Ator Giovanni Dopico
dopico Créditos: Márcio Honorato/Divulgação. Logo na estreia na TV, Giovanni Dopico aborda temas como assédio e homossexualidade. Ator Giovanni Dopico

Giovanni Dopico, o Santiago, se destaca em uma das melhores quinzenas de Malhação

Publicado em Entrevista

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Giovanni Dopico comemora ter tocado em um tema delicado, como o assédio, em Malhação. Confira!

Chegou a vez de Giovanni Dopico protagonizar uma quinzena em Malhação – Vidas brasileiras. O intérprete de Santiago está muito feliz com o papel e pode se orgulhar: a quinzena dele é uma das melhores da temporada.

Na trama, Santiago é jogador de futebol e, durante uma peneira, é assediado pelo treinador. “Estudei bastante sobre o tema quando fiquei sabendo que abordaríamos o tema. Fiquei preocupado em fazer um bom trabalho, em entender de perto o que as pessoas que já passaram por assédio sentiram… Li muito sobre casos verídicos. Estamos falando de um tema muito comum, mas pouco abordado. Por isso se faz necessário tratar o tema com seriedade”, afirma Giovanni, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Antes de ter a própria quinzena, Santiago se destacou por ser namorado de Michael (Pedro Vinícius) e por ter protagonizado o primeiro beijo entre dois meninos de Malhação. “Santiago vai ficar na lembrança de muita gente pela história que ele tem. Ele representa o que muitos jovens passam”, comenta o estreante na telinha.

Interpretar um atleta não foi um desafio para esse flamenguista amante de esportes. “Acho que fazer atividades físicas é super importante para a saúde. E é uma válvula de escape pra mim, no meu dia a dia”, afirma o ator, que joga futebol, surfa e corre “sempre que dá tempo” e é adepto de uma alimentação saudável.

Animado, Giovanni tem planos de continuar estudando e trabalhando quando a temporada de Malhação — Vidas brasileiras terminar, em abril. A ideia é buscar novos papéis. A gente está esperando!

Leia entrevista com Giovanni Dopico

Ator Giovanni Dopico como Santiago em Malhação
Foto: Globo/João Miguel Júnior. Giovanni Dopico ainda não se acostumou com o assédio do público.

O Pedro Vinícius me contou ser um ativista pelas causas gays. Fazer par romântico com ele te assustou por esse motivo?
Não me assustou. Achei uma ótima oportunidade abordamos o tema numa novela como Malhação, que fala com o público jovem. Pedro é super gente boa, um ator generoso e ótimo parceiro de cena.

Depois da cena do beijo, o assédio da imprensa a você aumentou? Como lida com essa exposição da sua vida pessoal?
Eu ainda não estou muito acostumado com o assédio da imprensa e dos fãs, de uma forma geral. É tudo muito novo pra mim. Mas tanto a imprensa quanto o público têm sido bacanas comigo, com o Santiago… É sempre bom saber que estamos agradando com nosso trabalho, ainda mais sendo minha estreia na tevê. E sigo com minha vida da mesma forma, fazendo as mesmas coisas. Isso não mudou e não quero que mude.

Santiago esconde do pai o namoro com Michael. Muitos jovens homossexuais passam por isso na vida real. Eles chegam a te procurar? O que você fala para eles?
Não, não me procuraram para falar do assunto. Apenas vários vieram às minhas redes sociais para dizer que passam pelo mesmo problema do Santiago, para elogiar as cenas…

Santiago é um jogador de futebol. Como é a sua relação com o esporte? Tem algum time do coração?
Eu gosto de todos os esportes. Surfo, jogo futebol, corro. Acho que fazer atividades físicas é super importante para a saúde. E é uma válvula de escape pra mim, no meu dia a dia. E meu time é Flamengo!

O Santiago é vítima de assédio na quinzena protagonizada por ele. Como se preparou para as cenas?
Estudei bastante sobre o tema quando fiquei sabendo que abordaríamos o tema. Fiquei preocupado em fazer um bom trabalho, em entender de perto o que as pessoas que já passaram por assédio sentiram… Li muito sobre casos verídicos. Estamos falando de um tema muito comum, mas pouco abordado. Por isso se faz necessário tratar o tema com seriedade.

Nas redes sociais você posta muitas fotos sem camisa, na praia ou praticando esportes. Como cuida do corpo?
Quando dá tempo, porque tenho gravado muito, tento ter uma alimentação saudável e sempre pratico algum esporte.

Malhação é seu primeiro trabalho na televisão. Tem medo de ficar marcado por um tipo de personagem por causa da repercussão de Santiago?
Não tenho essa preocupação. Minha preocupação é fazer um bom trabalho, seja fazendo Santiago, seja como qualquer outro personagem. Mas Santiago com certeza vai ficar na lembrança de muita gente pela história que ele tem. Ele representa o que muitos jovens passam.

A temporada de Malhação está na reta final. Quais são seus planos para depois que as gravações terminarem?
Quero trabalhar mais. E seguirei estudando, fazendo cursos, me aprimorando para os próximos personagens.