CBNFOT120720202166 2020. Crédito: Edu Moraes/Divulgação. Cultura. Atriz e apresentadora Carolina Ferraz.

‘Acho que combina comigo’, diz Carolina Ferraz sobre atuar como apresentadora

Publicado em Entrevista

Mais conhecida pelo trabalho de atriz, Carolina Ferraz retorna ao ofício de apresentadora dominical, cargo que exerceu outras vezes

No currículo, novelas de sucesso, como Por amor e Avenida Brasil, mas foi como apresentadora que Carolina Ferraz sempre deu os primeiros passos nas emissoras televisivas. Foi assim no final dos anos 1980, na TV Manchete, à frente dos programas dominicais Shock e Programa de Domingo, e, no início dos anos 1990, na Globo, quando apresentou, por dois anos, o Fantástico. Desde o domingo passado, Carolina voltou às origens ao assumir a apresentação do Domingo espetacular, da Record, ao lado de Eduardo Ribeiro.

A presença da artista marca uma nova fase do programa, que ganhou novo cenário e nova abordagem. Na estreia, os olhares foram todos para Carolina Ferraz, que recebeu diversos elogios pela forma de condução do programa, que mistura comportamento e jornalismo. Ela conta que a negociação durou alguns meses, até que topou assumir a apresentação. “Estou muito feliz de estar de volta a um programa televisivo no formato do Domingo espetacular, que envolve jornalismo, contemporaneidades, comportamento. Acho que combina comigo. Em todas as emissoras em que trabalhei, comecei sempre como apresentadora e sempre nos programas dominicais. Então, isso é uma grande tradição na minha carreira”, comenta em entrevista ao Correio.

2020. Crédito: Edu Moraes/Divulgação. Cultura. Carolina Ferraz e Eduardo Ribeiro, apresentadores do novo formato do Domingo Espetacular da Record.

As gravações seguem uma série de protocolos e são os únicos momentos em que Carolina “quebra” a quarentena, que faz ao lado da filha de 5 anos e da mãe, de 81. “Tem sido intenso. Há dias melhores, há dias piores. Ninguém está preparado para a situação que estamos vivendo. Entendo a importância do isolamento e do meu privilégio de pode estar em casa. Com o trabalho, é evidente que tenho ido para a emissora e voltado para casa, apenas.” E explica: “As medidas estão sendo cumpridas à risca, todos nós levamos muito sério e também vemos como exemplo (para a população), porque a covid-19 ainda está conosco”.

Experiência multilinguagem

Carolina Ferraz diz que transitar entre vários formatos é algo natural para ela, já que faz há tantos anos. “Tenho essa tradição também de trabalhar como apresentadora, mas não vejo como uma coisa excludente da outra. Sou uma atriz que também é apresentadora, produtora, que faz teatro, tevê, cinema. Tenho muitos projetos”, comenta. “Gostaria de me imaginar como uma artista 360 graus, com vários ângulos e várias oportunidades ainda a serem descobertas e exploradas”, completa.

Recentemente, a atriz e apresentadora lançou um canal no YouTube, em que pode exercer todas essas camadas. Entre agosto e setembro, ela lançará na plataforma uma websérie de dramaturgia, com oito episódios, que está sendo gravada. “O YouTube tem sido uma verdadeira revelação para mim. Estou completamente apaixonada. Acho que me encontrei. É uma plataforma superdinâmica, na qual eu tenho uma comunicação direta e muito diferente da que eu estava acostumada antes. Em que eu sou a criadora de conteúdo, a minha chefe, a minha patroa. E é excelente isso, porque os êxitos são meus e, se alguma coisa der errado, o fracasso também será meu. Tenho me relacionado de uma maneira muito visceral e contundente. Estou adorando”, afirma.