2020. Crédito: Jamel Shabazz/Epix. Cultura. Cena da série Godfather of Harlem.
O mundo vive uma onda de manifestações contra o racismo estrutural inflamada pela morte do segurança negro George Floyd, que foi asfixiado por policiais brancos nos Estados Unidos. É nesse contexto que chega ao Brasil a série Godfather of Harlem, que estreia nesta sexta-feira (19/6), às 22h15, no canal Fox Premium.
Apesar de não falar exatamente sobre o tema, a produção se passa na década de 1960, quando os Estados Unidos foram cenário da luta pelos direitos civis de afro-americanos liderada por nomes como Martin Luther e Malcolm X, personalidades citadas na narrativa. Esse panorama é importantíssimo para a narrativa de Godfather of Harlem que se inspira na história do mafioso norte-americano Ellsworth Bumpy Johnson, que, na série, é vivido pelo ator Forest Whitaker.
A produção tem início nos anos 1963 quando Bumpy deixa o presídio de Alcatraz, em São Francisco, e retorna para Nova York. Quando ele volta, percebe que muita coisa mudou, que o bairro de Harlem está abandonado e que as ruas estão dominadas pela máfia italiana que, agora, é responsável pela venda das drogas na região. Bumpy, então, quer retomar os negócios e controle do Harlem.
Por conta dessa narrativa, a série tem muitas cenas de violência, mas que são quebradas pela ótima trilha sonora da produção. A abertura, inclusive, é um dos destaques, fazendo uma colagem de situações histórias do EUA embalada pela música Just in case.
Godfather of Harlem deve agradar ao público que gosta de produções que envolvem a máfia, porque a questão racial aparece, mas de forma mais dissipada ao longo dos 10 episódios da primeira temporada da série criada por Chris Brancato e Paul Eckstein.
Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…
Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…
O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…
Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…
Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…
Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…