Giulia Miranda_1200

Giulia Miranda conectada com as próprias raízes a partir da série No mundo da Luna

Publicado em Séries

Em No mundo da Luna, do HBO Max, Giulia Miranda resgata a descendência cigana. Confira entrevista com a atriz!

Não é sempre que um personagem leva o ator a revisitar as próprias raízes e resgatar o passado. Foi exatamente isso que aconteceu com a atriz Giulia Miranda, que interpreta Mirassol na série nacional No mundo da Luna, em cartaz no HBO Max. Enquanto a personagem é uma cigana, a atriz tem ascendência do povo Romi e pôde resgatar esse passado.

“A preparação para viver esse papel foi uma das partes mais especiais do processo. Eu tenho ascendência cigana. Então, bastante coisa eu já tinha lido e ouvido falar, mas me aprofundei na pesquisa. O trabalho que me ajudou a entender mais sobre minha família e minhas raízes. O processo incluiu não só ler materiais como dados, matérias e uma tese de doutorado, como mergulhar nos documentos da minha família em que a ancestralidade cigana é detalhada e ligar para parentes perguntando sobre detalhes da nossa ascendência”, conta Giulia, em entrevista ao Próximo Capítulo.

A série No mundo da Luna é baseada no livro homônimo de Carina Rissi, uma das autoras juvenis mais festejadas no Brasil atualmente. A obra retratada na tela está longe de ser uma desconhecida de Giulia. Ela leu o livro três vezes e o considera o preferido entre os assinados por Carina. A atriz revela que, na série, Marissol ganha mais espaço do que no livro. Aliás, na obra literária, a personagem se chama Sara. “A Marissol, mesmo ganhando um arco mais desenvolvido na série, traz muito da essência do livro, da atmosfera dos capítulos do casamento, da família da Luna e representa bastante da cultura cigana”, compara Giulia.

Giulia comemora o bom momento das séries nacionais voltadas para o público jovem, caso de No mundo da Luna. “Sinto que o número de séries e filmes que dialogam com a minha geração vem aumentando. Eu mesma ‘devorei’ quase todas as séries nacionais que surgiram ao longo do ano, como Só se for por amor, De volta aos 15, a nova temporada de Sintonia, além de No mundo da Luna, claro, e filmes como Procura-se, também baseado em uma obra da Carina Rissi. Além de ver esse movimento de produções voltadas para o público jovem, como mulher recém-formada em cinema, fico feliz demais em ver histórias brasileiras criadas por mulheres indo parar em streamings como a HBO Max”, reflete.