gatunos 1 TRINKETS

Gatunas (ou Trinkets, em inglês) é uma produção bobinha que vale a maratona

Publicado em Séries

Na semana em que Gatunas teve a segunda temporada confirmada, confira por que dar uma chance para a série da Netflix

Não espere grandes coisas de Gatunas. Mas saiba que, se você gosta de produções teens, ela pode ser uma ótima opção de uma maratona despretensiosa. Inspirada no livro homônimo de Kirsten Smith, a série gira em torno da história de três meninas adolescentes completamente diferentes entre si que se conhecem por ter um problema em comum: a mania de roubar.

Cada uma delas representa uma característica típica de personagens de tramas juvenis. Elodie Davis (Brianna Hildebrand) é a menina deslocada, fora dos padrões e que acaba de se mudar para a cidade. Tabitha Foster (Quintessa Swindell) é a riquinha e popular da escola. Enquanto Moe Truax (Kiana Madeira) é um equilíbrio entre as duas: inteligente, alternativa e descolada.

Crédito: Netflix/Divulgação

Essa amizade inimaginável começa em um dos encontros para cleptomaníacos de que o trio participa. Primeiramente tentando executar um roubo juntas. Depois, por conta do acesso aos componentes vulneráveis de cada uma delas, o que as aproxima. E é a partir desse novo laço que a primeira temporada de Gatunas se desenvolve, mostrando essa relação das jovens e como elas enfrentam a cleptomania e os dramas pessoais.

Elodie precisa se adaptar a vida com o pai, a madrasta e o novo irmão, enquanto lida com questões de sexualidade e de luto. Moe enfrenta a falta de confiança no outro, o que a atrapalha em relacionamentos amorosos duradouros. Já os dramas de Tabitha estão entre os mais profundos. A personagem sofre com um namoro abusivo, com as mentiras do casamento dos pais e ainda a cobrança de uma vida dentro dos padrões.

Apesar de não se aprofundar nos temas — o que é um dos maiores defeitos da série –, Gatunas é uma produção que desenvolve a narrativa de forma ágil em episódios curtos — com média de 20 minutos — se apoiando em clichês de tramas teens — que a gente ama! –, o que conquista o público aberto a esse tipo de conteúdo. Outro ponto positivo é ter personagens empáticas. Se Elodie não é tanto assim, Moe e Tabitha ocupam esse cargo. As duas personagens são carismáticas e contam com uma boa entrega de suas intérpretes.

Crédito: Netflix/Divulgação

Para o público brasileiro ainda há mais um agrado, a presença do ator brasiliense Henry Zaga. Visto anteriormente na primeira temporada de 13 reasons why, ele interpreta Luka Novak, outro jovem que participa dos encontros para cleptomaníacos na série. E que deve voltar na segunda temporada já confirmada da atração. De acordo com a Netflix, a sequência será o encerramento da história do trio.