Entre palavras e silêncios, Cenas de um casamento fala da falta de comunicação

Compartilhe

Com performances inspiradas de Oscar Isaac e Jessica Chastain, Cenas de um casamento é destaque no catálogo do HBO Max. Confira a crítica!

O que se pode dizer com várias palavras ao cônjuge no meio de uma crise no casamento? E os silêncios, o que eles significam? Tudo isso diz muito. E a força do discurso — falado ou não — é o que conduz os cinco episódios de Cenas de um casamento (Scenes of a marriage), remake de obra homônima assinada por Ingmar Bergman, em 1973. Na versão atualizada, disponível no catálogo do HBO Max, acompanhamos a crise conjugal de Jonathan (Oscar Isaac) e Mira (Jessica Chastain).

É imprescindível para a beleza de Cenas de um casamento que se pontue a entrega de Oscar Isaac e, especialmente, de Jessica Chastain em seus papéis. A série se passa quase toda em um único cenário e tem pequenas presenças de outros personagens — muitas vezes apenas por voz ou sendo citados. É como se fosse teatro. A câmera acompanha cada passo deles e nos põe em contato com a intimidade do casal.

Questões como a presença da mulher no mercado de trabalho, paternidade, responsabilidade afetiva e machismo estão na pauta mais do que contemporânea do quase ex-casal. Uma longa discussão sobre o que é traição, e sobre o que isso pode significar para quem trai e para quem é traído, é exemplo de que temas árduos não ficam de fora do roteiro.

Embora sejam Oscar e Jessica que aparecem em cena, o texto é o grande protagonista de Cenas de um casamento. O casal já se cortou com as palavras feitas para sangrar, já se afagou com as palavras feitas para humilhar e, como diz a canção de Chico Buarque (De todas as maneiras), espera o sol lá fora, com as garras presas um no coração do outro. Ou não.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

2 dias atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás