euphoria

Euphoria retorna com novos capítulos para responder as questões em aberto

Publicado em Séries

Tentando alcançar a expectativa da primeira temporada, Euphoria, série da HBO Max, volta após hiato de dois anos

por Pedro Ibarra

Uma das mais populares séries de temática adolescente dos últimos tempos, Euphoria se tornou um fenômeno entre o público jovem. Aclamado nas redes sociais, o seriado atualmente inspira uma nova geração no quesito de moda, música e principalmente maquiagem. Após uma interessante primeira temporada em 2019, a série gerou expectativas e ficou na boca do público. Porém, os espectadores viram a pandemia impedir as gravações e postergar a estreia do segundo ano da produção. Contudo, a espera acabou. Euphoria retorna com novos episódios neste domingo (9/1).

A série apresenta o drama de Rue, papel que possibilitou a Zendaya o primeiro Emmy da carreira em 2020, uma menina que após traumas familiares se vicia em remédios de prescrição médica e passa por altos e baixos na vida até encontrar Jules, personagem de Hunter Schafer, uma menina por quem se apaixona e cria uma relação de dependência. A produção ainda possui um grupo de personagens que forma o núcleo em torno das duas protagonistas, cada persona recebe um episódio explicando um pouco mais da própria trajetória.

Com uma primeira temporada intensa, com drogas, traição, drama e intrigas, Euphoria era apenas uma série que focava na virada de adolescentes para a vida adulta, mostrando de forma exacerbada uma realidade festiva da juventude e o abismo do vício. Porém, em 2020, o criador e showrunner do seriado, Sam Levinson, produziu dois episódios especiais, focados nas protagonistas Rue e Jules, que mudaram o jogo. Os especiais trouxeram um caráter social, discutiram solidão, negritude, transsexualidade, religião, capitalismo e autoamor. Fizeram um aprofundamento intenso no âmago das personagens, muito maior do que nos oito episódios da primeira temporada.

Por mais que tenha tratado de assuntos relevantes como pornografia infantil, aborto, anonimato nas redes sociais e a perda juventude por traumas, Euphoria parecia só nadar no raso na primeira temporada. Com os novos episódios, principalmente Rue e Jules, estão mais cheias de camadas para o mais novo ano, que precisa ir além de cenas esteticamente arrojadas e temas sensíveis para se equivaler aos especiais lançados.

Novo olhar

No novo ano, personagens como Cassie (Sidney Sweeney), Nate (Jacob Elordi), Kat (Barbie Ferreira), Maddy (Alexa Demie) e Fezco (Angus Cloud) devem receber um olhar mais próximo para que as histórias sejam desenvolvidas com cuidado e não caiam em um lugar superficial. Afinal, a série ousou e investiu em apresentar objetos muito delicados na tela que devem ser tratados com responsabilidade proporcional à importância que possuem.

A adrenalina estará presente no segundo ano de Euphoria, a tensão, os interesses da juventude e a estética requintada de cinematografia também. Tudo que fez de Euphoria um sucesso promete voltar. No entanto, a série tem a faca e o queijo na mão para ser bem mais do que isso e a segunda temporada pode ser a virada de chave para que se torne uma das maiores potências do gênero na televisão recente.