Malu Mader como Cláudia em Fera radical
Gonzaga Blota, Denise Saraceni, Fernando de Souza Malu Mader como Cláudia em Fera radical

Fera radical, com Malu Mader, entra no catálogo do Globoplay

Publicado em Novela

Exibida em 1988 e estrelada por Malu Mader e José Mayer, Fera radical é a próxima novela antiga a entrar no catálogo do Globoplay

Essa é para matar as saudades de Malu Mader, afastada das novelas desde Haja coração (2016), mas que era presença constante nos folhetins das décadas de 1980 e 1990. A atriz é a protagonista de Fera radical, novela escrita por Walther Negrão em 1988 que chega nesta segunda-feira (17/8) ao catálogo do Globoplay.

A trama tem direção de Gonzaga Blota e traz Malu na pele de Cláudia, jovem que, ainda criança, teve os pais e os irmãos assassinados numa chacina motivada por disputa de terras. Quinze anos depois da tragédia, ela volta à cidade de Rio Novo com a ideia fixa de vingança na cabeça.

Disfarçada, ela vai trabalhar na fazenda da família Flores, que ela acha que é responsável pela morte da família dela. Ali, moram Altino (Paulo Goulart), a esposa dele, Joana (Yara Amaral) e os filhos do casal, Olívia (Denise Del Vecchio), Fernando (José Mayer) e Heitor (Thales Pan Chacon). Apenas Altino recebe Cláudia bem ー Joana desconfia dela desde sempre.

O início do plano de Cláudia é colocar os Flores uns contra os outros. Para isso ela descobre alguns segredos, como a traição de Fernando, que envolve com Marília (Carla Camurati), noiva de Heitor. Só que Cláudia não contava com o fato de que ela se apaixonaria por Fernando. No decorrer da trama, ela também descobre que Marta (Laura Cardoso), mulher que a criou depois da chacina, é um grande amor do passado de Altino.

Relembre os principais personagens de Fera radical!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cláudia (Malu Mader) – Jovem forasteira que deixa Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e chega à pequena cidade de Rio Novo para descobrir quem são os verdadeiros culpados da morte de toda a família dela há 15 anos. Ela quer se vingar. Órfã, sem parentes conhecidos, foi criada por Marta (Laura Cardoso). É analista de sistemas e, ao chegar a Rio Novo, passa a trabalhar na fazenda de Altino Flores (Paulo Goulart). Apesar de ter um objetivo bem traçado, tem dificuldades para cumpri-lo por ser uma moça de bom caráter, com sentimentos. Acaba se envolvendo com os dois filhos dele, Heitor (Thales Pan Chacon) e Fernando (José Mayer), por quem se apaixona de verdade.

Fernando Flores (José Mayer) – Filho de Altino e Joana (Yara Amaral). É um cavaleiro, boiadeiro, que gosta da terra e que carrega ainda certa ingenuidade. É um homem solidário, justo, simples, sem requintes. Apaixona-se pela noiva de seu irmão, a jovem Marília (Carla Camurati), e sofre com esse sentimento, achando-se incapaz de magoar Heitor.

Joana Flores (Yara Amaral) – Matriarca da família Flores. Cuida dos filhos e não quer que nada perturbe a paz da família. Apesar de não ser oficialmente casada com Altino, está com ele há mais de 30 anos. Criou Olívia (Denise Del Vecchio), filha de Altino e Marta. Está sempre atenta a tudo o que acontece à sua volta e não gosta da chegada de Cláudia à fazenda.

Altino Flores (Paulo Goulart) – Dono da Fazenda Olho d’Água, um homem alegre, bem-humorado, apesar de preso, há vários anos, a uma cadeira de rodas. Não se preocupa mais com os negócios, entregue aos filhos Heitor e Fernando.

Olívia Flores (Denise Del Vecchio) – Foi criada por Joana e mora no Rio de Janeiro com a família: o marido Jorge (Rodrigo Santiago) e os dois filhos, Ana Paula (Cláudia Abreu) e Rafael (George Otto). Tem um casamento conturbado, mas procura manter as aparências. A presença de Cláudia é mais uma ameaça à sua já desgastada relação com o marido.

Jorge Mendes (Rodrigo Santiago) – Foi o braço direito de Altino até que Heitor assumisse as empresas. Não se conforma com essa mudança. É um oportunista, interesseiro e capaz de qualquer coisa para prejudicar os cunhados.

Heitor Flores (Thales Pan Chacon) – É o oposto do irmão, no caráter e na postura. Enquanto o irmão se mistura com bois e vacas, ele está na outra ponta do negócio, cuidando da exportação e do escritório das empresas. É um verdadeiro yuppie. Fica noivo de Marília por conveniência e se encanta com Cláudia quando ela chega à cidade.

Rafael Mendes (George Otto) – É daqueles que se ocupam em gastar o dinheiro dos pais e avós. Tem várias namoradinhas no Rio de Janeiro, onde mora, e, em Rio Novo, Beth (Alexandra Marzo) é a sua mais nova conquista.

Ana Paula Flores (Cláudia Abreu) –É a única da família que se interessou por agronomia, estudando na escola de Rio Novo. É amiga dos jovens da cidade, mas não se interessa verdadeiramente por nenhum deles. Alimenta um amor impossível pelo tio Fernando, que ainda a vê como menina.

Donato Orsini (Elias Gleizer) – Vizinho, sócio e amigo dos Flores, um homem alegre e bonachão. Donato é dono da Fazenda do Gaibu e também suspeito do crime contra a família de Cláudia. Descendente de imigrantes, fez fortuna apoiado na sua vivacidade e simpatia e em seu tino comercial. Donato tenta imitar o comportamento do amigo Altino Flores, mas não tem nenhum refinamento. É viúvo e tem a filha Marília, a quem tenta agradar de todas as maneiras. Quer o melhor para a jovem e acredita que Heitor seja um bom partido.

Marília Orsini (Carla Camurati) – Moça sofisticada, educada e estudada. Apesar de ter vivido muito tempo na cidade, tem uma forte ligação com a terra e os animais, sentindo-se à vontade na fazenda. Fica noiva de Heitor, mas é de Fernando que gosta. Não sabe como resolver essa situação e tenta forçar Fernando a tomar uma atitude. Com a chegada de Cláudia, sente-se ameaçada e passa a medir forças com ela.

Marta (Laura Cardoso) – Mulher de passado duvidoso, criou Cláudia desde pequena, quando ela ficou órfã. Rica, mora em Ipanema e cuida da jovem como se fosse sua filha. Teve um romance com Altino, com quem teve Olívia. Procura fazer com que Cláudia desista da ideia de encontrar os culpados pelo massacre de sua família.

Robério (Older Cazarré) – Marido de Lourdes (Cleide Blota) e pai de Beth. É ex-treinador de cavalos e muito amigo de Altino Flores, a quem conhece há muitos anos. Foi viciado em corridas de cavalo e poderia ter muito mais dinheiro se não tivesse perdido tudo. Seu nome tem um erro de datilografia, o que acha justificar sua cruz: “Quem começou errado já no registro, não pode dar certo adiante”, diz.

Lourdes (Cleide Blota) – Aluga quartos de sua casa para os estudantes da cidade. É uma mulher ainda jovem, casada com Robério e com sonhos de ascensão social, agora transferidos para a filha Beth. Faz questão de ser chamada com todas as letras de seu nome. É a cabeça da família, manda e decide tudo.

Elizabeth (Alexandra Marzo) – Moça romântica, sonhadora, tímida e que está sendo preparada pela mãe para fazer um grande casamento. É amiga de Ana Paula, frequenta a casa dos Flores e se encanta por Rafa, mas só o vê quando o rapaz vai para a fazenda.

Vitória Regina (Cláudia Magno) – Filha desaparecida de Lourdes e Robério. Mora num bairro pobre nos Estados Unidos e faz negócios escusos com Jorge (Rodrigo Santiago). Volta para o Brasil e se torna sócia de Paxá (Tato Gabus Mendes) na Arqueria.

Paxá (Tato Gabus Mendes) – Mais velho que Marcelo (Raul Gazzola) e Dudu (Luiz Maçãs), seus amigos. É o eterno estudante e vive de armações, pois o pai decidiu não mandar mais dinheiro para seu sustento. Inventa histórias sobre Marcelo para que ele se una a Ana Paula, a rica herdeira da cidade. Acredita que a união possa alavancar a vida deles.

Marcelo (Raul Gazolla) – Estudante da Escola de Agronomia, amigo de Paxá e Dudu. Marcelo, assim como os dois rapazes, aluga um dos quartos da pensão de Lourdes. É um rapaz tímido, atlético e sempre em paz. Sente uma atração por Ana Paula e não concorda com as mentiras inventadas por Paxá para impressionar a moça.

Dudu (Luiz Maçãs) – É um rapaz desajeitado, mas boa pessoa. Mete-se em confusões e nutre uma paixão recolhida por Ana Paula. Por isso, fica com raiva quando sente o interesse de Marcelo pela jovem.

Vitor Menezes (Reynaldo Gonzaga) – Peão da fazenda que sabe muito sobre a chacina da família de Cláudia.

Júlia (Chica Xavier) – Criada de Donato. Está com ele há muitos anos, desde quando a mãe de Marília ainda era viva. Criou dois filhos, Jaci (Daúde) e José Sebastião (Pratinha) na fazenda, dando o melhor a eles. É muito amiga do patrão, mas sabe o seu lugar: a cozinha. Por conta disso, tem muitos conflitos com a filha Jaci, que não se conforma com a sua submissão.

Jaci (Daúde) – Estudou patrocinada pelo patrão, Donato, e chegou a trabalhar com Heitor no escritório do Rio de Janeiro. Retorna à fazenda como secretária de Donato, o que sossega sua mãe, que acredita que ela tem uma queda por Heitor.

José Sebastião (Pratinha) – É um rapaz muito esperto, que vive no Rio de Janeiro e se tornou um bom malandro.

Chico da Silva (Julio Braga) – Pai de Cláudia, morto para que pudessem ficar com o seu sítio, situado entre as fazendas Olho D’Água e Gaibu. Não quis fazer acordo com os dois fazendeiros, Altino Flores e Donato Orsini, e foi massacrado junto com toda a família. A única que se salvou foi a pequena Cláudia. Além da menina, Chico teve com sua mulher (Ilse Rodrigues) mais dois filhos, interpretados por Claudio Alves e Carine Moura.

*Fonte: Memória Globo