Cena de Orange is the new black, exemplo de dramédia
OITNBS5_4AUG16_0327.NEF Crédito: JoJo Whilden/Divulgação

Dramédia, o que é isso?

Publicado em Séries

Mundo das séries ganha um novo gênero, a dramédia. Conheça o conceito e as atrações do formato

Assim como tem acontecido no mundo da música, em que muitas vezes é difícil definir apenas um estilo musical para um determinado artista, o universo das séries passa por uma situação semelhante. Há alguns anos têm surgido produções com características comuns a dois gêneros, até então, opostos: a comédia e o drama. Chamadas um dia de comédias dramáticas, essas obras televisivas ganharam o nome extraoficial de “dramédia”.

Nenhuma emissora ou plataforma denomina as séries de dramédias, mas o termo se tornou comum entre críticos e parte do público, como forma de definir melhor produções em que há uma hibridez entre os dois formatos. A discussão surgiu pela primeira vez quando seriados como Transparent (Amazon Prime Vídeo), Orange is the new black (Netflix), e Girls (HBO), que não são comédias clássicas (com meia hora de duração e risadas ao fundo, ao melhor estilo sitcom), decidiram se inscrever na categoria de seriado cômico em premiações como Emmy Awards e o Globo de Ouro. A ideia inicial era aumentar as chances de vitória, mas, ao mesmo tempo, revelou uma nova tendência no mundo da tevê: produções que flertam com o drama e com o humor. Chamado de gênero híbrido ou subgênero, a dramédia se tornou alvo de estudo e cada vez mais comum entre as produções.

“Ela (a dramédia) é um gênero híbrido, não um gênero que se apropria da comédia e do drama e que, por isso, seria apenas um subgênero com características herdadas desses polos de origem. O gênero é híbrido porque ele produz não a repetição de dois outros gêneros, mas sim um terceiro elemento com características novas, com fusões (a princípio destoantes) que produzem sentidos consoantes”, analisa Anderson Lopes da Silva no artigo A dramédia como gênero híbrido em Orange is the new black.

Fusão de elementos

As produções não estão apenas incluindo núcleos ou personagens cômicos dentro de tramas dramáticas, mas mudando a construção dessas séries, que, agora, possuem uma transição da mesma história com elementos do humor e do drama ao mesmo tempo. Para Silva, a dramédia é “uma combinação recorrente de elementos semânticos e sintáticos (do drama e da comédia).”

Antes mesmo de o nome “dramédia” surgir, diversas séries já faziam esse híbrido. No passado é possível encontrar exemplos como Desperate housewives, exibida entre 2004 e 2012. Criada por Marc Cherry, a trama durou oito temporadas e acompanhava um grupo de donas de casa no subúrbio de Wisteria que vê a vida mudar após o suicídio de Mary Alice Young (Brenda Strong). A principal característica da atração era misturar os dramas individuais com um humor ácido.

Saiba mais sobre as principais dramédias

Transparent

Cena da quarta temporada de Transparent
Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Lançada em 2014 no serviço de streaming Amazon Prime Vídeo, a série abordou a história de Mort Pfefferman (Jeffrey Tambor), que assume aos filhos Ali (Gaby Hoffman), Sarah (Amy Landecker) e Josh (Jay Duplass) a identidade feminina, como Maura. Já são quatro temporadas no ar, a mais recente estreou em 22 de setembro na plataforma, misturando o drama da família Pfefferman com momentos de muita comédia. Diferentemente do que acontece em algumas produções, não há um núcleo de alívio cômico, o humor está presente em todos os personagens.

Orange is the new black
Uma das primeiras produções da Netflix, a trama é inspirada na história real de Piper Kerman, que, na série, ganhou o nome de Piper Chapman (Taylor Schilling), e aborda o dia a dia da personagem dentro de uma penitenciária feminina nos Estados Unidos. A produção, que já tem cinco temporadas, faz uma boa dosagem entre drama, ao abordar os problemas do sistema penitenciário, e o humor, com momentos leves e engraçados dentro do cotidiano das detentas. As temporadas estão disponíveis na Netflix e a produção está renovada até a sétima sequência.

Girls

Criada e protagonizada por Lena Dunham, a série fez história ao fazer uma abordagem sobre a juventude nova-iorquina mais crua e realista, tudo isso em uma boa dosagem de drama e comédia, como toda dramédia pede. Exibida entre 2012 e abril deste ano na HBO, Girls tinha um olhar cômico para os acontecimentos na vida das amigas Hannah (Lena Dunham), Marnie (Allison Williams), Jessa (Jemima Kirke) e Shoshanna (Zosia Mamet). Todas as temporadas estão disponíveis no aplicativo on-demand da HBO.

Outros exemplos de dramédia

Better things
Perrengue