travessia_giovanna_1200 Helô (Giovanna Antonelli)

Giovanna Antonelli fala sobre Travessia e a carreira

Publicado em Entrevista, Novela

Ao Próximo Capítulo, a atriz fala sobre o retorno no papel de Helô, o carinho dos fãs e até da vida empreendedora

Por Pedro Ibarra

Uma atriz que marcou gerações de espectadores. Giovanna Antonelli é um daqueles nomes que todo mundo se lembra de um papel marcante. A artista, que está no ar em Travessia, com a volta ao papel de Helô 10 anos depois de tê-la vivido em Salve Jorge, é uma das mais cultuadas da história recente da televisão brasileira.

Com quase 30 anos de carreira, ela se prepara para novos desafios, mas é grata pela jornada e trajetória que fez durante toda a carreira. Seja nas telinhas e nas telonas, seja em outras maneiras de se doar e colocar a própria marca no mundo, a artista curte cada momento, aproveita o que pode das experiências e dos personagens e é grata pelo que conquistou nesse caminho.

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Giovanna fala sobre a experiência em Travessia, o trato com os fãs, o tempo de carreira e até de uma fase mais empreendedora que tem vivido.

Entrevista // Giovanna Antonelli

Como tem sido a experiência em Travessia? Como é voltar para a personagem e encontrar novas nuances nela que ainda não tinham sido vistas na tela?

Uma delícia divertida! A volta da personagem se deve muito a um pedido do público. Ela voltou mais madura, afinal, são 10 anos depois, e continua justa, guerreira, mulher de caráter reto, com sede de Justiça. Não é uma continuação e, sim, personagens que deram muito certo, e voltaram numa trama completamente diferente, com novas histórias. Um reencontro dos personagens, só que em outro universo. Esse “crossover” já aconteceu pelo mundo, e o espectador curte muito.

O retorno às obras abertas na televisão foi recente por conta da pandemia. Como você sentiu a diferença entre os formatos? Como é estar de volta ao ritmo intenso das novelas?

Bom, durante a pandemia acabei não parando porque estávamos gravando Quanto mais vida melhor, uma novela das sete que foi ao ar praticamente toda gravada. E, em seguida, emendei com Travessia. Foram momentos bastante dramáticos por tudo que passamos, não só profissionalmente, com todos os protocolos de segurança e dificuldades de trabalhar durante uma pandemia mundial, e também nas nossas vidas pessoais, aprendendo a equilibrar todas as nossas perdas, né?! Só que o propósito de, no meio do caos, levar alegria para o público fez todo mundo trabalhar cheio de gratidão.

Você já tem uma longa carreira e estrada, com várias personagens lembradas e amadas. Como você lida com o sucesso durante toda essa trajetória? Como você acolhe os fãs que te amam por tantos projetos distintos?

Eu me sinto muito grata! Sempre fui uma pessoa simples, com valores bem definidos, e não deixo o sucesso me cegar para o mundo, sabe? Acho que ter sucesso mesmo é poder ajudar o próximo. Fazer girar uma engrenagem que gera empregos e renda e, ao mesmo tempo, com um papel numa novela, no cinema ou no teatro, poder inspirar pessoas também. Aliás, muitas vezes, até transformar suas histórias. É realmente gratificante fazer o que a gente ama. Então, as pessoas que gostam de mim, do meu trabalho, são aquelas que me inspiram todos os dias, me fazem ir além e acreditar nos meus sonhos.

Com os novos tempos e a subida do streaming, a forma como o público consome TV mudou. Como você se adapta a esses novos tempos como atriz? Você se sente atualizada quanto às tendências do mundo, como redes sociais e tudo que elas trazem?

Como atriz, independentemente deste novo momento, a gente nunca pode parar de estudar, de se atualizar. Estou sempre de olho no que está rolando fora, vendo produções nacionais e consumindo as tendências. O trabalho do artista é assim, em constante evolução. E sobre as redes sociais, bom, quem me segue sabe que estou superupdate (risos)! Minha rede tem informação, entretenimento, memes, e é programada para todos os gostos.

Para além de atriz, você tem muitas outras faces, o empreendedorismo é uma delas. Como são essas outras faces? Quem é a Giovanna fora das telas e dos palcos? Como a atriz ajuda a empreendedora?

Todas as minhas faces são a da verdade, a Giovanna real, como qualquer outra pessoa. Não coloco meu nome em nada que eu não use ou entenda que meu público não vai curtir. E, principalmente, gosto de empreender com acessibilidade. Esse sempre foi meu foco. Quero que tudo que carregue meu nome, minha marca, seja acessível para todos. É uma alegria encabeçar tendências atemporais que são realmente abrangentes. Uso o que eu vendo. Isso faz essa conexão genuína com o público que me segue há décadas. Então, atuar e empreender são duas coisas que eu amo muito e não consigo me enxergar abrindo mão de uma ou de outra, e, quando a gente ama muito o que faz e tem disciplina, tudo se acomoda de maneira natural. Quando eu estou em algum projeto como atriz, que consome muito meu tempo, me desdobro para estar sempre perto dos negócios. Disciplina e equilíbrio são boas dicas. Sem falar no superpoder feminino, né?! Conseguimos conciliar vários papéis e damos conta de tudo.