Pecanha2

Filme Peçanha contra o Animal, do Porta dos Fundos, estreia no Amazon Prime

Publicado em Filmes

Personagem emblemático do Porta dos Fundos, Peçanha ganha filme assumidamente besteirol

Um dos personagens mais emblemáticos do Porta dos Fundos, Peçanha (Antônio Tabet), ultrapassou os limites das esquetes do YouTube e ganha um longa-metragem. Peçanha contra o Animal estreia nesta sexta-feira (22/10) no catálogo do Amazon Prime Video, sob a direção de Vinicius Videla.

No filme, Peçanha e o fiel escudeiro Mesquita (Pedro Benevides) investigam Animal, um serial killer que matou centenas de pessoas em Nova Iguaçu. A trama traz traços de mistério, mas descamba mesmo é para o humor, tendo referências claras como a clássica sequência de Loucademia de polícia.

“Considero esse filme o primeiro trabalho realmente besteirol do Porta. A ideia era apenas fazer rir e se divertir fazendo. É um filme para assistirmos em casa, relaxando. Não é para ser denso ou profundo, é para ser leve”, afirma Tabet.

O objetivo é alcançado. Mas isso não quer dizer que algumas críticas não estejam ali, disfarçadas de piadas. Como diz Tabet, a simples existência de Peçanha já é uma crítica à corrupção dentro da polícia. “Ele é o Brasil de muitos anos, com um pé na corrupção, racista, homfóbico e machista. Só que ele sabe que está errado e tenta, da maneira torta dele, consertar”, afirma Tabet. “Com o Peçanha a gente atinge os dois lados do Brasil polarizado: um lado enxerga a crítica. O outro se identifica com o personagem”, completa o ator.

Intérprete da policial Xayane, a atriz Evelyn Castro comemora a possibilidade de viver uma personagem com essa profissão e que passa longe da objetivação. “A mulher saiu da função de objeto, de escada para os homens. Percebo isso no Porta dos Fundos. Mas a gente percebe o machismo estrutural no roteiro. Abrir essa discussão cabe a nós, atrizes. Eu fui lá no Tabet e pedi: ‘Quero fazer uma PM’. Foi muito importante eu me colocar nesse lugar”, afirma Evelyn.