Vandré Silveira Crédito: Leo Aversa/Divulgação

Cria dos palcos e das telonas, Vandré Silveira sobre experiência na TV: “Tem sido um desafio maravilhoso”

Publicado em Entrevista

Em entrevista ao Próximo Capítulo, o ator Vandré Silveira conta como tem sido a atuação na novela Jesus, da Record

Mais conhecido pelas atuações nos cinemas e no teatro, o ator mineiro Vandré Silveira tem tido destaque na novela Jesus, da Record. O artista entrou na trama em agosto para dar vida ao personagem Lázaro, que representa um dos milagres feitos por Cristo.

Como esse é o primeiro grande trabalho de Vandré na televisão aberta, ele contou ao Próximo Capítulo como tem sido a experiência na novela bíblica e ainda o que o levou ao ofício de ator. Confira!

Entrevista // Vandré Silveira

Como surgiu a oportunidade de integrar o elenco de Jesus?
O convite veio depois de um teste de elenco com várias cenas sem personagem definido. Fiquei admirado com o cuidado da direção e da produção com o teste. Luz, figurino e cenário impecáveis. O que contribuiu muito para criar uma atmosfera que remetesse à epoca de Jesus. Senti uma grande emoção quando soube da aprovação e da escolha para ser Lázaro.

Como você se preparou para dar vida a Lázaro?
Li vários artigos e textos sobre Lázaro, além de filmes sobre a história de Jesus. Atualmente estou lendo o ótimo romance de Richard Zimler, O evangelho segundo Lázaro. Tivemos uma importante contextualização histórica e político-social feita por Miguel Peres, além de uma preparação de elenco com uma equipe maravilhosa (Fernanda Guimarães, Leandro Baumgratz, Ronaldo Nogueira e Vera Freitas). O Edgar Miranda, diretor geral da novela, junto com a direção da Record estão apostando numa leitura mais humanizada para aproximar e desmistificar o caráter áurico de divindade. Jesus era um homem que ensinou e praticou o amor e a compaixão, sem julgamentos ou distinções, principalmente pelos mais necessitados e rejeitados pela sociedade. Essa capacidade empática de se colocar no lugar do outro. Ensinamento passado há mais de 2000 anos e infelizmente tão pouco assimilado. A novela, de autoria de Paula Richard com uma competente equipe de colaboradores, está muito bem escrita. Há um grande investimento da emissora nesta produção, além de um comprometimento geral de todos os profissionais envolvidos, algo raro de se ver. Tudo isso se reflete na qualidade da obra no ar.

Crédito: Blad Meneghel/Divulgação Record. Vandré Silveira como Lázaro em Jesus

Você é um ator bastante celebrado no cinema e no teatro. Como foi essa transição para a televisão? Como tem sido essa experiência para você?
O trabalho do ator é um só. O de se disponibilizar para o personagem com total entrega. Talvez a grande diferença diga mais respeito ao funcionamento prático de cada linguagem. O teatro é por excelência um lugar de artesania, de maior possibilidade de experimentação. O cinema se aproxima disso com suas próprias especificidades. A tevê tem um ritmo mais acelerado e como as novelas são obras abertas, muito do trabalho do ator vai sendo construído junto com a dramaturgia. O que tem sido um desafio maravilhoso.

Além da novela, você tem projetos paralelos no cinema e no teatro?
O palco é meu porto. Alimento da alma. Tenho vontade de fazer São Francisco de Assis. Tenho uma forte ligação com os animais desde criança. Precisamos mudar nossa forma de tratar os animais, excluir a exploração, o abandono e a crueldade. Se não aprendermos a lidar com amor por todos os seres, jamais iremos entender a mensagem de Jesus.

Como veio esse seu interesse pela profissão de ator?
Desde criança eu admirava os artistas pela postura libertária e ousadia. Sempre fui muito tímido. E no fim da adolescência, a ideia de me tornar ator começou a se fortalecer. Decidi fazer um curso livre de teatro e me apaixonei. Posteriormente, me formei como ator no Curso Profissionalizante de Teatro do CEFAR (Centro de Formação Artística, da Fundação Clóvis Salgado- Palácio das Artes, MG) e me encontrei. Experimentei a possibilidade de de exprimir minha subjetividade de forma criativa e artística. Tive a certeza de que este era o meu caminho. Já são 17 anos de carreira, entre espetáculos de teatro, filmes e várias participações em novelas e seriados.