No dia do jogo do Brasil na Copa, relembre o futebol em seis novelas

Compartilhe

Paixão nacional, o futebol esteve presente em várias novelas. O Próximo Capítulo entra no clima da Copa e relembra seis delas

Não tem jeito. Brasileiro ama futebol e é louco por novela. Quando dá pra juntar tudo, então, a gente vai à loucura. Por isso autores do quilate de Janete Clair e Aguinaldo Silva não tiveram dúvida em lançar mão do esporte em tramas que assinaram.

Em clima de Copa do Mundo, o Próximo Capítulo relembra cinco novelas que tiveram o esporte como um dos temas ー um folhetim para cada estrela na camisa amarelinha. Epa! Então a gente vai lembrar seis novelas… vai que daqui a um mês a gente já vai ser hexa!

Relembre seis novelas sobre futebol!

Avenida Brasil (2012)

Cauã Reymond jogava futebol em Avenida Brasil

A trama de João Emanuel Carneiro tinha o próprio time, o Divino Futebol Clube, que era da terceira divisão. O gramado recebeu jogadores como Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni), Roni (Daniel Rocha) e Leandro (Thiago Martins). O esporte não era o mote principal para as tramas de Jorginho e de Iran, mas era o que movia os conflitos de Roni e Leandro. Os dois amigos acabam num casamento aberto com a maria chuteira Suelen (Isis Valverde) e assumindo a paternidade-dupla do filho que ela espera.

Além deles, a novela tinha o grande jogador Tufão (Murilo Benício), campeão carioca pelo Flamengo que começa a novela se despedindo das quadras com direito a título e a Maracanã lotado.

Irmãos Coragem (1970 e 1995)

Claudio Marzo e Marcos Winter: Duda Coragem em dois momentos

A maga das novelas Janete Clair escreveu esse clássico em 1970 e Dias Gomes assinou o remake, 25 anos depois. Nas duas versões, um dos irmãos coragem, Duda, era jogador de futebol do Flamengo. No original, o personagem foi vivido por Cláudio Marzo e, mais recentemente, por Marcos Winter.

Ídolo rubro-negro, o caçula dos Coragem é um orgulho da cidade Coroado, mas causa um escândalo quando volta ao local e reencontra a namorada da juventude, Ritinha (Regina Duarte/ Gabriela Duarte). Ela engravida e eles são obrigados a se casar, mesmo sem estarem apaixonados.

Lado a lado (2012)

O início do futebol no Brasil era mostrado em Lado a Lado

A novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga ganhou o Emmy International com uma trama sobre a amizade entre as personagens de Camila Pitanga e Marjorie Estiano, de classes sociais e raças diferentes. Mas um dos panos de fundo da novela é a chegada do futebol ao Brasil. Sim! Podemos ver, por meio de personagens como Albertinho (Rafael Cardoso), Fernando (Caio Blat) e Umberto (Klebber Toledo), como o esporte foi recebido pela sociedade carioca, sendo, primeiramente considerado um esporte de elite.
Suave veneno (1999)

Suave Veneno tinha Rodrigo Faro como ator

Aguinaldo Silva não guardou glórias para o craque Renildo (Rodrigo Faro). O filho do porteiro Clóvis (Elias Andreato) está no auge da carreira e prestes a embarcar para o exterior. Mas é acometido por uma doença degenerativa e seu drama muda completamente de foco. Tem Marina (Deborah Secco) no pé dele, entre o amor e o interesse. É interessante relembrar que Rodrigo podia não ser um gênio, mas estava longe de fazer feio como ator.

Vidas em jogo (2011)

Record falava de futebol no pano de fundo de Vidas em jogo

Não é só a Globo que faz novelas girando em torno do tema. A Record veio com Vidas em jogo, de Cristianne Fridman. A trama tinha como mote a vitória de 10 amigos na loteria. Um deles era Belmiro Silveira Aguiar (Ricardo Petraglia), presidente do Clube de Futebol e Regatas Cariocas. O time estava decadente, é bem verdade, mas Belmiro nunca perdeu a esperança de levar o escrete para a primeira divisão do futebol brasileiro. O sonho dele é compartilhado por Wellington Nobre Batista (Ricky Tavares), peladeiro que almeja se profissionalizar nos campos.

Belmiro morre na explosão de um restaurante e deixa Wellington com um segredo, mais tarde descoberto: ele se dopava quando jogava no Cariocas. A ideia era ser visto por algum “olheiro” e parar no exterior. Mas ele acaba expulso do time e se entregando de vez às drogas.
Zazá (1997)

O futebol feminino ganha vez em Zazá

Que tal nossa última novela falar de futebol feminino? Pois é! Zazá, de Lauro César Muniz, trazia a ótima Raquel Ripani como Silvia, a caçula das sete filhas da personagem-título, vivida por Fernanda Montenegro. A jogadora de futebol é completamente impulsiva, dentro e fora de campo, o que rende vários cartões vermelhos e uma relação mal resolvida com Pedro (Roberto Bataglin).

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

3 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

1 semana atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

1 semana atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás