enquete_eleicoes Políticos costuma ser bons personagens em novelas

Enquete: Em que político de novela você votaria?

Publicado em Novela

Os candidatos do partido da novela brasileira estão a postos. Isso porque político é sempre um bom tipo a ser explorado pelos autores. Vamos às urnas?

Não importa se, fora das telas, é ano de eleição ou não. Nas novelas os políticos sempre estão lá. E como na vida real, ora são honestos, ora corruptos. O que não muda é que são bons personagens e costumam render boas interpretações de atores, como Carlos Vereza, Lima Duarte e Paulo Betti.

O Próximo Capítulo aproveita o clima de eleições e te convida a votar num personagem de novela. O Partido da Novela Brasileira quer saber seu voto!

Conheça os candidatos do Partido da Novela Brasileira!

enquete_ascanio

Ascânio, de Tieta (1989)
A plataforma do prefeito de Santana do Agreste, Ascânio (Reginaldo Faria), é levar o progresso à cidade, desde a instalação da luz elétrica até movimentar a economia por meio do turismo.

enquete_caxias

Caxias, em O rei do gado (1996)
O senador Caxias (Carlos Vereza) de O rei do gado não poderia ter um nome mais apropriado. O personagem criado por Benedito Ruy Barbosa era incorruptível e dedicado a temas como a Reforma Agrária. A cena que ele discursa para o senado vazio entrou para a história das novelas brasileiras.

1973. Crédito: Arquivo/TV Globo. Ator Paulo Gracindo na novela O Bem Amado.

Odorico Paraguaçu, de O bem amado (1973)
Vivido com perfeição por Paulo Gracindo, o prefeito de Sucupira tinha uma meta bem clara de campanha: construir um cemitério. Só faltava alguém morrer… Para resolver a questão, Odorico contrata o pistoleiro Zeca Diabo (Lima Duarte). A novela de Dias Gomes aproveitava o personagem para criticar, de forma bem-humorada, a ditadura.

enquete_ventura
Paulo Ventura, de O brado retumbante (2012)
O deputado Paulo Ventura (Domingos Montagner) está prestes a deixar a vida pública logo no primeiro mandato quando, numa artimanha de senadores, acaba eleito presidente da Câmara dos Deputados. Quando um acidente aéreo mata o presidente e o vice, ele tem que assumir o poder e que aprender a lidar com o poder.

enquete_sassa

Sassá Mutema, de O salvador da pátria (1989)
O bóia fria Sassá Mutema (Lima Duarte) é manipulado pelo deputado Severo Toledo Branco (Francisco Cuoco) e acaba confessando um assassinato que não cometeu. Quando a verdade vem à tona, ele se torna uma espécie de mártir e acaba eleito prefeito de Tangará, com a ajuda de políticos tradicionais. No poder, ele rompe com todo mundo que é corrupto e tenta levar as ideias dele adiante.

enquete_ypiranga

Ypiranga Pitiguary, em A indomada (1997)
A novela de Aguinaldo Silva que está sendo reprisada no Viva se passa em Greenville, cidade que tem como prefeito Ypiranga Pitiguary (Paulo Betti). Apesar da imagem de jovem, Ypiranga é um político à moda antiga e é muito vaidoso.