A mesmice que assola a tevê brasileira faz muitas vezes um ator ou apresentador mudar de ares e se reinventar. O problema é que isso nem sempre traz resultados positivos. Ora dá certo, ora é um fiasco. E tem os que trocam o certo pelo duvidoso e depois querem voltar. Tem como?
Talvez o caso mais recente de reinvenção tenha dado em… nada! É que Marcelo Adnet estreou ano passado a primeira temporada do seu Adnight. Não deu certo. A segunda temporada veio batizada de Adnigth show ー a estreia até me convenceu (leia crítica aqui), mas logo o programa mostrou que era muito parecido com o anterior, o que não é nada bom. Em entrevista ao Próximo Capítulo, uma das redatoras do humorístico, Mayara Lepre (leia entrevista completa aqui), contou que partiram do próprio Adnet as “mudanças” do programa e que isso não teve a ver com a audiência da primeira temporada.
Se as mudanças no Adnight foram discretas, tem gente que deu uma guinada 180 graus e mudou completamente. É o caso de Fátima Bernardes, que deixou a sisuda bancada do Jornal Nacional e estreou o programa de variedades, Encontro com Fátima Bernardes. Se, no início, ela estava insegura, isso ficou para trás. Fátima é boa entrevistadora e está bem à vontade no comando do programa matinal.
O mesmo caminho foi percorrido por Patrícia Poeta e Zeca Camargo, que trocaram o jornalismo pelo entretenimento do É de casa, atração exibida nas manhãs de sábado. Mas, tadinhos!, eles até se esforçam (ele mais, é bem verdade), mas o programa não decola. Falta qualidade e, no caso de Patrícia, um tanto de carisma também.
O rótulo de ex-jornalistas (embora ninguém deixe de ter uma formação) acompanha Fátima, Patrícia e Zeca, apesar de eles estarem atualmente em outra praia. Mas reinvenção completa mesmo é quando a gente faz força para se lembrar de quando o ator fazia novelas. Ou alguém aí faz a ligação direta do nome do Tainha de O profeta (2006) ao de Rodrigo Faro?
Pois é. Faz quase dez anos que, em 2008, Rodrigo trocou a atuação pela apresentação do reality Ídolos. De lá para cá vieram O melhor do Brasil e A fazenda especial de verão. Há três anos, ele está no comando de A hora do Faro. A espontaneidade de Rodrigo o faz se destacar em uma emissora que tem apresentadores carimbados, como Xuxa e Gugu Liberato. O rapaz já colheu elogios até de Silvio Santos durante a entrega de um Troféu Imprensa.
Outro ator que trocou os sets pela apresentação foi Marcio Garcia, que poderá ser visto em breve na reprise da novela Celebridade no Vale a pena ver de novo. A diferença é que Marcio nunca convenceu como apresentador ー nem como ator, vamos combinar. O game show dele, Tamanho família, não teve a terceira temporada confirmada nem cancelada, mas é tão estranho que faz a gente ter saudades do Gente inocente, maior sucesso da carreira dele. Curioso que, antes de Faro, quem apresentou o Melhor do Brasil foi justamente Marcio.
Se servir de consolo para alguns, fica a dica: a reinvenção tem volta! Isso para os que mandavam bem antes de trocar de área, claro!
Caso de Pedro Bial. Experiente repórter, com coberturas histórias como a queda do Muro de Berlim no currículo, eis que Bial surge como apresentador do Big brother Brasil. Foram 14 anos à frente do reality, sempre dividindo a crítica entre os que não aceitavam essa troca e os que elogiavam a coragem de Bial e o modo que ele conduzia a atração. O público abraçou Bial e até hoje o BBB é cara dele.
Mas Bial cansou e, mais uma vez, mudou de ramo, provando que o caminho só é sem volta para quem não se garante! Em 2016, o jornalista deu uma passadinha pelo GNT, onde teve o Programa do Bial, espécie de ensaio para o ótimo Conversa com o Bial, que tem atualmente nas madrugadas da Globo. Vale a pena ficar acordado até mais tarde!
A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…
Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…
Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…
O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…
Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…
Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…