pessoas com deficiência auditiva.

Ao Próximo Capítulo, o vice-presidente de produções originais da HBO, Roberto Rios, falou sobre a novidade: “Para mim, é um profundo orgulho pessoal, porque minha avó materna era cega. Tocava piano muito bem, ouvia radionovelas. E eu ficava pensando, se ela estivesse viva hoje em dia, poderia ter outra experiência. Essa é uma forma de incorporar o maior número de público. A gente demonstra que a tecnologia está a serviço de colocar o conteúdo disponível para qualquer pessoa que queira assistir”.

Como funcionar o HBO Inclusão?

Após o aplicativo ter sido baixado, o usuário escolhe o conteúdo da plataforma HBO e clica em “sincronizar” no aplicativo HBO Inclusão. Depois de 10 segundos, será lançada a acessibilidade selecionada no ponto exato de onde o conteúdo estiver localizado.

Uma das opções é a audiodescrição, que é feita para pessoas com deficiência visual. Ela consiste na narração, por meio da descrição sonora de cenários, personagens, expressões faciais, formas, cores e nos intervalos sem diálogo.

Já a legendagem adaptada é uma opção para as pessoas com deficiência auditiva. A ferramenta inclusiva consta na tradução de diálogos, descrição de efeitos sonoros e de personagens da cena diferenciada por cores, com visualização ajustada e com zoom.

O aplicativo funciona com sincronização de áudio, e não necessita de assinatura, para que possa ser utilizado livremente por fãs dos conteúdos originais da HBO.